Quem decide começar a vender roupas passa a fazer parte de um mercado extremamente concorrido, o que é comum entre os principais setores da moda.
Por ser muito visada, essa categoria cresce cada vez mais com o passar dos anos e isso acaba tornando o processo de divulgação de marcas ainda mais acirrado.
Considerando tudo isso, nada melhor do que conferir algumas dicas que podem te ajudar a empreender no varejo de moda de forma mais assertiva e a aprender algumas práticas que podem te ajudar a vender mais nesse ramo.
Vale mencionar que nossas dicas valem tanto para o caso de uma loja de roupas 100% virtual (e-commerce) como também para uma loja que funciona com estabelecimento físico, por exemplo.
Veja a seguir!
O que pode te ajudar a atrair mais clientes?
O encargo de tentar atrair novos clientes costuma ter vários desafios. Isso quer dizer que, ao assumir essa missão, você vai precisar avaliar quais ações recomendadas abaixo funcionam com o seu público.
Se identificá-las, deve investir nelas! Além disso, lembre-se de priorizar a fidelização dessas pessoas, já que o famoso marketing boca a boca sempre funciona para o mundo da moda.
1ª dica para captar clientes para lojas de roupas: invista na decoração
A primeira característica de qualquer loja que chama a atenção dos consumidores para o seu estabelecimento ou em seu site é a decoração.
Sendo assim, pense que o layout da sua página virtual se comunica tanto quanto uma vitrine, já que passam uma mensagem para o público.
Para cumprir com suas metas, é importante certificar-se de que sua marca está passando a mensagem correta.
Por exemplo, se você tiver uma loja com aparência luxuosa, vai conseguir atrair uma determinada clientela com poder aquisitivo para custear peças no nível dessa loja.
O problema é que essa imagem pode também (mais pra frente) causar o efeito contrário, afastando os outros clientes que não vão nem pensar em ao menos ver suas roupas de perto, porque supõem que custam mais do que podem pagar. De qualquer maneira, a melhor solução para isso e para outras estratégias é sempre estudar bem o público que você tem e investir naquilo que essas pessoas gostam.
2ª dica para captar clientes para lojas de roupas: agrade seus clientes
Se quiser aumentar o movimento de clientes na sua loja de roupas, mantenha o foco na experiência dessas pessoas enquanto estão em sua loja.
Já parou para pensar sobre o que você pode oferecer de diferente para fidelizá-los?
Uma das melhores ações para atrair novos clientes para loja de roupas é promover agrados exclusivos em determinadas ocasiões – como, por exemplo, datas festivas ou em lançamentos de coleções.
Nesse caso, você pode brincar com opções temáticas.
Alguns varejistas costumam oferecer até mesmo alguns quitutes e doces nos dias de menor movimento, é isso que justamente consegue equilibrar a balança.
3ª dica para captar clientes para lojas de roupas: treine seu time para melhorar o atendimento
Já percebeu que experiências ruins repercutem facilmente? Isso sempre aconteceu com o marketing boca a boca, porém, com as redes sociais, essa consequência ficou ainda mais agressiva e chega muito mais rápido.
Caso aconteça em sua loja, pode prejudicar muito seu negócio.
Portanto, é extremamente importante ter uma seleção criteriosa sobre quem trabalha em sua loja com você. Depois, valorize esses profissionais e contribua promovendo evolução na formação dessas pessoas.
O ideal é que conheçam bem todos os seus produtos e estejam prontos para esclarecer dúvidas dos clientes em relação às peças, sem correr o risco de perder vendas por causa do atendimento em si.
Aproveite para conferir nosso conteúdo “Treinamento de lojistas: quando é hora de renovar conhecimento de seus vendedores?”
4ª dica para captar clientes para lojas de roupas: deixe o cliente à vontade
Toda loja bem organizada é convidativa, no entanto, os consumidores precisam se sentir à vontade para pegar as peças sem depender do vendedor, por exemplo.
A questão do layout do ambiente também é importante, já que todos devem conseguir ter uma visão completa dos espaços, sem obstáculos para transitar entre eles.
Vale lembrar que essas são algumas das melhores ideias para atrair mais clientes para lojas de roupas e não para deixar de oferecer assistência com atendimento de qualidade.
Ou seja, queremos dizer que o seu cliente deve ter autonomia para circular pela loja, mas seus vendedores precisam ter total atenção para ajudá-lo assim que for requisitado.
5ª dica para captar clientes em lojas de roupas: indique peças de roupas como produtos complementares
Por fim, mas não menos importante, uma opção super interessante de prática para atrair clientes interessados em comprar roupas é enxergar produtos como acessórios, combinando peças entre si no seu portfólio.
Nesse caso, concilie essa dica com a prática anterior (treinamento de colaboradores) e ensine seus vendedores a oferecerem peças de roupas complementares, além de ter alguns itens perto do caixa e em locais estratégicos da loja.
Além de conseguir vender roupas que ficariam acumuladas no estoque, isso pode te ajudar a aumentar o ticket médio da venda e, por consequência, aprimorar seu fluxo de caixa.
Tenha em mente que vender roupas é sinônimo de trabalhar com a autoestima e lidar com o humor dos clientes – portanto, você deve estar pronto para entregar boas experiências para fidelizar seus consumidores, o que inclui oferecer produtos de qualidade, ter itens complementares e reforçar os valores da sua loja.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.