Saiba quando chega o momento de abrir outra loja de roupas da sua marca

nova loja de roupas

Inaugurar a primeira loja física de roupas já é um marco bem importante para todo empreendedor, já que tem oportunidade de ver seu sonho ganhando vida e acompanhar todas as reações que os clientes têm ao experimentar suas peças de roupa.

Agora imagine dar tão certo com a primeira loja, ao ponto de poder abrir outras unidades? Com o negócio a todo vapor, é natural e até necessário considerar abrir uma segunda (ou até terceira, quarta…) loja. Mas como identificar essa necessidade? É possível saber quando chega o momento de expandir?

Continue acompanhando para esclarecer todas as suas dúvidas a respeito desse assunto, além de ter mais chances de sucesso quando chegar a hora de abrir outra loja da sua marca.

Qual é o momento certo para expandir e abrir outra loja de roupas?

Antes de abrir uma nova loja de roupas, é importante ter um momento de avaliação para entender se há viabilidade de investimento. Comece tentando identificar o que ocasionou seu sucesso até agora. As vendas se mantêm a todo vapor mesmo em baixa temporada do segmento? Você tem percebido um aumento no fluxo de clientes da sua loja de forma constante e tem recebido avaliações positivas à medida que lança novos produtos?

Quando souber quais são os fatores que agregam atratividade à sua loja, você precisa analisar como pode replicá-los – além de identificar se é possível reproduzir tais fatores em outro local.

Para isso, você vai precisar conhecer bem seu público e treinar uma equipe antes de abrir a segunda loja. 

Outra questão importante é saber porque você quer expandir. O motivo precisa ser real e baseado em razões convincentes o suficiente para manter o negócio firme ao longo do processo de crescimento. 

Veja abaixo quais são as situações que justificam a inauguração de uma segunda loja:

  • Estoques de roupas acabando rapidamente;
  • Falta de espaço para comportar o público ou de equipe de vendedores suficiente para sua loja;
  • Necessidade de dispensar clientes que pagariam por seus produtos;
  • Visita de muitos clientes de outras regiões;
  • Muitas vendas online com entregas em outras regiões (se for o caso de vender em lojas virtuais também).

Quais são os preparativos necessários para uma segunda loja de sucesso?

Podemos dizer que a expectativa de reproduzir um grande sucesso que teve a loja matriz em uma segunda loja pode gerar muita frustração. Existem vários elementos que incentivaram o sucesso da primeira loja, ao ponto de ser digno de uma expansão, porém, existem diversas variáveis diferentes na segunda loja (como a própria concorrência e a base de clientes).

Para ter mais noção sobre essas variáveis, recomendamos uma pesquisa de mercado mais aprofundada. Isso é importante porque quando você faz uma análise do zero, e em detalhes, é possível mensurar a concorrência e fazer uma demografia da vizinhança do possível novo local em que vai abrir sua loja de roupas

Recomendamos que faça algumas ações para conseguir informações:

  1. Medir a demografia da vizinhança;
  2. Análise da concorrência já estabelecida no local;
  3. Comparação dos novos dados com os que tem da primeira loja;
  4. Pesquisa para saber se a coleção de suas peças de roupas, a identidade da marca e a estratégia de marketing da sua loja funcionam com toda composição demográfica da nova região atendida;
  5. Mensurar se a economia da nova região está em crescimento, mantendo-se estável ou se está em declínio;
  6. Analisar se vai precisar de uma nova estratégia de marketing, completamente independente, ou se pode conciliar as soluções para as duas lojas.

Além de reproduzir todos esses processos, é muito importante certificar-se que sua loja vai funcionar normalmente sem a sua presença, já que quando as duas lojas estiverem abertas, uma delas vai ter que funcionar sem você em determinados momentos.

Para manter a excelência no nível de experiência que consegue oferecer ao cliente nas duas lojas, você vai precisar saber se parte dos funcionários já treinados precisam ser realocados ou se vai contratar uma equipe totalmente nova. 

Ainda vale a pena considerar os seguintes pontos: seu estabelecimento atual está ou não gerando ROI suficiente para abrir outra loja? O segundo ponto comercial estará localizado em um mercado favorável, com uma melhor combinação de fatores para ter sucesso? Seu atual estabelecimento está em um mercado saturado?

Quais são as vantagens de mais unidades?

Embora existam diversos desafios ao decidir ter mais de uma loja física, quem arrisca expandir sua base, pode desfrutar de vários benefícios. Conheça alguns deles! 

Consciência de marca desenvolvida

Ao abrir uma segunda loja você corre muitos riscos, mas ao mesmo tempo também pode aumentar a receita e a margem de lucros. Afinal, apostar em uma nova loja vai expor o seu negócio para clientes novos. 

É como trabalhar uma ação de marketing extra, podendo atingir determinadas áreas geográficas que não tinham contato com a sua marca. 

Em paralelo, é importante ter estrutura para lidar com mais inaugurações, que celebram a conquista da marca e chamam a atenção de mais pessoas. 

Outra questão interessante é poder proporcionar uma sensação de novidade aos que estão na nova região, fazendo com que se interessem por suas peças e queiram experimentar esses produtos (principalmente quando suas dores não estão sendo solucionadas com o mercado atual).

Possibilidade de aumentar o nível de atendimento ao cliente positivamente

A quantidade de clientes não é a única coisa que vai aumentar quando uma marca tem várias lojas! Esse crescimento também permite atender melhor seus clientes antigos, porque parte do tráfego de pessoas que procuram por sua loja matriz será transferido para uma região mais conveniente.

Fazendo um planejamento bem estruturado, será possível abrir uma segunda loja num bairro central.

Ampliar a variedade de produtos

Ter mais de uma loja significa ter mais espaço, assim, será possível encomendar mais produtos – o que leva à chance de poder oferecer mais opções aos clientes e reduzir os preços unitários. 

Podemos dizer que essa vantagem é bem significativa para as lojas que precisam diminuir os custos operacionais e aumentar as suas margens de lucros (o que é interessante para repassar parte de toda essa economia para clientes).

Para finalizar, devemos ressaltar que abrir uma loja de roupas nova é uma prova social de que seu empreendimento vai muito bem, o que mostra para seus clientes que estão lidando com uma empresa administrada da maneira correta. 

Isso pode aumentar ainda mais o índice de fidelização dos clientes que já conhecem sua marca, porque vão  se sentir parte desse sucesso. Ao mesmo tempo, os novos clientes que chegam à sua loja também terão ciência de que vão comprar roupas de um negócio confiável e estabelecido, tendo a estrutura necessária para manter uma clientela satisfeita.

Agora, com todas essas informações, decidir abrir uma nova loja física não será algo tão assustador. É só colocar a mão na massa!

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.