4 dicas para organizar as finanças da sua loja de forma rápida e eficiente

Não faltam exemplos de pessoas que ao abrir uma loja estavam tão focados em vender cada vez mais, mas que acabaram esquecendo das funções administrativas e infelizmente precisaram fechar as suas lojas. Se você está aqui, no entanto, é porque provavelmente entende a importância de ter as finanças da sua loja em ordem e decidiu dar um importantíssimo passo para não fazer parte da aterrorizante estatística de 1 em 4 lojas fechando depois de 2 anos da abertura no Brasil! 

Então, de forma direta e objetiva, vamos lá…

Controle o fluxo de caixa

Sem sombra de dúvidas, controlar o fluxo de caixa é a primeira e mais importante etapa para uma administração organizada das finanças da sua loja. De forma bastante simples e resumida: controlar o fluxo de caixa é entender todas as entradas e saídas de dinheiro dentro da sua loja. 

Entender as suas receitas e despesas é o primeiro passo para uma administração otimizada, porque te ajuda a visualizar de forma clara o quão bem o seu negócio está performando. Um fluxo de caixa positivo indica boa performance e demonstra potencial de crescimento da sua loja; enquanto que um fluxo de caixa negativo indica claramente que mudanças precisam ser feitas para que o seu negócio consiga sobreviver e crescer ao longo dos próximos anos.

Hoje em dia existem diversas ferramentas grátis que te ajudam a controlar o fluxo de caixa da sua loja. Uma das maneiras mais simples e utilizadas é através de uma planilha eletrônica na qual todos os meses você consegue fazer um planejamento dos fluxos e atualizar com as entradas e saídas de caixa realizadas. Uma planilha grátis e eficiente para download pode ser encontrada aqui

Faça planejamentos financeiros

Uma vez que você já esteja acostumado a fazer um controle regular de fluxo de caixa, o próximo passo é começar a fazer planejamentos financeiros, também conhecidos como planejamentos orçamentários! 

A ideia aqui é entender, baseado nos seus dados passados de fluxo de caixa, o que esperar para o futuro da sua loja. Comumente feito no início de cada ano e revisto ao longo dos meses, é a partir de um bom planejamento orçamentário que você determinará as suas metas (de vendas por exemplo) e poderá determinar como será a sua estrutura de despesas mensais. Um bom planejamento orçamentário é um ponto chave para tornar a sua loja cada vez mais competitiva, pois é a partir dele que você conseguirá visualizar como reduzir despesas e onde investir para aumentar seus ganhos!

Obs: as colunas de previsão da planilha disponibilizada no tópico anterior são ótimos lugares para você fazer o seu planejamento! 

Entenda como precificar os produtos da sua loja

Sendo um dos tópicos mais procurados quando o assunto é gestão de loja, não seria possível falar de gestão financeira sem tocar no assunto de precificação de produtos!

Depois de entender a estrutura de despesas da sua loja, o próximo passo é entender quanto você deverá vender para sempre ter lucro. Nesse cenário, entender como precificar os seus produtos é uma das habilidades mais importantes para qualquer dono de loja que queira ver seu negócio crescendo e se tornando referência no segmento.

Uma das técnicas mais comuns de precificação é o markup, que de forma resumida envolve partir do entendimento de custos fixos e variáveis, da estimativa média de vendas e assim determinar o preço mínimo dos produtos para atingir o “break-even”, ponto em que você recebe o suficiente para cobrir os gastos. Com esse valor em mãos, a técnica sugere que você aumente o preço de cada produto, até atingir a margem de lucro desejada. 

Tenha uma rotina estabelecida para controle das finanças

Talvez essa seja a parte mais difícil para manter as finanças da sua loja organizada! Ao entender a importância de ter suas finanças bem organizadas, separe um tempinho da sua semana e garanta que todos os seus controles financeiros estão atualizados. Atualize seu fluxo de caixa e, comparando com as suas previsões, entenda se a sua loja está performando bem.

No geral, manter as finanças da sua loja sempre atualizadas não envolve muita complexidade, mas sem dúvida alguma envolve muita disciplina e paciência. Talvez os primeiros meses sejam um pouco complicados, mas depois que você criar o hábito de manter as finanças da sua loja em dia, com certeza vai perceber que esta é a melhor forma de garantir o crescimento do seu negócio!

Me conta, conseguiu entender tudo?

Nós da miggos temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.