Segredos para melhorar o atendimento ao cliente em lojas de roupa

atendimento loja de roupas

Não é de hoje que a grande maioria dos consumidores tem mais interesse no bom atendimento do que em roupas com preço baixo, porém, nem sempre é o que conseguem encontrar no varejo de moda.

Sabendo que os resultados atuais (sendo satisfatórios ou não) estão sendo diretamente impactados pelo trabalho de sua equipe de vendedores, não está na hora de pensar mais estrategicamente sobre como atender um cliente e poder proporcionar uma experiência realmente inesquecível para o consumidor?

Para te ajudar, já pensamos sobre isso e separamos algumas dicas que vão te conduzir a aprimorar o atendimento da sua loja de roupas de forma clara e objetiva.

Continue lendo para conferir!

Dicas para atender clientes em lojas de roupas 

Sabendo que o “bom atendimento” é primordial para fazer com que o cliente desista de comprar com a concorrência, é possível surgir a seguinte questão: “mas o que caracteriza um bom atendimento?”.

Podemos dizer que a posição e conduta adotada pela loja é algo muito particular, que deve ser aperfeiçoada com diferenciais.

As ações ideais para cada realidade vão depender diretamente do comportamento do consumidor, afinal, são os clientes que vão demonstrar como gostariam de ser tratados

Além disso, também é extremamente importante lembrar que o cliente bem atendido vai reconhecer as qualidades de sua experiência e divulgá-las de forma voluntária.

Considerando tudo isso, não podemos deixar de cogitar investir em novas maneiras de poder aprofundar o relacionamento dos clientes com sua marca.

Veja abaixo algumas de nossas dicas!

Educação, sorriso no rosto e bom humor não são opcionais

Pode parecer muito radical a princípio, mas podemos garantir que é possível receber bem o cliente na loja inclui sorriso no rosto e um show de educação. 

Inclusive, o sorriso é algo que cativa até mesmo quem não pretendia ao menos entrar em uma loja.

Infelizmente, o que mais se vê atualmente são “rostos fechados”, casos de desmotivação e total desinteresse expressado nitidamente na feição de muitos vendedores.

Isso leva qualquer empolgação em ver os produtos ou fazer compras “lá pra baixo”, ou seja, desaparece. 

Nesse cenário, é preciso considerar vários fatores para investir em melhorias (como as condições estruturais do local de trabalho, o clima entre os colaboradores da equipe, ou até mesmo treinamento que possa ajudar a lidar com um típico dia ruim).

É claro que todas as pessoas têm problemas pessoais e estão suscetíveis ao que isso pode causar em seu desempenho no trabalho. Entretanto, quando o comportamento negativo torna-se algo frequente, então,  isso passa a ser um grande problema. 

É preciso chegar e tomar algum tipo de providência para melhorar a gestão de pessoas.

Essa mudança deve acontecer sem que haja qualquer tipo de exagero no tom publicitário, já que isso pode ser considerado como um erro fatal por muitos na hora de atendê-los. 

De modo mais direto, devemos mencionar que existem alguns outros cuidados precisam ser tomados em sua interação com o cliente:

  • Escute mais do que fale e não interrompa suas falas;
  • Chame os seus clientes pelo nome sempre que possível, porque isso demonstra que as pessoas podem se sentir respeitadas e valorizadas quando percebem que o seu nome foi lembrado;
  • Admita falhas e inconsistências se ocorrerem ao invés de tentar negá-las;
  • Faça com que o cliente se sinta importante para destacar diferenciais que o façam se sentir uma pessoa exclusiva;
  • Mostre que estão do mesmo lado, evitando assuntos conflitantes sobre os produtos ou a marca;
  • Estimule a reciprocidade demonstrando atenção, cuidado e empatia quando receber cada cliente, de modo que se sintam tão gratos a ponto de desejar retribuir de alguma forma.

Estude tudo sobre o cliente 

Você pode e deve começar o quanto antes a analisar o comportamento de seus clientes, indo além das perguntas como idade, gênero e local onde mora.

O cliente deve se sentir totalmente “livre” na loja

Caso você note pelas primeiras expressões corporais que o cliente quer andar sozinho pela loja, permita isso! Não fique em cima dele fazendo perguntas e falando sobre os produtos. Isso, certamente, o incomoda e o fará querer sair da loja o mais rápido possível.

Porém, para atendê-lo quando ele precisar, mantenha-se próximo (a).

Não deixe de pensar no pós-venda

Lembre-se que você deve prezar pela forma como lida com os problemas quando aparecem e até mesmo o que está sendo feito para fidelizar clientes neste momento (ou depois das vendas). 

Portanto, não desperdice essa oportunidade de fazer com todos sejam bem atendidos e sintam-se em um ambiente agradável, confortável e interessante todas as vezes que visitarem sua loja.

Invista na equipe de vendas

Para atender bem, você precisa ter um bom plano, o que com toda certeza deve incluir  treinamento para os novos e já experientes funcionários.

Seu time vai precisar ter ou desenvolver conhecimento em relação aos processos da loja para não vacilar.

Também é importante motivar a sua equipe de vendas! Assim, todos vão se engajar e buscar saber o que precisa ser feito sempre – número de pedidos, volume de peças de roupas vendidas, crescimento do do ticket médio, ou qualquer outro objetivo relevante para a sua loja. 

De maneira geral, estejam sempre abertos para conversar com a sua equipe. São eles que estão em contato direto com clientes e, por isso, acabam trazendo informações valiosas para a lista de melhorias para o atendimento e outros processos (como gestão de estoque, por exemplo).

Lembre-se que este conteúdo apresenta apenas alguns dos pilares para melhores vendas. Para ter cada vez mais sucesso com o seu negócio, mantenha as ações de comunicação e relacionamento em dia. Você não precisa de mais nada!

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.