Entenda qual a importância do calendário comercial e confira como datas comerciais podem ajudar a aumentar vendas de uma loja de roupas

calendário comercial

Quem escolhe empreender não pode perder tempo quando o assunto é criar oportunidades de vendas, por isso, o calendário comercial é indispensável para qualquer segmento – especialmente para quem escolhe investir no varejo de moda

Ocasiões como carnaval, dia das mães, dia das crianças e fim de ano são apenas algumas das ocasiões em que as vendas tendem a aumentar disparadamente. Mas é preciso ter estratégias e traçar um plano bem estruturado para conseguir ter sucesso. 

Ainda que o ano esteja quase acabando, nunca é tarde para aprender o que você deve fazer nas próximas datas comerciais! Inclusive, já está em tempo de começar os preparativos para o ano que vem.

O que de fato é calendário comercial e o que representa para o mercado da moda

Entenda o que é preciso para ter sucesso com seus resultados e ainda fortalecer sua marca quando você sabe utilizar o calendário comercial à seu favor.

Não é muito difícil pensar no que é um calendário comercial, já que o próprio nome já indica sua funcionalidade. Essa ferramenta é composta pelas principais datas comemorativas do ano, as quais são responsáveis pelos maiores rendimentos do  comércio. 

Sendo assim, a melhor maneira de aproveitar tais ocasiões é direcionar as vendas de acordo com os dias mais importantes do ano. Isso é possível porque já é algo pré determinado e cíclico (se repete todos os anos). 

Por esse motivo, os lojistas que querem vender ainda mais roupas em datas comemorativas começam a se preparar meses antes para alcançar o público-alvo com os mecanismos de vendas especificamente desenvolvidos para datas especiais. 

Antes de qualquer ação, lembre-se que o seu foco é justamente chegar aos clientes oferecendo o que precisam e procuram, além de trazer novidades ou produtos exclusivos para o mercado (aproveitando as tendências do momento). 

Para entender melhor, vamos supor que está se preparando para uma data específica. A sua loja de roupas vai precisar desenvolver uma campanha de marketing (especialmente se também vender roupas online), ter cuidado com a gestão de estoque e planejar maneiras incisivas para conquistar a atenção do cliente final. 

Lojas que têm interesse em alcançar nichos específicos podem direcionar ainda mais o conteúdo de suas estratégias para desenvolver planos menos gerais e mais assertivos.

E quais são as datas comerciais mais importantes?

Pensando no mercado em geral, selecionamos algumas datas que promovem mais retorno às atividades comerciais feitas em momentos sazonais. 

É importante ressaltar os motivos que implicam na alta demanda e, consequentemente, representam o fio condutor para elaborar uma estratégia de vendas de acordo com o que é preciso para alcançar suas metas. 

Confira!

Ano Novo ou Réveillon: 1 de Janeiro

O ano novo, chamado tradicionalmente de réveillon, causa aquela agradável sensação de recomeço. Nessa data, costumamos nos reunir com quem gostamos e nos sentimos bem para compartilhar o início de um novo ciclo. 

Geralmente nós já começamos a ver looks de ano novo na segunda quinzena de dezembro, quando as pessoas já estão se preparando para o jantar do dia 24 e aproveitam para garantir o que vão vestir na virada do ano. 

As peças de roupa são muito importantes para essa celebração! São modelos de festa, com cores vibrantes e muito brilho.

Além de ser um momento especial, toda essa importância também se dá porque o vestuário dessa ocasião está associado a uma crença popular como uma forma de “pedir” o que você deseja para si no próximo ano. Ou seja, cada peça escolhida para usar na virada do dia 31 de dezembro para 01 de janeiro pode ser responsável pelas experiências que você terá ao longo do ano que chegou. 

Pensando nisso, opte por presentear seus clientes para começar um novo ano com cupons ou descontos em peças das cores com significado para a tradição, por exemplo. Essa será uma excelente forma de reforçar sua relação com os clientes que já conhecem sua marca e conquistar quem nunca comprou nada da sua marca.

Vale lembrar que essa época é marcada por trocas de presente de “amigo secreto” ou reencontro de familiares. Portanto, as liquidações são bem-vindas para te ajudar a limpar seu estoque!

Carnaval: Fevereiro ou Março

O carnaval acontece logo no começo do ano. Inclusive, muitos brasileiros costumam dizer que o ano só começa de verdade depois do carnaval. 

Esse feriado é conhecido por 5 dias de alegria e muita farra, mas costuma se estender durante todo o mês com bloquinhos de rua e outras festas.

