Se você pretende abrir uma loja de roupas ou precisa aperfeiçoar suas estratégias de venda, é bem provável que saiba o quanto é importante buscar se diferenciar da concorrência nesse mercado. É aí que também conseguimos ver qual é o valor do marketing para o varejo de moda.
Uma das alternativas usadas para saber como atrair clientes e aumentar os resultados é contribuir com a popularidade do seu negócio em seu nicho – o que vem de encontro com o que vamos falar hoje: branding persona!
Seja para uma loja de roupas virtual ou física, empreendedores experientes ou iniciantes, a melhor forma de potencializar as vendas é adotar práticas eficientes para tornar sua marca conhecida entre o público-alvo.
Continue por aqui para saber o que é branding persona, por que investir nessa estratégia e como você pode fazer isso!
Entenda porque investir no marketing para lojas de roupas
Entendendo que o marketing para loja de roupas é algo que garante diferenciais em meio à concorrência num mercado tão competitivo quanto o mundo da moda!
Como não faltam marcas para disputar clientes, independente do segmento escolhido para investir, é preciso pensar em como investir na divulgação para alcançar pessoas que combinem com as coleções lançadas (pegou a referência, né?!).
Existem lojas com o foco em roupas para jovens, em moda esportiva, íntima, casual, social, infantil e outras possibilidades. Considerando isso, você precisa entender onde e como vai colocar suas estratégias em prática. Atualmente, a internet tem sido o melhor canal para tal missão.
Para ter algumas estratégias de marketing em vista que podem funcionar muito bem na sua loja de roupas, falando sobre branding vamos te ajudar a ter tudo que precisa para conquistar seu público-alvo em cheio, além de mostrar o que você precisa para conquistar um posicionamento especial no seu segmento.
Certamente, aumentar as vendas para conseguir um lucro maior será apenas uma excelente consequência!
Então, vamos lá! Chegou a hora de entender como fazer isso para vender suas roupas.
Mas, afinal, o que é a persona?
Indo direto ao ponto, persona é como definimos o cliente ideal para sua marca de roupas.
Em outras palavras, é aquela pessoa que sempre pensará em você quando quiser comprar roupas, pois sabe que, para ela, essa é a solução com maior potencial de ser a solução perfeita para o que procura.
Quando uma marca precisa definir uma persona, deve criar um personagem (de “mentirinha”) com base em dados reais sobre os seus clientes e, paralelamente, das pessoas que busca se conectar.
Nesse caso, é preciso definir principalmente idade, gênero e renda, mas ter algumas características pessoais e comportamentais vão ajudar bastante a entender as reais necessidades.
Para encontrar as respostas perfeitas para essa ocasião, pense em como seria a rotina dessa pessoa, quais são os hábitos, quais os sonhos e suas preocupações.
Quanto mais conhecê-los, mais chances de sucesso terá com a sua marca. Assim você será capaz de entender como vão se comportar e o que vão desejar quando decidirem comprar peças.
Por consequência, você vai conseguir vender mais para consolidar sua marca como um negócio de sucesso!
Então, qual a finalidade da estratégia de branding persona?
Se você for o dono da marca e também o (a) principal responsável pelo marketing da sua marca nas redes sociais, você precisa adotar um estilo e linguagem que sejam assertivos para conversar com o seu público.
Falamos isso porque sua estratégia de branding persona é fundamental para te ajudar a representar todas as características do que você quer para sua marca.
Portanto, ao criar uma branding persona, você vai precisar escolher tudo que representa exatamente quem compra suas roupas (dores, perfil físico, rotina etc).
Lembre-se também que essa personificação não pode deixar de revelar os valores da sua marca.
Vale mesmo a pena se esforçar nessa estratégia?
A resposta é: vale sim! E vale muito. Afinal, mesmo que você esteja começando e venda roupas por conta própria, uma branding persona pode te ajudar a:
- Garantir que as postagens e possíveis anúncios das redes sociais tenham o mesmo tom, independente de quem esteja faça essas publicações (pode ser você e depois futuramente uma equipe especialista);
- Manter uma comunicação remota da forma mais humana e natural possível com seu público;
- Incentivar interações e engajamento por parte do seu público.
Qual a diferença entre branding persona e buyer persona
Antes que você comece a planejar sua branding persona, precisamos esclarecer que há uma clara diferença entre branding persona e buyer persona.
Buyer persona é um personagem semi fictício que vai representar o público ideal da sua marca, mas não os valores da sua marca.
Apesar de serem parecidas, suas diferenças são cruciais na hora de construir cada uma delas. Até porque para que a marca tenha uma ligação real e sólida com seu público, é preciso reforçar os valores e as características comuns entre as estratégias (que são complementares).
Como planejar uma branding persona?
Considerando tudo que mencionamos até aqui, para ter uma branding persona, aprofunde-se em informações que te levem a uma pessoa real, apoiando-se em seus sentimentos, seu estilo, suas emoções e ideias.
Ah! E como as pessoas tendem a mudar seus posicionamentos com o tempo naturalmente, sua branding persona precisa ser revisada (e provavelmente modificada com o tempo).
Trabalhe com seus temas preferidos como as principais temáticas principais nos seus canais, baseando-se em sua experiência.
Por fim, para criar sua branding persona, você vai precisar olhar com cuidado para 4 pontos:
- Pilares da marca – que são palavras-chave usadas para descrever sua empresa;
- Essência da marca – a qual pode ser uma característica forte o suficiente para definir a personalidade dessa persona ou, de fato, a essência da marca;
- Promessa da marca – é uma forma de acordo entre você como empresa e os consumidores, o que pode agregar mais valor aos seus produtos;
- Declaração de missão – pontue quais são os principais motivos que fazem sua empresa existir (o que está além do rendimento). Isso vai te auxiliar a se ver como a cara da sua marca, sabendo como agir e quais caminhos trilhar.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.