Black Friday 2022: dicas para sair do comum!

black friday 2022

Quem conhece o poder de vender na Black Friday sabe o quão importante é investir em um planejamento bem estruturado em busca dos melhores resultados.

Isso se intensifica ainda mais quando estamos considerando a atuação no varejo de moda

Não é difícil perceber que os desafios estão cada vez maiores, crescendo na mesma proporção das oportunidades nos últimos anos.

Com a expansão do mercado da moda no Brasil (especialmente no comércio eletrônico), o peso desse evento acaba sendo maior para os vendedores de roupas.

Se você precisa ter uma operação de vendas mais preparada para a sua loja de roupas este ano, confira nossas dicas para ter uma campanha Black Friday de sucesso, sem ter que fazer mais do mesmo. 

Confira!

  1. Mantenha sua loja virtual funcionando

Ter uma loja virtual não é mais um diferencial! Hoje em dia, já podemos considerar esse recurso como algo imprescindível para quem quer vender mais (na própria Black Friday ou em dias comuns).

Ainda que sua loja esteja começando e venda roupas apenas para pessoas da sua região, por enquanto, vale a pena oferecer essa possibilidade de compra pela internet – principalmente para lojas que estão planejando expandir.

Estamos na 2ª Black Friday pós-pandemia, no entanto, o ano de 2021 teve ainda mais obstáculos em relação a esse ano. Por outro lado, o contexto também acabou trazendo novos hábitos de consumo.

Esses hábitos são responsáveis pelo interesse do público por compras virtuais, uma vez que tiveram que trocar as lojas físicas pelo ambiente virtual por alguns meses.

  1. Lembre-se que grandes eventos interferem no comportamento do consumidor

É claro que a reação das pessoas em relação a uma data sazonal nem sempre é óbvia, mas muitas pessoas se preparam para comprar na Black Friday.

Sabendo disso, nada mais justo do que sua loja se preparar para atendê-las! 

Eventos como Black Friday, Natal e outras datas comemorativas conseguem despertar reações emocionais nas pessoas. Por isso, algumas compram porque realmente precisam de novas roupas e aproveitam o momento. Enquanto isso, envolvidas pela atmosfera de incentivo ao consumo, outras compram por impulso (especialmente para presentear). 

Por muito tempo, a Black Friday não era uma data forte no Brasil. Todavia, não é inteligente ignorá-la atualmente. 

  1. Aproveite o momento: Black Friday + Copa do Mundo 2022

Além das expectativas de aumento de vendas em razão da Black Friday 2022, este ano também será marcado por outros fatores que contribuem com certa mudança nos hábitos de consumo dos brasileiros. 

Neste ano, o comércio já está mais aquecido pelo fato da Black Friday coincidir com o período de Copa do Mundo. 

Como em toda copa, o varejo de moda acaba contando com clientes que têm maiores intenções de compra durante a época

Mesmo com as previsões positivas, é extremamente necessário manter seu planejamento bem estruturado e ter controle financeiro para conseguir oferecer descontos e promoções coerentes com a data.

  1. Organize seu catálogo de produtos 

Identificando as intenções de compra dos seus clientes frequentes e sabendo sobre a Copa, nós recomendamos que você organize todos os itens que estão em sua Curva A. 

Leia também nosso conteúdo “Curva ABC: como esse conceito pode aumentar o faturamento de lojas de roupa?

Assim você vai conseguir concentrar mais foco nos produtos que deve colocar como prioridade (tanto na loja física quanto online). 

Falando sobre as estratégias digitais: use títulos diretos e claros, que sejam informativos e destaquem os principais dados da peça anunciada. Evite textos 100% comerciais e com muitas qualidades.  

Adotar essa prática vai te ajudar a aumentar a relevância dos seus anúncios e do seu site no Google, fazendo com que mais pessoas se interessem por suas coleções.

Quanto às redes sociais, é interessante expor produtos além da vitrine. Às vezes, as pessoas podem ir até sua loja especificamente por causa de uma publicação vista na rede social. 

Também recomendamos que sempre faça o convite para que as pessoas visitem sua loja física – ainda mais se você for fazer alguma ação especial no dia oficial da Black Friday.

  1. Estoque e preços: principais bases para uma loja de roupas na Black Friday

Sabendo que é imprescindível estruturar seu estoque para vender bem na Black Friday, você deve levar em consideração que a data aumenta a demanda por causa dos preços.

Programe-se para reduzir valores durante o evento da forma correta, sem tentar enganar o consumidor e nem gerar uma falsa impressão de desconto. 

Priorize a credibilidade que sua marca deve passar aos seus clientes, mas também faça um bom planejamento para não sair no prejuízo.

Concilie seu estoque com seu planejamento financeiro! Assim terá o sucesso que espera na Black Friday.

Dica bônus: pense além da Black Friday! Planeje seu pós-venda

É fundamental ter tudo sob controle e agir com a qualidade o que esperam de uma loja de roupas durante a Black Friday, porém, a sua organização também deve ser eficiente no acompanhamento da jornada do cliente depois da compra.

Toda a dedicação investida na Black Friday vai valer mais a pena se garantir clientes fidelizados, que compram em sua loja independente da época do ano. 

Nesse caso, o planejamento do evento vai fazer toda a diferença.

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.