Cashback em sua loja de roupas: como utilizar essa estratégia ao seu favor?

cashback para loja de roupas

Cashback é um sistema de recompensa que ganhou mais força no mercado há alguns anos. Esta estratégia, que em portguês significa “dinheiro de volta”, é uma forma de devolver parte do dinheiro gasto pelo consumidor em uma venda! 

Apesar de parecer um método estranho à princípio, essa prática proporciona vantagens imensuráveis para qualquer empreendedor que pretende crescer no mercado de varejo de moda.

Se você não acredita que isso seja possível, estamos aqui para te mostrar que precisa rever essa ideia. Essa solução é uma maneira moderna e interessante para aumentar o número de vendas, ter maior índice de fidelização dos clientes que chegam até sua loja e também de movimentar peças que estão paradas no estoque.

Conheça melhor essa técnica e entenda como pode utilizá-la em sua loja de roupas sem perder dinheiro!

O que é cashback?

Se parar pra pensar, empreendimentos de todos os segmentos enfrentam um grande problema comum. É possível que você esteja pensando que estamos falando sobre conquistar mais clientes, mas na verdade essa dificuldade é manter os clientes atuais. 

Com o intuito de encontrar uma saída, diversas marcas utilizam novas metodologias que sejam eficientes para acompanhar o mercado e para continuar cativando os clientes que já conhecem seus produtos. Uma das mais proveitosas é o cashback – já que garante benefícios para quem compra e para quem vende.

Basicamente, podemos dizer que o cashback é um processo que pode funcionar de diferentes maneiras. Tudo depende do que funciona melhor para cada empresa. Existem lojas que aplicam o cashback no resgate de determinado valor, outras que adotam um programa de pontos e outras que trabalham com cashback por indicação. Entenda melhor:

  1. O primeiro caso é quando uma loja determina uma porcentagem de desconto em compras que atingirem certo valor. Por exemplo, aqueles que gastarem mais de R$200,00 em compras recebem 10% de cashback;
  2. Já a segunda alternativa, a cada compra o cliente pode acumular pontos dependendo do valor investido e depois esses pontos podem ser trocados por desconto ou mercadorias;
  3. O cashback por indicação geralmente funciona com parcerias. Nessa alternativa sua loja
    promete um benefício para pessoas que chegaram até sua loja por alguma indicação e/ou para aqueles que recomendaram a marca. Para ficar mais claro, vamos supor que seu cliente indique sua loja para alguém em troca de descontos ou pontos. Dessa forma, quanto mais indicações fizer, mais pontos acumula ou mais desconto recebe em sua próxima compra. O novo cliente que chegou até você por intermédio da indicação também pode receber algum incentivo para que a compra seja mais atrativa. 

Ou seja, a recompensa é definida por sua própria loja de acordo com análise de caixa e mercado. Vale a pena avaliar o que vai fazer mais sentido antes de anunciar descontos que podem prejudicar o fluxo de caixa da empresa.

De onde veio esse sistema?

O primeiro modelo de cashback surgiu em 1998 numa empresa norte-americana, chamada Ebates. Porém, não faz tanto tempo que ganhou tanta força por aqui. 

Apesar de ser um programa muito popular em países como Estados Unidos e Reino Unido (principalmente em empresas de cartão de crédito), o cashback chegou ao mercado brasileiro em 2007 e foi cair no gosto popular em 2019. 

Um ano antes da pandemia, o Sebrae divulgou que cerca de 6,4 milhões de estabelecimentos estavam cadastrados em programas de cashback. Um grande avanço, não acha?

Quais são as vantagens de usar cashback?

Analisando pela ótica do cliente, a maior vantagem do cashback é o desconto! Isso é bem claro e chega até ser óbvio. Mas falando como provedor, você consegue ir mais fundo para perceber quais são as vantagens que a loja usufrui quando trabalha com  transações para devolução de dinheiro?

No início do conteúdo já mencionamos o aumento das vendas e a fidelização dos clientes. Porém, dá pra ir mais além! Confira:

Divulgação e fortalecimento da sua marca

O cashback é uma excelente maneira de trabalhar a divulgação da sua marca – inclusive a espontânea. Consequentemente, mais pessoas conhecem os seus produtos e se tiverem uma boa experiência com sua loja, de certo vão expressar essa confiança.

Essa reação em cadeia tende a fortalecer seu negócio, porque o nome fica mais conhecido como uma marca que as pessoas não só gostam, como também confiam. 

Nota-se que este benefício representa um bom diferencial. Sua loja de roupas pode se tornar uma referência entre os concorrentes. 

Maior base de clientes

Contando com a divulgação, com o reconhecimento e a qualidade oferecida (tanto dos produtos quanto do atendimento), você consegue manter uma base de clientes muito maior do que tinha quando começou. 

O cashback, então, fica responsável por atrair clientes e depois por garantir a satisfação da maioria deles. 

O processo é assim: primeiro você disponibiliza o cashback. Como resultado, os clientes que já compram suas mercadorias vão aproveitar a oportunidade e outros que ainda não consumiram nenhuma vez, podem ter mais interesse em comprar roupas da sua loja por esse incentivo. É possível que a maioria das pessoas que desfrutaram do benefício – e estão satisfeitas com a nova aquisição decorrente desse estímulo – acabem compartilhando a informação e tragam mais pessoas para sua loja (especialmente para programas de cashback por indicação). 

Portanto, além de estreitar relações com pessoas que já confiavam na sua loja, você tem maior visibilidade com o cashback e conquista outras que ainda não tinham conhecimento sobre seu negócio. Essas novas relações serão contabilizadas em sua base e chega a hora de definir uma nova meta!

Mais informações sobre seu público

É comum que as lojas solicitem um cadastro dos clientes interessados em usufruir dos benefícios proporcionados pelo cashback – o que pode ser feito numa plataforma específica ou por questionários simples. Nesse cadastro, o cliente precisa fornecer várias informações que serão registradas como dados para suas estratégias.

Isso é bem significativo, pois permite que sua equipe consiga rastrear melhor o comportamento de consumo de pessoas que fazem parte do seu público-alvo e, no final das contas, você também ganha com isso.

O material elaborado com base na análise desses dados será útil para realizar ações promocionais mais efetivas (inclusive as de cashback). Além disso, mais uma vez você terá a chance de suprir as necessidades do público e tende a ser prioridade deste grupo quando forem comprar roupas de novo.

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós da Miggos temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.