Quem está começando a investir no varejo de moda e ainda não tem tanta experiência para saber com o que pode ter mais lucros, provavelmente se questiona sobre as melhores opções para ter sucesso nas vendas.
Provavelmente, foi esse tipo de dúvida que te trouxe até aqui. Partindo dessa linha de raciocínio, devemos esclarecer logo de início que não há uma resposta definitiva para essa comparação.
Não há uma verdade absoluta ou uma resposta certa para essa pergunta, porque tanto o algodão quanto o poliéster tem suas próprias vantagens. Portanto, é uma questão de preferência e necessidades – tanto dos consumidores quanto com a identidade da própria marca.
Assim como tudo no mundo, cada material tem características boas e ruins. Com isso, estamos nos referindo tanto ao estilo quanto aos aspectos da própria rotina do consumidor.
Portanto, se quiser descobrir o que é melhor para sua loja de roupas antes de fazer uma reposição de estoque, continue conferindo e compare as vantagens e desvantagens de cada tipo de composição de tecido.
Como não podemos prometer uma resposta direta, o objetivo deste texto é te fazer pensar sobre as suas principais escolhas para repor estoque e sobre o impacto causado na imagem da sua marca, dependendo do estilo de peças de roupas que decidir comprar.
Considerando que escolher o material das roupas para revender é o que vai poder te ajudar a lucrar mais, você deve saber o que está oferecendo e para quem.
Outros textos que podem te ajudar a ter mais profundidade neste assunto são “Tecidos para roupas: conheça os principais tipos” ou “Quais são os melhores tecidos de roupas para cada estação?“.
Complementar essa leitura é bem importante para que você tire suas próprias conclusões e saiba como olhar a etiqueta interna das peças quando recebê-las. Além disso, você terá mais propriedade para falar nesse assunto quando quiser falar da composição do tecido, ter mais informações sobre onde foram fabricadas e indicar os cuidados que os clientes devem ter com os itens que escolheram.
Agora, vamos às vantagens e desvantagens do algodão e do poliéster!
Conheça as principais vantagens do algodão para tecidos de roupas
Por ser uma fibra natural, o algodão é utilizado para a maioria das roupas e proporciona uma série de vantagens para tais peças. Veja quais são elas:
- Quanto mais algodão uma peça de roupa tiver (o que você pode saber olhando na etiqueta interna), mais confortável esse item vai ser;
- Roupas de algodão permitem melhor transpiração corporal, sendo o tipo de roupa ideal para o calor. As pessoas também costumam optar por roupas compostas por algodão, porque ajudam a evitar cheiros ruins, que acabam impregnados nas roupas em razão do suor;
- As peças tem maior durabilidade do que as peças de tecido sintético por causa da sua resistência à temperaturas e às lavagens;
- Não ficam “brilhando”;
- Essas peças tem um aspecto mais elegante, justamente por toda sua qualidade;
- Tecidos de algodão tem o toque mais gostoso e suave.
Conheça as principais vantagens do poliéster para tecidos de roupas
Por incrível que pareça, grande parte das roupas disponíveis no mercado têm certa porcentagem de poliéster em sua composição, porque é assim que essas peças ficam com o melhor de cada fibra utilizada durante sua fabricação. Saiba mais vantagens:
- Uma das maiores vantagens do poliéster é a sua durabilidade, sem durabilidade. Se o seu público tem maior tendência a comprar peças mais resistentes, porque serão roupas que devem usar muito (como, por exemplo, roupas de trabalho ou treinos). Por isso, vale muito a pena considerar investimentos em peças de roupas que tenham poliéster na composição;
- As peças com poliéster na composição são mais práticas. Na hora de revender, você pode dizer aos seus clientes que são fáceis de passar, graças a sua resistência à rugosidades, além de não deformarem e nem “esticarem”, podendo ficar penduradas em cabides (até mesmo na exposição da sua loja);
- Peças com poliéster são a melhor escolha para lojas de roupas de cidades que ficam em regiões mais frias ou para as coleções de roupas de inverno, porque esquentam mais.
E quais são desvantagens de tecidos de algodão?
- O ideal é que as peças de roupas em algodão sejam lavadas a água mais fria, porque a temperatura alta da água pode acabar encolhendo a peça;
- Geralmente, as peças de malha têm mais algodão na composição (o que não é uma regra, vale consultar a etiqueta). Por isso, se for comprar roupas para vender e essas peças tiverem algodão na composição, saiba desde já que devem ser dobradas para que fiquem no estoque ou expostas nas prateleiras, já que podem esticar e deformar quando ficam penduradas em cabides;
- Como elas amassam com facilidade, as peças de roupas com algodão costumam ser uma preocupação quando estão empacotadas nas lojas ou em malas de viagem;
- Esse tipo de roupa solta cor com mais facilidade;
- Peças de roupas que tem mais algodão na composição (especialmente as que são 100% algodão) tendem a ser mais caras. Nesse caso, é importante considerar que também duram mais. Por isso, vale a pena pensar no custo x benefício e oferecer isso aos clientes.
Quais são as desvantagens de tecidos com poliéster?
- Como o poliéster é sensível ao calor, para lavar, a água deve estar morna, e quando for passar, o ideal é que o ferro esteja em temperatura baixa, além de não ter vapor;
- Como esquentam mais, a pele não consegue transpirar com facilidade, por isso, não são adequadas para clientes que precisam evitar cheiros desagradáveis de suor (principalmente na região das axilas).
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.