Por que é importante conhecer tudo sobre seu cliente no varejo de moda?

cliente no varejo de moda

Quando você vê uma loja de roupas movimentada, com uma campanha de marketing bem feita e vários fãs da marca, você sabe que algo estão fazendo para dar certo. Como já mencionamos, isso é conhecido como marketing de atração!

Tal estratégia revela a importância de conhecer o seu cliente, porque quando se faz uma estratégia atingir as pessoas certas, que são as que têm o perfil de consumidor compatíveis com seus produtos, elas têm necessidade de adquiri-los.

Isso acontece porque quando você conhece seu cliente, reconhece quais são as suas necessidades. Dessa forma, a sua loja investe em peças de roupas que podem ser mais atrativas, sem gerar prejuízos financeiros com o que não costuma dar certo no nicho escolhido.

Como já revelamos a resposta da questão que te trouxe até aqui, vamos aos outros detalhes que podem te ajudar a estruturar sua loja para conhecer tudo sobre seu cliente – já que ter essa preocupação promove diferenciais competitivos que levam a sua marca para patamares cada vez mais altos (com muitas vendas, fidelização de clientes e lucratividade).

Conheça as principais vantagens de conhecer melhor seus clientes no varejo de moda

  • Possibilidade de melhorar o atendimento da loja, além de intensificar as ações para comunicação e relacionamento. A ideia é fazer com que a proximidade entre você e seus clientes seja intensa, evitando a desistência da compra quando o cliente visita o concorrente em determinado momento;
  • Você tem chances de saber como identificar seus futuros clientes quando já tem as informações sobre quem se interessa pelo segmento que atua. Além disso, você pode usar formulários com perguntas para conseguir saber em qual fase do funil estão seus potenciais consumidores;
  • Fidelizar clientes é tão necessário quanto alcançar novos clientes (o que já indica que estão dispostos a sempre comprar algo que a sua loja oferece). Quando você se aplica em conhecer clientes, eles tendem a ter uma conexão com sua marca. Certamente essa é uma vantagem considerável para investir nesse tipo de ação.

Agora que já leu sobre as vantagens, pode considerar fazer uma personalização no atendimento. Mas como você vai conseguir fazer isso?

Confira dicas para conhecer o cliente no varejo de moda

Para começo de conversa, você vai precisar fazer muitas pesquisas para conhecer o seu cliente, indo além da busca burocrática de conhecê-lo só por respostas que o mesmo lhe concede. É importante analisar as individualidades de cada um.

Temos algumas dicas para te orientar sobre como conhecer o cliente e poder atender suas principais necessidades no varejo de moda.

1- Faça perguntas estratégicas e registre  as respostas

Independente do meio utilizado (seja telefone, SMS, e-mail, WhatsApp ou Instagram), faça perguntas para seus clientes que proporcionem respostas estratégicas, é assim que você o conhece com mais profundidade.

Questione sobre quais foram suas impressões da loja em si, do atendimento da equipe que estava na loja, se conseguiu encontrar o que estava procurando, qual sua opinião sobre a qualidade das peças exibidas na loja e se este tipo de produto está compatível com o custo benefício.

Este questionário vai ajudar no desenvolvimento de uma relação próxima aos seusa consumidores, porque faz com que se sintam importante para sua loja.

2- Mantenha a base de dados atualizada

Se a sua empresa atua a bastante tempo no mercado, é importante dar uma boa revisada na sua base de dados, lá onde estão os cadastros dos clientes e o seu histórico de compras.

Entrar em contato para atualizar, vai fazê-los ter vontade de comprar novamente, talvez relembrar a sua existência para alguns clientes que se perderam pelo caminho.

Se a sua empresa é nova, nunca deixe de atualizar constantemente a sua base de dados, pois através dela você saberá o que mais vende na loja e pode fazer compras de mercadorias com a certeza de que seus clientes vão consumir.

3- Conheça o seus concorrentes

É bem importante que você conheça seus concorrentes. Muitas vezes, as pessoas não sabem identificar quem são seus reais concorrentes (que podem não estar na mesma rua, no mesmo bairro ou mesma cidade).

O motivo dessa dica é para sondar quais preços praticam e se a qualidade de seus produtos são as mesmas das roupas de sua loja.

Um cliente que escolher comprar roupas no seu concorrente ao invés de comprar na sua, se características que estão sendo destacadas e fique atento aos detalhes do atendimento.

4- Classifique seus clientes por grupo 

Segmentar/separar clientes pode trazer mais possibilidades de vendas de roupas, porque a estratégia para vender cada um deles deve ser diferente.

Clientes já conhecidos têm um histórico de compras, e como você já conhece o seu estilo e necessidade. Enquanto isso, as pessoas que estão se tornando clientes, estão conhecendo  a marca. 

Sendo assim, você pode usar algumas informações para fazer com que eles confiem na loja (como depoimentos de outros clientes mais antigos, por exemplo).

5- Facilite a comunicação o máximo possível

A comunicação com clientes deve ser facilitada em qualquer ponto de vista ou circunstância.

Quando alguém está a procura de algum modelo de roupa específico, a tendência é que não queira esperar mais tempo por uma resposta. Se não tiver o que oferecer, a loja perde aquela venda junto com a chance de fidelizar o cliente.

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.