Ações promocionais em lojas de roupas: saiba como melhorar sua estratégia e seus preços

ações promocionais

Se você já trabalha com vendas de roupas sabe que dominar estratégias de precificação é algo indispensável para o sucesso de um negócio! Afinal, cada dia que passa mais o consumidor preza por adquirir produtos com o melhor custo-benefício e atualmente tem mais facilidade para comparar ofertas. 

Pensando sobre esse assunto, produzimos este artigo para falar sobre toda a importância que as ações promocionais têm para manter preços competitivos e atraentes aos clientes sem prejudicar o seu faturamento. 

Caso ainda tenha dificuldades para esse tipo de estratégia ou esteja começando agora no varejo de moda, leia até o final. Este conteúdo é pra você!

O que é uma ação promocional para estratégia de preço competitivo?

Vamos começar pelo básico, que pode não ser óbvio para muitas pessoas.

O preço competitivo tem relação com qualquer precificação usada para colocar seu produto em uma posição vantajosa no mercado, já que todos queremos economizar sempre que possível.

É por isso que as ações promocionais são utilizadas com frequência por lojas que atuam no mesmo nicho e vendem produtos similares. 

A ideia, neste caso, é a seguinte: como os produtos já são iguais ou parecidos com os da concorrência, a experiência precisa ser diferente. Obviamente o atendimento também faz parte desse processo, mas o preço é o que vai chamar mais atenção em seu setor de atuação.

Imagine só conseguir precificar peças de roupa de maneira mais competitiva, tendo o intuito de igualar ou diminuir os valores oferecidos pelos concorrentes sem perder dinheiro, ou até aumentar seus preços sem perder vantagem de acordo com a concorrência?

Isso é possível quando o lojista/varejista analisa o mercado e sabe escolher estratégias de preço (as quais promovem tanto flexibilidade quanto agilidade na hora de tomar decisões de precificação).

Entenda melhor como definir preços competitivos para ações promocionais

Tendo sua loja como uma empresa, você tem 3 opções para definir o preço das peças vendidas com intuito de atrair clientes (novos ou fidelizados): definir preços abaixo do que a concorrência está oferecendo, definir preços iguais aos da concorrência ou acima da concorrência. Veja mais detalhes sobre cada uma dessas possibilidades.

Preços de roupas acima da concorrência 

Geralmente os preços mais altos exigem que a sua loja crie um ambiente que faça jus aos valores das peças, porém, também é interessante oferecer condições de pagamento diferenciadas ou definir alguns recursos extras compensatórios. 

Nesse caso, ao invés de utilizar os preços baixos como uma vantagem atrativa, sua loja deve focar em manter qualidade das roupas e proporcionar experiências diversificadas para os clientes.

Preços de roupas abaixo dos da concorrência

Essa pode ser uma das melhores estratégias para lojistas que tem um público engajado e que deve comprar produtos da marca assim que ver ofertas e promoções. 

Dessa forma, a lucratividade que tem com a venda de vários produtos acaba por subsidiar a perda econômica dos itens com preços abaixo do mercado. 

Essa estratégia é conhecida no mercado como líder de perda .

Preço de roupas iguais aos da concorrência

Essa ação considera o preço de mercado vigente, o que vai exigir estratégias de marketing para ser notado por clientes e escolhido, já que outras lojas estarão oferecendo peças parecidas ou idênticas no mesmo valor. Ou seja, se quiser ir por esse caminho, pense sobre o que pode fazer para que os consumidores escolham sua loja e não a do concorrente.

Motivos para manter os preços da sua loja sempre competitivos!

Agora que já mencionamos algumas informações sobre o assunto, você já deve saber que o principal benefício de prezar pela precificação competitiva é gerar liquidez para manter sua loja como líder de mercado. 

Porém, existem ainda mais vantagens em assumir essa estratégia. Confira:

  • Pode garantir maior índice de sucesso – quanto mais competitivos são os preços de sua loja , mais você venderá em menor tempo;
  • Evita a temível perda de mercado – torna possível bater de frente com a concorrência sem correr o risco de perder clientes. Além disso, quando há esse monitoramento de preços das outras lojas, a sua marca consegue responda cada movimento à altura, o que pode ajudar mais ainda em relação ao posicionamento do seu negócio;
  • Melhora a margem de lucro – a mudança de preço deve gerar um impacto significativo na sua demanda, porque os clientes ficam mais “sensíveis” aos valores anunciados (o que leva o crescimento de sua loja para um nível superior.

Como aplicar a ações promocionais em sua loja de roupas?

Precificar produtos de forma estratégica para cobrir os gastos tidos com fornecedores e operações logísticas já é algo difícil em qualquer segmento. Quando falamos em fazer isso e ainda se manter competitivo frente à concorrência, você pode achar que é algo impossível, mas não é.

Listamos, inclusive, 3 etapas para que você consiga manter sua loja competitiva no mercado sem perder a liquidez.  Confira:

1. Faça análises da concorrência (se você não sabe quem são seus concorrentes, comece buscando identificá-los com uma simples pesquisa no Google). Depois, colete dados de todos os preços anunciados para saber onde está pisando;

2. Utilize as informações dos concorrentes para decidir seu posicionamento de preços. Lembre-se de que, normalmente, os valores que ficam muito abaixo da média podem ser associados à qualidade ruim.

3. Faça uma análise de dados históricos para rastrear os concorrentes e certamente notará alguns padrões de comportamento, sendo possível notar quando e porquê aumentam ou diminuem o preço – além de saber que tipo de descontos promocionais eles usam e qual o valor de desconto concedido.

Agora que você conhece os detalhes da campanha de desconto deles, construa a sua de acordo com suas descobertas.

Estratégia bônus

Pode acontecer de você não conseguir igualar ou diminuir o preço das suas peças para acompanhar os concorrentes (muito menos competir diretamente com aqueles que praticam os preços mais baratos).

Para essas situações, você deve encontrar outros produtos que estão populares, mas não são o foco dos seus concorrentes.

Essa estratégia vai te ajudar a atrair mais clientes e isso será compensatório, porque mesmo tendo uma demanda menor, você também está competindo com menos concorrentes.

Agora que você já sabe como manter preços competitivos com ações promocionais, isso se torna uma exigência obrigatória para sua loja poder ficar à frente da concorrência, para aumentar as suas vendas, conquistar novos clientes e ainda aumentar a sua lucratividade.

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.