Por que criar uma marca e abrir sua própria loja de roupas?

marca de roupas

Se você pensou em abrir sua própria loja de roupas alguma vez na vida? O empreendimento continua sendo uma das principais apostas dos brasileiros e nem a crise econômica foi suficiente para impedir o aumento dos registros de MEIs (o qual chegou a crescer 8,4% em 2020.

Para quem está buscando maneiras de apostar nesse sonho, saiba que vai precisar de criatividade, confiança em seus próprios instintos e boa vontade! Essas são os principais pilares para quem quer criar uma marca própria.

Percebeu que não falamos sobre investimento financeiro super alto? Viu que não mencionamos ter renda para montar uma super equipe? Quando você espera por esses momentos, os chamados “ideais”, pode nunca estar preparado o suficiente para embarcar nessa aventura.

O diferencial do varejo da moda são justamente as criações despretensiosas, que de início ficam mais limitadas às pessoas mais próximas de quem está começando.

Dedicando-se com muito amor e dedicação, essas “pequenas” criações podem se tornar um negócio com grande alcance – de nível até nacional a partir de uma divulgação bem feita.

Ou seja, com isso queremos dizer que ao começar tudo acaba sendo feito na base da encomenda. Sendo um produto de qualidade e oferecendo um atendimento diferenciado, as pessoas vão começar a conhecer seu trabalho e tudo fica mais propenso a transformar o que era simples (visto até como uma “renda extra”) em um negócio de sucesso!

Analisando essa trajetória, já fique ciente que quando abrir uma loja da sua própria marca, vai precisar se dividir em diversas funções. Você vai precisar ser mais do que fundador (a), porque no começo vai ser responsável por tudo – desde a seleção e busca de produtos até a postagem das encomendas, além de trabalhar a divulgação e ser o principal canal de interação com os clientes.

Caso você ainda não tenha se convencido em dar o primeiro passo, confira os principais benefícios de investir na sua marca!

Pontos positivos de abrir sua própria loja de roupas

Vamos apresentar aqui as principais vantagens de abrir lojas revendendo roupas, e aí já vem o primeiro benefício: trabalhando com produtos que você ou o seu cliente conhecem a qualidade, será mais fácil convencê-los que vale a pena comprar na sua loja.

Revender roupas é a melhor opção para quem tem um investimento inicial mais limitado, ainda que seja necessário comprar quantidades mínimas de fornecedores – especialmente porque  o retorno tende a ser mais rápido do que quando já tiver uma loja com estoque maior.

Quando escolhe revender, você não precisa investir em equipe de criação (estilistas) e desenvolvimento (confecção) para lançar seus próprios modelos – o que também implica em mais gastos. Nesse caso você vai precisar de apoio para entender melhor como aproveitar as tendências do mercado!

Outro ponto muito interessante é o fato de não precisar lidar com vários processos e  profissionais para ter seus produtos. Basta contar com seus fornecedores de roupas.

Por isso, mantenha o foco em conhecer seu público e suas preferências nos mínimos detalhes, tendo a persona da sua loja bem definida e oferecer peças de roupa que estejam no universo desse grupo de pessoas.

O que considerar para abrir uma loja com marca própria?

A princípio, a melhor recomendação é analisar a situação do segmento de moda atual e perceber quais são as demandas que o contexto exige de você como referência no assunto. 

Inclusive, desde o começo você precisa ter certeza de qual é o rumo que deseja tomar com seu empreendimento. 

Além de definir um foco e uma missão, vale uma avaliação constante. Você precisa sempre se perguntar: o que é mais importante para as pessoas que frequentam sua loja? O seu serviço está sendo solucionador para seus clientes? As peças que você oferece estão sendo requisitadas? Seus clientes exigem sempre as mais novas tendências ou mantém seu próprio estilo? 

Mantenha um relacionamento próximo com seus clientes e faça perguntas que possam te ajudar a responder essas questões.

Atente-se à sua concorrência

Como o mercado da moda é extremamente competitivo, você precisa criar e questionar qual é seu diferencial. Tenha algo que faça o cliente escolher sempre a sua marca independente de preço, distância ou qualquer outra circunstância.