Deu pra ver que é interessante focar num atendimento mais descontraído e até festivo para atrair os foliões de plantão. 

Se precisa de um conselho para saber o que comprar para renovar seu estoque, nós diríamos que é bom investir em cores, brilho e volume! Associe peças de roupas à fantasias ou algo que possa destacar qualquer look. 

Seus produtos que mais chamarem atenção com certeza serão os mais visados.

Outra aposta certeira são as roupas leves e confortáveis, especialmente os que podem ser usados para acompanhar blocos de rua, viajar ou curtir uma praia.

Dia internacional da mulher: 8 de março

O dia da mulher é uma data bastante específica. É preciso saber como falar com seu público, ressaltando a força das mulheres nessa data tão significativa. 

No entanto, os clichês (como flores) nem sempre são a melhor saída para usar na sua loja. É hora de dar total atenção ao que mulheres querem nesse dia e enaltecer sua garra. 

Ah! Não confunda delicadeza com fragilidade, viu? E nem de pensar em condições especiais para seu público que vai amar receber um agrado.

Dia do consumidor: 15 de março

Não há nada mais importante para seu negócio senão o seu consumidor. Por isso, seu dia merece ser lembrado e costuma ser comemorado com promoções, descontos por indicação, sorteios, presentinhos e outras ações que reforcem sua importância. 

Páscoa: Abril

Quem pensa que a Páscoa só é lucrativa para quem vende chocolate, está muito enganado. Ao contrário desse pensamento, esse é o momento perfeito para atrair a atenção com decorações e brindes personalizados.

Inclusive, lojas de roupa infantil PRECISAM aproveitar essa data querida pela  criançada. 

Vale lembrar que também é um momento de reuniões de família. Por isso, é possível que adultos se interessem em comprar roupas novas para essa ocasião.

Ainda que seja útil, nessa data o comércio é mais sereno e voltado para ações menos agressivas.

Dia das mães: Maio

O dia das mães acontece no segundo domingo do mês de Maio e é a única data que chega perto do Natal no número de vendas. 

Deu pra ver que não só é um momento de muita emoção, mas um dia marcado por aquisição. Nesse momento as pessoas costumam presentear as mães ou as pessoas que representam a figura materna.

Antes era comum que a data estivesse relacionada com produtos para casa (especialmente eletrodomésticos), mas isso ficou no passado! Hoje é mais comum que as mães recebam presentes que são DELAS e de mais ninguém – como peças de roupa, por exemplo.

Nesse momento, mais do que procurar por tendências direcionadas ao público feminino, invista em decorar sua loja.

Dia dos namorados: 12 de junho

É chegada a hora de falar sobre uma das maiores datas para o comércio. O dia 12 de junho ficou incumbido de representar o dia dos namorados no Brasil! 

Em outros países, essa data é comemorada no dia 14 de fevereiro e não é direcionada somente aos casais. Mas aqui é associada ao nosso par romântico.

As cores quentes que nos remetem à paixão, corações, flores, chocolates, jantares e viagens à dois são figuras bem fortes dessa data. 

E onde entra sua loja de roupas nesse contexto? É a hora de incentivar compras em casa ou até presentear a pessoa amada. Componha looks completos e de estilos diferentes, de forma que seus clientes queiram levar todas as peças ao invés de somente uma.

Dia dos pais: Agosto

Apesar de alguns empreendedores não considerarem o dia dos pais como um evento forte para o comércio, vale muito a pena investir em roupas masculinas nesse período do ano – em especial, peças de roupas executivas ou conjuntos de moletom. 

Pode acreditar que terá boas vendas se apostar no dia dos pais, porque muitas pessoas preferem comprar roupas como presentes para que não errem. Além do mais, uma nova camisa ou camiseta são sempre bem-vindas, não é mesmo?

Dia das Crianças: 12 de outubro

Crianças amam ganhar presentes e os seus pais ou responsáveis amam ver seus pequeninos felizes! Por isso, não há nada melhor do que pensar em peças de roupas infantis e promover atividades diferentes em sua loja neste dia. 

Você pode, por exemplo: oferecer brindes, ter objetos lúdicos espalhados pela loja, colocar carrinho de pipoca ou algodão doce na porta do seu ponto comercial, contratar monitores que façam brincadeiras enquanto estiverem na sua loja, fazer parcerias com companhias de teatro para conceder ingressos de peças ou até fazer sessões de cinema com os desenhos que estiverem em alta no ano. 

