Como abrir um CNPJ para lojas de roupa?

cnpj para loja de roupas

Quando estão em movimento, as lojas de roupas podem vender bem o ano inteiro. Para isso, basta saber adaptar o estoque às mudanças de estações e estar acompanhando as tendências da moda constantemente. Ou seja, ao pegar o feeling da coisa, trabalhar com venda de roupas acaba levando microempreendedores ao sucesso!

Uma prova de que esse segmento é bem sucedido é o fato de ter permanecido em alta mesmo com a pandemia. Como reflexo de uma alta demanda neste período, em 2020 mais de 200 mil MEIs foram abertas para atuar no comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios – o que já havia sido um aumento de 11% se comparado ao ano de 2019.

Se você chegou até este conteúdo e se interessou em saber mais sobre o que fazer para abrir CNPJ para lojas de roupa, precisa saber que há uma projeção feita pela  Mosaiclab que indica o seguinte dado: as vendas de vestuário no Brasil devem crescer em média 5,9% ao ano entre os anos de 2021 e 2023.

Pois é! Você não entendeu errado. Falamos AO ano mesmo. E são esses e outros números que mostram a ponta do iceberg (no bom sentido) do que você pode ter começando um negócio de roupas agora.

Inclusive, vemos como uma ótima oportunidade para os brasileiros que precisam de  renda extra em 2022 – tendo chances de virar a renda principal.

É por essa razão que preparamos este conteúdo pensando em empreendedores que vão abrir loja de roupas, que já começaram a atuar no mercado e estão buscando informações para formalizar o negócio, ou para pessoas que têm CNPJ MEI e estão analisando em qual área devem investir.

Continue acompanhando para esclarecer suas dúvidas e, principalmente, estar preparado para começar um caminho de muita prosperidade!

CNPJ para vestuário: o que você precisa saber sobre esse registro?

Para quem ainda vai dar os primeiros passos como varejista de roupas ou até já está atuando, mas ainda não solicitou seu CNPJ para atuar de forma regularizada, chegou o melhor momento para abrir MEI.

Por que escolher o registro de MEI?

Até 2020, existiam mais de 11 milhões de microempresas individuais brasileiras abertas. Hoje, esse número é ainda maior e não para de crescer. 

Só no primeiro semestre de 2021 o Brasil teve o maior número de registro de novos negócios desde o recorde de 2010 – sendo que a maior parte desses CNPJs criados são MEIs, que representam 80% do total das empresas abertas (dados do Serasa Experian). 

De acordo com essas informações, podemos concluir que nasce um MEI a cada 2 segundos em nosso país!

Ser MEI é uma missão que tem muitos desafios, porém, vale a pena poder trabalhar oferecendo segurança aos seus fornecedores e clientes sem ter que investir alto logo de início.

Além disso, como microempreendedor individual também é possível ter outros benefícios. São eles:

  • Acesso a linhas de crédito para pequenas empresas formalizadas;
  • Acesso aos benefícios do INSS (salário maternidade, aposentadoria e auxílio doença);
  • Contratar um funcionário para sua loja;
  • Ter até 30% de desconto para comprar um carro para transportar as roupas até seu estoque ou fazer entregas;
  • Ampliar as possibilidades de pagamento (inclusive, com a sua conta PJ poderá pagar e receber com o Pix);
  • Ter valores mais acessíveis aos melhores planos de saúde com seu CNPJ;
  • Emitir notas fiscais gratuitamente e com facilidade para garantir que suas peças de roupa são de confiança.

Ou seja, são diversos benefícios que podem te levar a fazer essa escolha! Não perca a oportunidade.

E o que você precisa fazer quando quer abrir MEI para loja de roupas?

É bem possível que você esteja se perguntando: “como fazer um CNPJ para vender roupas?”. E nossa resposta vai te agradar muito, porque abrir um MEI é muito mais fácil do que se imagina!

Estamos acostumados com processos burocráticos e cansativos para tudo na vida, não é mesmo? Mas para abrir MEI você pode gastar menos de 5 minutos sem sair de onde está!

E fica melhor. Você não paga a taxa MEI para conseguir seu CNPJ, porque a  abertura de MEI é feita de forma gratuita.

Basta acessar o site do Governo, buscar a categoria Empresas & Negócios e realizar um cadastro.

Em seguida, para conseguir abrir o MEI você vai precisar definir uma atividade ou CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas).

No caso de abrir uma loja de roupas, é necessário ter o CNAE 4781-4/00 – dedicado ao comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios.

E quem já tem um CNPJ MEI e quer migrar de segmento?

Se você já tem experiência e registro como microempreendedor individual (MEI), mas quer migrar de segmento para  começar a vender roupas, também é possível realizar processos bem simples! Basta realizar o procedimento para alterar os dados atuais e incluir uma nova atividade, já que é possível manter cadastros de até 16 atividades diferentes no mesmo CNPJ MEI.

Isso quer dizer que você pode até manter o seu negócio atual e investir no varejo de moda de forma secundária – mantendo um CNAE principal e outros secundários.

Também é possível mudar esses dados do seu CNPJ gratuitamente acessando o site do Governo – Empresas & Negócios.

Quais são os próximos passos depois de abrir CNPJ MEI?

Depois de cumprir essa etapa, chega a hora de se dedicar em garantir o funcionamento a longo prazo para continuar crescendo.

Temos, inclusive, vários conteúdos que explicam os próximos passos em detalhes no nosso Blog! Não deixe de conferir.

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.