Como definir o público alvo de uma loja de roupas? Confira 3 dicas para acertar nessa premissa

público alvo de loja de roupas

Definir o público alvo é algo extremamente importante para qualquer loja de roupas. Inclusive, se as vendas não estão caminhando para o que você queria, é interessante analisar o quão assertiva está sua estratégia. Tem realmente falado com as pessoas certas?

Talvez o ideal para sair do vermelho e finalmente entrar na zona de crescimento seja realinhar todas as informações necessárias para estabelecer um grupo de potenciais clientes mais preciso.

É essa iniciativa é o segredo para criar um novo plano e visualizar o panorama que deseja atingir com sua marca. 

Toda essa importância vem de encontro à relevância dessas informações para traçar um planejamento de médio e longo prazo – já que todo negócio rentável precisa descobrir para quem se vende antes de identificar quanto se vende.

Entendendo isso, fica inevitável falar sobre este assunto. Temos até mesmo umas dicas para empreendedores do varejo de moda que precisam de ajuda para traçar o perfil do cliente ideal. Continue acompanhando para conferir!

Por que e como saber qual é o perfil de pessoas que fazem parte de seu público alvo?

Só com o que já apresentamos acima neste conteúdo, já dá para perceber que o público alvo é muito mais do que formar uma lista de algumas pessoas próximas que você costuma vender algumas peças de roupa tendo que insistir muito.

Essa etapa é uma das premissas para ter lucratividade e crescimento, além de ser uma base para todas as outras técnicas de vendas. Isso porque a partir dessa definição, você consegue tomar decisões mais assertivas e seguras com a gestão de uma loja de roupas – como, por exemplo, escolher e negociar com os fornecedores de roupas para comprar os produtos que mais tem a ver com o público encontrado ou criar ações de vendas e promoções. 

Vantagens de definir perfis de clientes e conhecê-los com propriedade!

Quando você sabe exatamente com quem precisa se comunicar, consegue acertar em todos os produtos que trouxer para a loja (ou ao menos na maioria deles).

Para entender melhor o que estamos querendo dizer, vamos supor que o seu intuito é atingir mulheres que tenham entre 20 e 40 anos. Partindo desse ponto, você vai precisar oferecer peças de vestuário e pode até ter outros produtos complementares que seguem as tendências da moda atendendo o perfil dessas clientes. Não se esqueça de seguir a linha que realmente proporciona o que essas pessoas procuram (modelos, tamanhos, preços e cores). 

Outra vantagem de ter um público definido é desenvolver campanhas de marketing direcionadas para ganhar mais força no mercado (até que se torne uma referência no segmento). Além de saber como produzir essas campanhas, você também terá acesso aos canais que esse grupo costuma utilizar e assim ter uma comunicação mais direta – seja por redes sociais, e-mails ou simplesmente o WhatsApp.

Por consequência de todo esse empenho, você consegue o tão almejado aumento das vendas. Não há quem negue que os negócios com público definido têm muito mais chances de vender mais porque sabem o que oferecer e como divulgar essa informação. 

O que fazer para identificar o seu público alvo? Veja 3 dicas para não errar!

Agora que você já sabe como é essencial acertar seu público para ter os melhores resultados de vendas, entenda como essa definição pode ser feita independentemente do momento do negócio (uma loja que está prestes a ser lançada no mercado ou uma loja que já esteja ativa há algum tempo). 

  1. Faça cadastros!

A maneira ideal de traçar o perfil de um público é colhendo as informações diretamente na fonte, certo? Portanto, você vai precisar de estratégias para ter acesso a tais materiais. 

Um dos caminhos para isso é fazer cadastros de clientes que visitam sua loja e de pessoas que chegaram a se interessar em continuar recebendo notícias sobre seus produtos. 

Coletando todas informações que puder no momento de uma compra, você vai conseguir construir uma base para traçar os perfis de pessoas que se relacionam com sua loja de roupas.

Alguns exemplos de dados para esse tipo de cadastro são informações como: gênero, idade, estado civil, endereço, quantidade de peças adquiridas e interesses.

Certamente é possível se aprofundar MUITO mais ao longo do relacionamento, mas as fichas cadastrais precisam ser mais sucintas e leves, sem demandar tempo e nem complicar a conclusão da venda.

  1. Reconheça quais são os produtos com maior saída

Além das informações colhidas com as fichas cadastrais, os produtos adquiridos nas compras dizem muito sobre o perfil do seu público. Portanto, registrar quais foram as peças escolhidas e identificar quais são seus produtos que lideram nas vendas também são detalhes que importam nesse processo.

Faça um controle para anotar quais são suas peças mais vendidas, são mais procuradas, o tamanho que mais tem maior giro de estoque e não se esqueça de analisar quais são as formas de pagamento mais escolhidas por seus clientes.

  1. Tenha o melhor relacionamento pós-venda do mercado

Se você quer ir realmente além do que os consumidores estão acostumados e identificar quem são as pessoas que vão ter vínculo e fidelidade à sua marca, invista num bom relacionamento pós-venda!

Com a palavra “bom” estamos nos referindo ao seu “melhor” e não ao seu “possível”. 

Quanto mais você conhece quem está do outro lado, mais definido fica seu público-alvo! Por isso, quando feitas estrategicamente, as ações do pós-venda revelam informações valiosas para potencializar os resultados que tem tido com sua loja de roupas. 

A ideia é ter um canal de comunicação mais aberto e próximo do seu público, o qual você possa usar para questioná-lo sobre as experiências que tiveram com a sua loja e as preferências de compra.

Acredite! Isso faz toda a diferença na hora de fazer compras para reposição de estoque e para trazer novidades para sua loja.

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.