Alguma vez já ouviu falar em benchmarking? Trata-se de um processo de avaliação para marcas em relação aos concorrentes, o qual as lojas de roupas podem incorporar os melhores desempenhos de outras lojas com o intuito de aperfeiçoar as suas próprias metodologias para o funcionamento ideal.
Isso é importante porque a reinvenção é fundamental para aplicar melhorias e se manter competitivo (não só no varejo de moda, mas no mercado em geral).
Essas melhorias são aplicadas em diversos departamentos do negócio – desde o atendimento até a mudança de fornecedores para oferecer produtos mais qualificados.
No entanto, para realizar mudanças, é preciso ter um olhar crítico sobre o negócio em si, além de saber como analisar quando se está certo ou errado. É quando podemos e devemos usar o benchmarking.
Precisa dessa ajuda para melhorar seu negócio? Então, continue lendo este conteúdo e saiba mais sobre o benchmarking, além de aprender como aplicar essa tática!
O que pode ser analisado com benchmarking?
Agora que você já teve informações sobre o que é a estratégia do benchmarking, precisa entender como analisar a trajetória das marcas de roupas concorrentes a sua para identificar como conseguiram alcançar o sucesso no aspecto que precisa melhorar.
Nesse caso, você precisa levar em consideração os indicadores-chave de seu nicho de mercado para verificar o que foi conquistado por seu concorrente.
Mas, quando o seu objetivo é aumentar o índice de satisfação dos seus clientes, é possível pesquisar avaliações de seu público para entender qual a opinião dessas pessoas e, quando for uma opinião positiva, o que a outra loja fez para ser avaliada de tal maneira.
Esse é só um exemplo de análise, já que isso vai depender muito do objetivo e do que deseja melhorar em seu negócio.
Quais benefícios do benchmarking para uma loja de roupas?
O benchmarking oferece vários benefícios para lojas de roupas, especialmente a melhoria contínua.
Se aplicá-lo de forma constante, você vai conseguir desenvolver estratégias cada vez mais inovadoras e sempre ficar à frente da concorrência. Porém, existem algumas outras vantagens para o seu negócio. Conheça algumas delas:
- Análise de perfil profissional (observar processos de precificação, políticas de devolução ou troca, entregas e até mesmo o tipo de atendimento feito);
- Mantém uma cultura aberta para novas ideias – o que é ótimo para conseguir crescer;
- Melhor compreensão do mercado;
- Menor índice de erros – já que sua loja vai aprender algo novo com erros de seus concorrentes, entendendo melhor o que seu público não aceita;
- Otimização de equipe e qualidade organizacional;
- Possibilita mudança de processos internos (sabendo quais áreas precisam de mais cuidado/atenção ou maior investimento).
Como fazer benchmarking em lojas de roupas?
Quando decidir utilizar uma estratégia para conseguir identificar onde você e sua equipe precisam aplicar melhorias no negócio, o que deve te motivar é continuar no mercado e se destacar nele! Mas como fazer isso?
Para ter êxito, você precisa seguir 6 etapas essenciais ao menos. São elas:
- Levante quais são os seus principais concorrentes de mercado para conseguir fazer uma análise coerente;
- Escolha quais serão os indicadores para fazer sua análise;
- Procure por dados! Eles vão ser a base para tudo nessa estratégia;
- Compare todas as informações que conseguir para uma análise mais completa;
- Liste todos os pontos altos e baixos da sua loja que podem impactar os resultados;
- Examine sua abordagem de clientes atual e investigue como pode melhorar.
Quais erros você deve evitar no benchmarking para ter êxito com sua loja de roupas?
Aprendeu como fazer benchmarking? Ficou claro que você precisa reconhecer os principais erros antes de aplicar essa estratégia?
Um dos maiores erros que as lojas costumam cometer em relação a escolha das lojas que devem ser analisadas. Por mais que a tendência, em geral, seja escolher aquelas que estão apresentando maior índice de sucesso, é extremamente importante analisar o quão próximo essa marca está da sua realidade.
Por exemplo, não adianta uma loja de roupas pequena querer fazer um benchmarking com uma grande varejista, ainda mais quando se trata de uma varejista especificamente focada em moda. Essa estratégia é importante para analisar empresas que estão alinhadas com o atual momento do seu negócio.
Outro ponto que merece ser destacado é a importância de tomar cuidado quando for buscar os dados sobre as outras lojas. Por mais tentador que pareça, não seja muito invasivo (a).
Se tentar usar práticas desleais como tentar conseguir informações com funcionários ou se passar por cliente para saber sobre as estratégias da empresa, não é algo bem visto no mercado.
Para concluir essa etapa, o ideal é utilizar ferramentas apropriadas para isso – inclusive, existem algumas disponíveis na internet gratuitamente.
Por fim, depois de realizar toda sua análise, um dos maiores erros é a falta de organização para começar a implementar as melhorias identificadas. O benchmarking vai ajudar a saber o que sua empresa precisa melhorar, mas continua sendo necessário desenvolver um plano de ação e colocá-lo em prática.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.