Black Friday 2021: vale a pena investir nessa data?

Black Friday 2021

A Black Friday é a época mais esperada do ano para empresas e consumidores. A data surgiu nos Estados Unidos para dar início às compras natalinas e, ao longo dos anos, popularizou-se por todo o mundo.

Além de ser conhecida pelos descontos expressivos, é um período do ano excelente para quem compra – e para quem vende. 

Se você está com receio de investir na famosa última sexta-feira de novembro, pode começar a reconsiderar essa ideia. Um estudo da Méliuz indica que 71% dos brasileiros estão pretendendo fazer compras nesse dia.

Histórico da Black Friday no Brasil

A chegada da Black Friday no Brasil foi tímida: em 2010, o mercado faturou pouco (menos de 3 milhões de reais). No ano seguinte, a movimentação chegou a 100 milhões de reais. Atualmente, trata-se da segunda data comercial que mais movimenta a economia, perdendo apenas para o Natal. 

Com o passar dos anos, a Black Friday se tornou cada vez mais esperada pelos varejistas e consumidores. Segundo um levantamento da EbitNielsen, o faturamento do varejo virtual na edição de 2019  chegou aos R$3,2 bilhões, com mais de 23% de crescimento em comparação ao ano anterior.

Já em 2020, mesmo com a crise, estima-se que as vendas da Black Friday ultrapassaram os 5,1 bilhões de reais. E em 2021, o que se pode esperar? 

A data ganha mais espaço a cada ano, e não é vantajosa apenas para os consumidores: ela é extremamente lucrativa tanto para lojas físicas quanto virtuais.

Muitos lojistas do varejo de moda acreditam que, pelos descontos, vão perder dinheiro – eles não poderiam estar mais errados! Com um planejamento estratégico, a Black Friday pode alavancar significativamente o faturamento das lojas.

Continue acompanhando para saber o que esperar e como se preparar para a Black Friday 2021, que acontecerá no dia 26 de novembro. 

Como fazer estratégias para aproveitar esta data?

O mercado já está se movimentando para esta época tão aguardada do ano, mas ainda é tempo de se programar para ela!

Antes era comum ouvirmos falar sobre “black fraude”, já que as lojas não ofereciam nenhum desconto real em seus produtos na ocasião – o que desestimulou muitas pessoas a consumirem nessa data durante um bom tempo. 

Agora não é tão fácil assim enganar as pessoas, especialmente quando é o caso de pessoas acostumadas a fazer compras online. Com o consumidor mais consciente, quem vende também teve que passar a jogar limpo.

Por esse motivo, antes de estipular descontos realmente interessantes aos seus clientes, você precisa aprender a se planejar para tal ação. 

Isso não inclui somente pensar no preço final e as questões financeiras que envolvem essa estratégia, mas principalmente em como atrair a atenção de seu público-alvo e nas campanhas de divulgação que fará especialmente para a Black Friday.

Para este ano, especificamente, o diferencial do dia não será somente preço baixo. As pessoas dispostas a gastar esperam uma experiência completa e criatividade (o que inclui experimentações diferenciadas). Isso é uma expectativa desenvolvida graças à pandemia e inclui tanto lojas físicas quanto virtuais.

Exemplos disso são grandes varejistas que passaram a oferecer desconto durante todo o mês de novembro, para que os clientes façam compras com calma e tendo certeza de suas escolhas. 

A migração entre os dois mundos (unindo vantagens do físico com o virtual) também é indispensável para mostrar que você, como vendedor, está preocupado em oferecer o melhor a quem escolher seus produtos.

Deu pra ver que, por fatores operacionais e logísticos, a organização pela Black Friday deve começar meses antes de novembro. Sendo assim, comece agora mesmo a planejar suas ações e prepare-se para vender como nunca antes!

Faça listas do que vai ter desconto, confira se seu site está bom o suficiente para suportar muitos acessos e proporcionando uma boa experiência de navegação ao usuário final, tenha estrutura suficiente para não atrasar nos prazos de entrega e preste atenção em todos os direitos do consumidor para não tomar prejuízos. 

Não esqueça de abastecer o seu estoque!

Uma vez que você oferece descontos imperdíveis, deve ter uma boa quantidade de produtos para atender a demanda recebida. Por isso, a gestão de estoque é sua primeira preocupação.

O processo é o mesmo: calcule quanto deseja lucrar tendo em vista quanto pode investir. Em seguida, pesquise sobre as tendências de mercado e avalie qual é o líder de vendas do seu negócio. São esses produtos que não poderão faltar!

Uma dica bem importante para satisfazer o público atual são itens exclusivos, personalizados! As pessoas estão indo atrás do que não encontram em qualquer lugar e dessa forma você pode ser uma referência no mercado. 

Se tiver estoque abastecido com produtos altamente qualificados, fizer entregas no prazo (ou até com antecedência) e caprichar no atendimento, não tem como errar. A Black Friday será o seu dia! 

Como nós somos especialistas em boa administração de estoques, não podemos negar que essa é a tarefa mais importante do processo. Então, evite erros e busque parceiros que podem contribuir com seu sucesso.

Priorize fornecedores de confiança, que ofereçam produtos qualificados e façam entregas rápidas. Certamente vai otimizar suas ações seguintes e ajudar na imagem positiva construída pela sua marca – não só na Black Friday, mas durante todo o ano.

Esperamos ter ajudado você a entender melhor o assunto e identificar que a Black Friday deste ano tem tudo para ser tão satisfatória quanto a última edição, especialmente para os empreendedores de moda.

Continue acompanhando nossos conteúdos para saber como conduzir seu negócio da melhor forma possível e conferir dicas que podem facilitar sua rotina como varejista