Já é hora de pensar na Black Friday? SIM! Confira dicas de vendas de roupas para 2022

black friday

Você acredita que a sua loja de roupas está preparada para a Black Friday 2022? Assim como nos outros anos, apesar de ter origem norte-americana, essa data continua garantindo seu espaço entre as mais importantes para o comércio brasileiro.

Isso ficou explícito em 2020, quando o e-commerce atingiu um faturamento de R$ 4 bilhões, aumentando o volume de pedidos em 16% e um ticket médio de R$ 449 (conforme dados da Ebit|Nielsen). 

Como as pessoas já se preparam para comprar na Black Friday, os lojistas de todo o país devem preparar seu catálogo de roupas com vários meses de antecedência. 

E você já começou com os preparativos para a próxima Black Friday? A data do evento, como de praxe, vai ocorrer na última sexta-feira de novembro, que vai cair no dia 25/11/22. 

Pensando nisso, reunimos algumas informações e dicas que certamente vão te ajudar a se preparar para ganhar dinheiro na Black Friday 2022 com sua loja. Confira o que preparamos a seguir!

Tudo que você precisa saber sobre a Black Friday antes da edição de 2022

A Black Friday Brasil exige desconto de verdade

Desde que chegou ao Brasil, a Black Friday precisa enfrentar certo ceticismo por parte dos consumidores. Antes era algo descomunal, o que também aconteceu devido às más práticas de mercado (conhecidas como Black Fraude). 

Felizmente, um estudo chamado Temporada Black Friday, conduzido pelo Google, deixou extremamente claro que essa imagem já foi transformada aqui no Brasil.

Sendo assim, para contribuir com o mercado de moda e também fortalecer sua marca, use estratégias que possibilitem descontos verdadeiros em seus produtos.

A Black Friday tem impacto no comportamento das pessoas

Graças ao crescimento e todos os efeitos provocados pela Black Friday, o varejo pode sentir isso de maneiras diferentes.

Aquele mesmo estudo do Google mencionado acima indica que as vendas de estabelecimentos físicos, como as lojas físicas de roupas, por exemplo, cresceram mais que 3 vezes na sexta-feira com mais ofertas no ano.

A Black Friday não acaba em 24h

Todos sabemos que a Black Friday, em si, sempre acontece na quarta sexta-feira do mês de novembro, certo? No entanto, o impacto sobre as vendas neste e em outros segmentos é bem mais abrangente.

Muitas lojas usam ações da Black Friday para abaixar preços durante toda a semana do evento – o que chamamos de Black Week.

Graças ao bom desempenho dessa prática, muitos lojistas passaram a prolongar o período de ofertas. Estamos falando sobre o Black Month ou Black November

Isso funciona porque em nível global, as vendas chegam a aumentar 66% durante o mês de novembro, sendo responsável pela data principal do evento, como foi identificado pela Criteo.

Ainda tem uma outra estratégia pós-Black Friday, como a Cyber Monday. Nesse caso, além de disponibilizar ofertas por mais tempo, ambas as partes envolvidas são beneficiadas: o lojista consegue aumentar o volume de vendas e o seu faturamento, enquanto o cliente consegue ter ainda mais tempo para fazer compras seguro de suas decisões. 

A Black Friday não se limita em descontos

O maior apelo para que os consumidores realizem uma compra durante a Black Friday ainda continua sendo o preço. Entretanto, especialmente nesse momento que passamos por certa transformação no comportamento de compra do consumidor, os clientes não buscam só pagar menos! As pessoas desejam ter uma boa experiência de compra.

Quem investe no varejo e pretende fazer algo direcionado para a Black Friday em 2022, precisa considerar que tende a receber uma grande demanda represada de consumidores em suas lojas físicas, já que isso não foi permitido por um longo tempo. Consegue perceber que a circulação de pessoas em comércios e shoppings centers está aumentando progressivamente? Isso deve ser ainda mais intenso na primeira Black Friday pós-pandemia.

Considerando as duas informações apresentadas, podemos dizer que seu projeto deste ano deve estar centrado na valorização da marca e fidelização de clientes (durante e pós-Black Friday). Dizemos isso porque esse é o melhor caminho para que as marcas se preparem para oferecer o melhor atendimento possível e atenda toda a demanda do público em seus principais canais de atendimento ou vendas – sendo presencial ou virtual.

Não tem como escapar! A Black Friday já tomou conta do Brasil

Muitos acreditavam que a Black Friday era apenas uma moda passageira, mas é algo que já caiu no senso comum do brasileiro. Ou seja, não é mais um evento de nicho, que não merece seus esforços.

Esse fortalecimento do evento a cada ano que passa favoreceu muitas empresas, novas e consolidadas, que disponibilizam tanto a loja física quanto a virtual integradas (omnichannel), sendo capaz de atender a demanda nos mais diversos canais de vendas.

Sendo assim, vale a pena dedicar seu tempo e seus esforços para vender roupas na Black Friday!

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.