Já falamos aqui em outros conteúdos sobre a importância de seguir um calendário comercial e manter-se atento às sazonalidades do mercado da moda. Hoje o assunto tem muito a ver com este método, porque vamos falar sobre preparar sua loja de roupas para uma das melhores épocas do ano: o VERÃO!
Essa época do ano é excelente para quem pretende vender mais, uma vez que as pessoas estão mais dispostas a sair e vão precisar comprar roupas para isso.
O que esperar do verão 2022?
O verão 2022 vai ter um gostinho ainda mais especial quando consideramos que será possível socializar com mais frequência e ter mais liberdade para passeios ou viagens depois de muitos meses limitando nossa rotina à ocasiões sem aglomerações.
É claro que não é o momento de esquecer tudo que vivemos desde o início de 2020 e desrespeitar as instruções de segurança. Mas já é possível ter convívio com outras pessoas e frequentar lugares que amamos no verão com mais tranquilidade (como sorveterias, praias, barzinhos, restaurantes, parques, entre outros).
Ou seja, já deu para perceber que pensar em boas estratégias para sua loja de roupas e aproveitar datas importantes (como festas de final de ano, férias e carnaval) é o que você estava esperando para recuperar qualquer tempo perdido.
Se você ainda quer mais motivos para tomar essa iniciativa, aqui vai mais um: você sabia que os consumidores ficam mais dispostos a comprar em períodos de calor? Isso tem relação com os momentos de lazer. Muitas pessoas tiram férias e acabam passando mais tempo na rua do que normalmente passam.
Gostou da ideia? Se a sua resposta for sim, confira 5 dicas incríveis para aplicar em lojas de roupa que vão aproveitar o verão 2022 para arrebentar nas vendas!
- O ambiente deve estar preparado para receber clientes
Sabendo que o verão é a época mais quente do ano, é preciso levantar quais são as necessidades básicas para manter o ambiente físico da sua loja mais confortável para receber os seus clientes.
Isso implica investir na climatização para proporcionar uma experiência agradável a todos que visitarem seu espaço, além de evitar desconfortos que certamente irão diminuir o tempo que gastam escolhendo peças de roupa.
O ar condicionado, por exemplo, é um recurso que deixa qualquer lugar bem climatizado e faz com que os clientes fiquem mais tempo na loja (o que pode aumentar as vendas).
Outra ferramenta interessante é o climatizador de ar, que é a melhor opção para lugares muito quentes e secos. Este aparelho é mais simples de ser instalado e super prático.
Por falar em espaço adequado para receber clientes, devemos lembrar que esse espaço pode ter “mimos” como água gelada, petiscos leves, lugares para sentar e tudo que possa vir à mente para deixar seu cliente se sentindo no paraíso. O intuito é que tenham a sensação de estar o mais confortável e esse conforto é o que pode te render vendas extras.
Esses cuidados também são importantes porque podem ajudar pessoas que sofrem com pressão baixa quando o dia está com uma temperatura climática mais elevada.
Acha que terminamos de falar sobre o espaço? Faltou a decoração, né?!
O verão pede que você aposte não só nas peças da vitrine, mas também em elementos com cores da estação (especialmente aqueles que condizem com a identidade visual do negócio) ou decorações típicas de natal, ano novo e de carnaval. Conciliando as datas e tendo decorações especiais para cada uma delas, você certamente vai chamar atenção das pessoas que passam em frente da sua loja.
O clima mais leve proporcionado pelo visual temático é mais convidativo e com isso você garante uma experiência única para seus clientes ao longo do ano inteiro.
Para finalizar este tópico, não esqueça de planejar atendimento em horário diferenciado ao longo deste período – especialmente na véspera de natal.
Como todos sabem, o aumento da procura é extraordinário nessa época (o que faz necessário estender o horário e, se for o caso, até fazer plantão de vendas).
- Sua criatividade para lançar novidades é sua arma secreta
Se quiser atrair mais clientes você vai precisar disponibilizar produtos mais apropriados à estação. Para isso, você deve usar e abusar da sua criatividade para adequar-se ao período sem imitar a concorrência.
Como estamos falando do ramo de vestuário, você precisa providenciar roupas leves na vitrine e no estoque, além de pensar em novas ideias e soluções para surpreender o público.
Essas novidades podem ser novas coleções (acompanhando as tendências do verão 2022), ações interativas e/ou brindes.
- Faça um planejamento para trabalhar com promoções para o verão 2022
É essencial fazer um bom planejamento para lançar promoções. Nesse processo você deve decidir quais produtos receberão os descontos, qual será a porcentagem desse desconto e definir o prazo de vigência dos novos preços (que pode ter uma data final ou até zerar seu estoque).
Considere o volume de mercadorias que estão diminuindo seu índice de giro de estoque e analise quais precisam ser vendidos com mais agilidade.
Atente-se ao máximo para não sofrer prejuízos.
- Marketing e estratégias de comunicação são indispensáveis
Quando finalizar seu plano de promoções ou pense em ações diferenciadas para a ocasião, será necessário divulgar essas informações para atingir o maior número de pessoas. Dessa forma será mais fácil de fazer valer a pena todo esforço em preparar sua loja para vender mais no verão!
Estude seu público para entender qual canal de comunicação será mais eficiente nessa divulgação. Alguns mais assertivos atualmente são os seguintes:
- Redes sociais (especialmente Facebook, Instragram, Twitter e TikTok);
- WhatsApp;
- E-mail marketing;
- Comunicação direta.
- Motive sua equipe!
A última e mais importante dica é: motive cada um dos integrantes do quadro de funcionários da loja com o intuito de promover mais qualidade de vida e bem-estar.
O verão é associado com alegria, tranquilidade e troca de boas energias. Por isso, não tem como ter um clima ruim entre as pessoas que formam sua equipe.
Além da falta de motivação afetar a produtividade de seus colaboradores, você pode perder muitas oportunidades de venda por falta de bom atendimento. Como seria possível uma pessoa desmotivada atender bem?
A impressão passada aos seus clientes deve ser a melhor. Sendo assim, você precisa contar com pessoas que façam jus ao nome da sua marca – o que depende 50% da estrutura proporcionada pelos responsáveis pelo negócio.
Faça treinamentos, dedique-se em mostrar quanto valor todos têm para mover a loja e demonstre sua gratidão por meio de atitudes. Você vai perceber o quanto isso é impactante quando analisar que os vendedores nem precisam falar muito para convencer os seus clientes a comprarem seus produtos. Isso vai estar estampado no olhar e no próprio comportamento da equipe.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós da Miggos temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.