Pensando em questões de venda, você pode conferir mais dicas em nosso post feito especialmente para o dia das crianças.

Black Friday: Novembro

A última sexta-feira de novembro é muito aguardada tanto por lojistas quanto para consumidores. Compras, promoções inacreditáveis e atividade comercial frenética são algumas características da data.

Outra questão que a deixa mais interessante é a proximidade da ocasião com as comemorações de fim de ano. 

Nem sempre essa data foi importante assim aqui no Brasil e, logo de início, a Black Friday era marcada por falsas promoções. Mas, felizmente, hoje tem relevância no calendário brasileiro e é comum que o público se prepare financeiramente ao longo de todo o ano para gastar nesse dia. 

Portanto, faça planos inteligentes de ações promocionais e saiba como fazer uma boa divulgação. 

Nosso blog tem mais dicas sobre o assunto! Não deixe de conferir.

Natal: 25 de dezembro

O que não falta em nosso calendário é a data comemorativa, não é mesmo? Especialmente no final do ano, que é quando chega Dezembro e finalmente o dia 25 mais especial de todos.

O Natal é tradicionalmente comemorado por comemorações de família e amigos, de maneira muito emotiva e festiva. 

Em ritmo de festa adiantado, é comum que as empresas e instituições de ensino também façam comemorações relacionadas ao final do ano nessa época. Sendo assim, são mais ocasiões para que comprem novos looks ou procurem comprar peças de roupa para presentear pessoas especiais.

Não é por menos que é a época mais lucrativa do ano. Por isso, prepare seu estoque para o Natal. A demanda promete e cumpre se você tiver dedicação em planejar estratégias bem estruturadas visando vender bem nessa época.

É preciso ter planos para todas as datas comerciais?

O calendário comercial é super importante para o comércio e para quem costuma ter estratégias de venda. Mas nós recomendamos que você analise o que faz sentido para o seu público e procure não prejudicar seu negócio. 

Essa recomendação é baseada não só nas datas apresentadas, como também em todas as outras dezenas de datas do nosso calendário (como o dia dos professores, dia do amigo e dia dos avós). 

Dedique-se em conhecer seu nicho de mercado e trabalhe buscando mostrar ao seu cliente que merece ser parabenizado e presenteado por aquele dia que o representa. 

Portanto, não hesite em montar seu próprio calendário comercial! Não tenha medo de focar nos dias em que você mais vende (fazendo uma análise em relação aos outros anos que vem atuando no mercado da moda) e adote metas com base no que você pretende alcançar.

Mesmo que isso seja fundamental para ter um bom fluxo de vendas e atender a demanda, não se esqueça de tentar entender o que faz ter menos vendas nos outros dias do ano. O intuito é que sua marca seja fortalecida e uma referência em qualquer época ou circunstância.

Lembre-se de acompanhar as tendências de cada estação

Uma dica de ouro para quem acompanha o calendário comercial é ter boas estratégias para trocas de estações. Por exemplo: quando for chegar uma nova estação, esteja preparado para renovar estoque com peças de lançamentos. Se quiser ter vantagem na hora de fazer esse investimento, promova liquidações.

Ao longo de Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Março as peças de verão estão em alta. Quando estiver em Maio, você já precisa ter espaço para começar a receber produtos de lançamento para a coleção Outono-Inverno (os quais já devem estar disponíveis na sua loja a partir de Abril).

Em Julho, essas peças já serão encaminhadas para a seção de liquidação, porque em Setembro você precisa ter lançamentos da coleção Primavera-Verão.

Não tenha medo e comece a planejar seu calendário comercial agora mesmo!

Uma vez que o calendário comercial é feito com base nos costumes culturais do país, não fique com receio de não vender nesses dias destacados, porque certamente isso vai acontecer. 

Essas datas são marcadas por muita procura dos consumidores, por isso, priorize ter uma relação próxima com o público. Dessa forma, comprar na sua loja vai ser a primeira opção de todos que confiam em sua marca nos momentos mais especiais do ano. 

ATENÇÃO: ainda que lucrativas, as datas comerciais não devem ser vistas com um cifrão na frente. Essas datas existem porque para homenagear pessoas e seu cliente deve sentir que você não está apenas realizando uma venda, e sim demonstrando gratidão por tê-lo ali. 

Não se esqueça de demonstrar essa gratidão por meio de mensagens via e-mail, cartões, mensagens virtuais, banners e posts nas mídias sociais.

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós da Miggos temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.