Toc, toc, toc… a Black Friday já está batendo na porta. Se já parecia que o ano estava passando rápido por uma simples intuição, imagine agora percebendo que estamos a poucos dias da black friday 2021!
Como essa data é muito esperada por lojistas e consumidores, é possível que a contagem regressiva já tenha começado até antes de Novembro chegar. Mas e na sua loja de roupas? Como estão os preparativos para o dia 26/11?
Você, como varejista de moda, tem acompanhado as práticas e comportamentos dos consumidores neste período em que ainda estamos nos recuperando de uma pandemia?
Esse ano tem gerado uma expectativa ainda maior para quem está empreendendo por causa do grande sucesso obtido com a data no ano passado. Números recordistas foram alcançados (chegando a 31% de vendas a mais do que em 2019), mesmo acontecendo em um ano tão turbulento e incerto economicamente!
Portanto, não é admissível que esse dia passe batido no seu negócio. Caso você não tenha se preparado, está em tempo de criar estratégias para sair no lucro.
O que fazer para preparar uma loja de roupas para a Black Friday 2021?
Antes de começar a se preparar para a próxima edição de um das datas mais rentáveis do ano com estratégias massivamente explanadas no mercado, você deve conhecer muito bem o seu público e analisar todo o histórico de vendas ao longo do ano.
Mesmo conhecendo seu cliente já fidelizado, isso não é o bastante para a Black Friday – uma vez que a ocasião atrai pessoas que não conhecem sua marca e estão abertos as comprar de outros lugares para aproveitar as promoções, pessoas que já fizeram bom negócio em outras edições e só aparecem na Black Friday, clientes que costumam frequentar sua loja, outros que receberam indicações sobre a sua loja e só agora resolveram vir conhecer, pessoas que estão comparando preços ao longo dos meses anteriores e perceberam que realmente vão economizar comprando algo específico na sua loja, entre outros grupos.
Ou seja, deu pra notar que você deve estar preparado para tudo, não é?!
Inclusive, analisando essas características de consumidores, deu para perceber que não é só o preço ou sua estratégia para a black friday que faz diferença. Um consumidor planejado, por exemplo, vai acompanhar sua loja por todo um período antes de finalmente realizar a compra no final de novembro. Portanto, você deve oferecer a melhor experiência a todos que chegarem até você em qualquer momento. A Black Friday será reflexo do que você vem trabalhando durante o ano! Acredite.
Por isso, revise e aperfeiçoe (se for necessário) os seguintes pontos da sua marca:, abordagem, preços, condições de pagamento, entrega e relacionamento no pós-venda.
Não pense só no espaço físico!
Mesmo que seu maior interesse seja focar nas vendas da sua loja de roupas física, lembre que muitas pessoas pesquisam na internet tudo o que desejam adquirir para decidir onde vão comprar o que estão procurando.
Normalmente essas pessoas levam vários quesitos em consideração para identificar qual loja oferece as melhores condições e custo benefício de se deslocarem até o ponto comercial para conhecer os produtos antes da compra ser concluída.
Portanto, não deixe as estratégias digitais em um plano muito distante. São importantes para que você tenha uma vitrine virtual e aumente as chances de vendas (mesmo sem ter uma loja virtual).
As publicações em suas redes sociais e um site institucional servem como uma divulgação e podem atrair pessoas que não conheceriam sua de outra forma.
Comece a definir seus objetivos além das vendas
É óbvio que seu intuito com a black friday é vender mais. Este, inclusive, é o propósito do evento! Porém, dentro do planejamento é importante detalhar outros objetivos ao fazer parte do movimento dessa campanha da última sexta-feira de novembro.
Este momento é sua melhor oportunidade de aproveitar para conseguir liberar os produtos que não estão tendo saída, conquistar os novos clientes para a sua base, se dedicar em buscar mais engajamento nas redes sociais, aumentar o número de pessoas que passam por sua loja etc.
Seu estoque deve estar em dia
Como já mencionamos o estoque, não podemos esquecer que você deve considerar um maior volume de vendas na data – inclusive, é por isso que torna-se possível vender peças de roupa que estão paradas só ocupando espaço.
Notavelmente você vai precisar fazer um levantamento do fluxo de saída de peças para entender o que está encalhado, além de estudar o mercado para entender o que está vendendo mais ultimamente.
Essas informações vão te levar ao que precisa: identificar a quantidade de itens que precisará providenciar quando for comprar roupas para estoque (o que evita perder vendas por falta do produto no estoque ou perder dinheiro por comprar peças demais).
Considere a estrutura da sua loja (equipe, tamanho de espaço para estoque, operação e logística) para traçar suas estratégias, de forma que o que você tem seja o suficiente para atender à demanda.
Divulgue somente as promoções e descontos que puder dar conta
Planejamentos são indispensáveis para promoções e descontos! Tudo que você vai oferecer para os seus clientes precisa ser bem analisado e real. O relacionamento com seu público precisa ser extremamente transparente.
Isso vem muito de encontro com um receio da famosa “Black Fraude”. Os falsos descontos eram muito comuns nas primeiras edições da Black Friday no Brasil! Diversas marcas, até grandes e muito conhecidas, agiram de má fé – o que comprometeu muito a credibilidade dos consumidores com a data.
Aos poucos essa barreira vem sendo vencida à medida que as empresas realmente oferecem bons descontos e conquistam a confiança dos consumidores!
Por isso e pelo próprio nome da sua marca é necessário planejar quais produtos terão desconto e de quanto isso será, entendendo qual será a margem de abatimento no preço oferecido sem afetar sua lucratividade.
Vale a pena considerar dar descontos nos produtos com maior procura para criar ofertas específicas!
Inclusive, se você ainda não estiver com estratégias definidas para este ano, você pode pensar em ofertas exclusivas para seus clientes fiéis, que merecem um agrado especial nessa data.
“Espere” pelos imprevistos
O planejamento é importante por vários motivos, mas principalmente para “esperar o inesperado”.
Quando o assunto é vender, não há como evitar imprevistos, não é mesmo? Sendo assim, será necessário pontuar algumas hipóteses e ouvir pessoas experientes para estar atento para situações desafiadoras!
Se preferir, faça um treinamento com sua equipe para que todos tenham calma e saibam como lidar com os clientes nos momentos mais delicados.
Ofereça diferentes meios de pagamento
Se tem um novo desafio na edição deste ano é situação financeira dos consumidores! O cenário atual é muito diferente de todos os anos anteriores.
Partindo desse ponto, você precisa pensar em facilitar a vida do seu consumidor! Uma das maneiras de fazer isso é oferecendo diferentes formas de pagamento, de forma que seu consumidor possa comprar de você e sinta-se à vontade na compra.
Quando falamos em diversificar, você pode estar pensando em cartão de crédito, boleto e pagamento à vista! Esses são os meios mais tradicionais para lojas físicas.
Mas hoje você não deve negligenciar aplicativos que oferecem cashback ou o Pix, que são tecnologias que já fazem parte da experiência de compra da maioria dos consumidores contemporâneos.
É claro que isso exige uma logística estruturada para lidar com cada meio de pagamento oferecido. O intuito é passar segurança aos seus clientes e assegurá-los com um sistema sem fraudes e sem erros.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.