Busque sempre levar a competitividade de forma leve e amigável, revelando seus pontos fortes sem menosprezar outras marcas. 

Se tiver dúvida sobre quais são esses diferenciais, pergunte aos seus clientes o que faz com que eles escolham seus produtos e o que esperam da sua loja. Não se esqueça que os feedbacks são construtivos e podem te ajudar a ser cada vez melhor.

Ter uma sociedade não é uma obrigação para começar uma loja

É possível que a insegurança te leve a pensar que necessariamente precisa ter um sócio, mas esse ponto é delicado e que pode variar de caso para caso.

Quando o sócio é uma pessoa que tenha capital inicial para comprar peças de roupa para estoque, tenha uma visão de negócio e uma certa experiência, tenha ideias para contrapor às suas, vale a pena dar sequência à uma sociedade. 

Você saberá se é uma real oportunidade analisando o cenário completo (inclusive fazendo futuras prospecções). Recomendamos que mantenha a mente aberta a essa ideia.

Comece por você! Pense em funcionários quando tiver renda para isso

Contratar funcionários não precisa e nem deve ser uma preocupação nos primeiros momentos. 

Essa necessidade vai surgir naturalmente quando chegar a hora certa. Acompanhe as demandas e a qualidade de atendimento dedicada aos seus clientes! 

Quando estiver planejando seu crescimento e perceber que não é mais possível oferecer a melhor experiência, comece a procurar por profissionais que podem ajudar. 

Dedique-se ao marketing de experiência!

Os seus diferenciais serão notáveis se souber transmiti-los com inteligência e esse é fator-chave para seu sucesso. 

Ter estratégias de divulgação nem sempre é tão eficiente quanto quando os seus clientes fazem propaganda do seu negócio. Por isso, dedique-se em corresponder às suas expectativas e faça com que se sintam parte do seu negócio.

Dicas para quem quer começar uma loja de roupas

Selecionamos algumas dicas valiosas para quem quer seguir um caminho de criar a sua própria marca do zero com foco em vendas de roupas:

  • Defina uma lista de produtos;
  • Escolha uma linha narrativa – não copie o que já existe. Você pode ter referências, mas seja original e confie no que você acredita! Optar por fazer algo só porque está sendo unânime ou porque recebeu um elogio por algum motivo específico, não são os melhores direcionamentos. Entenda o que faz com que seu ponto comercial seja único e seus produtos sejam valorizados;
  • Defina estratégias de venda – de preferência, aposte em canais físicos e virtuais para conseguir atender públicos diferentes. Dependendo da verba de investimento disponível e a quantidade de peças em estoque, comece pelo físico e depois agregue com vendas de roupas online.
  • Tenha um bom site! – as informações cruciais de qualquer segmento são encontradas em sites (novas peças de coleção, disponibilidade de produtos, preço etc). O site também deve ser bem feito e funcionar da melhor forma possível. Se você tem condição de pagar alguém para configurar o seu site é melhor, até mesmo para aumentar a sua aparição nos mecanismos de pesquisa (o que não significa que é preciso desistir de tudo caso você não possa fazer esse investimento tão cedo);
  • Mantenha uma relação próxima com seu público – uma marca sem relação com clientes não conseguirá conversar sobre narrativas mais próximas e sólidas o suficiente para prolongar a vida útil da sua loja. 
  • Seu estoque é precioso! Tenha cuidado com ele – nunca prometa vender o que não poderá entregar, afinal, nada frustra mais os clientes do que sofrer frustações com compras canceladas. Lembre-se de criar estratégias de controle de estoque sem correr para repor peças de maior sucesso com pressa (especialmente quando trabalhar com produtos personalizados). 

Atenção: se você já adquiriu produtos para vender antes de ter um espaço físico exclusivo da sua loja, procure deixar tudo sempre bem organizado para não danificá-los e procure separar ambientes pessoais com itens de trabalho (como suas peças de estoque, por exemplo).

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.