Se você já é empreendedor no varejo de moda, já deve saber que o termo código universal do produto refere-se à uma sequência numérica única que identifica cada mercadoria, de forma que seja possível distingui-las.
O código universal foi desenvolvido principalmente para facilitar a logística dos negócios em geral, sendo útil para fornecer mais informações detalhadas dos produtos aos consumidores.
Se quiser saber mais sobre o código universal do produto, está no lugar certo! Conferindo este conteúdo você tem a oportunidade de aprender mais sobre algo que pode melhorar muito o dia a dia da sua loja de roupas.
Entenda como o código de produtos pode fazer com que a experiência de compra no seu negócio seja superior ao que você está oferecendo hoje (tanto na loja física quanto na loja digital, se for o caso).
Como o código universal do produto é identificado?
O UCP, como também é reconhecido, geralmente é representado por uma sequência de 12 dígitos.
Você vai conseguir localizá-lo se olhar o código de barras e analisar uma sequência numérica presente na etiqueta da peça. Junto a esses dígitos, o UPC também é acompanhado do que listas legíveis por máquinas, o que conhecemos por “código de barras”.
Por curiosidade, é interessante dizer que existe uma diferença entre o código universal do produto com o número do EAN (Europeu Article Number). Apesar de parecidos, esses fatores se diferenciam pela quantidade de dígitos sequentes. O UPC tem 12 números, enquanto o EAN é composto por 13.
Por que usar o código universal de produtos?
Suas mercadorias devem ser catalogadas com o código universal do produto são únicas! Ainda que sejam peças de roupa do mesmo modelo, serão vendidas separadamente.
Dessa forma, a sequência de números dessa categorização será atribuída especificamente para cada item disponível no estoque.
Além disso, o código universal é super importante para as vendas em lojas digitais, porque essa identificação auxilia no posicionamento de anúncios em mecanismos de busca – o que permite um alcance muito maior (principalmente de pessoas que não conhecem o seu produto). Consequentemente, pode-se dizer que essa ação aumenta seu faturamento.
Outra facilidade proporcionada pelo código de produto é a possibilidade de manter o estoque de roupas sempre atualizado – uma vez que toda peça vendida será registrada no sistema de vendas e o controle do inventário poderá ser feito automaticamente.
Por fim, vale lembrar que o UPC também é muito requisitado por pessoas que vendem roupas em marketplaces, porque as plataformas usam esse código para impedir que anunciem itens falsificados ou de origem ilegal dentro de seus sistemas.
Vantagens do código universal de produtos
Para evidenciar e esclarecer toda a importância do uso dessa identificação, veja abaixo uma lista com a classificação das principais vantagens de contar com esse mecanismo em seu estabelecimento. Confira!
Leitura rápida
Não há como evitar usar sistemas eletrônicos e digitais hoje em dia. No varejo de moda não é diferente. Por isso, é comum contar com o auxílio de ferramentas automatizadas para realizar tarefas relacionadas tanto com a venda quanto com a divulgação.
No controle de estoque, inclusive, as máquinas são úteis para o acompanhamento das vendas. Esse processo necessariamente implica no uso do UPC. Sem esse código é praticamente impossível manter o inventário atualizado.
Quando tentam fazer essa tarefa manualmente, o processo acontece de forma mais lenta e trabalhosa, além de estar sujeito à vários erros.
Mais eficiência
Por toda facilidade que proporciona, quando o Código Universal do Produto é usado para controle de estoque ainda permite uma visão mais ampla e completa dos processos operacionais executados na loja.
Dessa forma, todos da equipe conseguem usar o sistema interno para identificar o que pode estar prejudicando o desenvolvimento de determinadas atividades operacionais com clareza. Quem identifica esses erros consegue propor melhorias para tais etapas, que serão realizadas com maior precisão a partir disso.
Validação de produtos e confiabilidade
Na ausência do código universal nas etiquetas das peças, levantam-se dúvidas sobre a qualidade dos produtos.
Para não ter nenhum tipo de conflito ou prejuízo com as peças adquiridas para revenda de roupas, não é indicado deixar de aplicar o UPC nas peças do estoque, transparecendo comprometimento do seu negócio com o nível de produtos oferecidos.
Como usar o código universal para as suas peças de roupa?
Se você está se perguntando como vai conseguir usar essa identificação em suas peças, veja alguns meios para fazer tal categorização a seguir.
Use ferramentas que criam códigos automáticos
Existem ferramentas automatizadas que geram o código universal para produtos. Inclusive, algumas lojas até contam com softwares específicos dentro do próprio sistema interno de controle para realizar essa emissão.
Caso isso ainda não seja o seu caso, é possível emitir o código universal por meio de aplicativos e sites gratuitos. Essas ferramentas até mesmo salvam o arquivo gerado para que seja possível usá-lo posteriormente.
Categorize as peças de roupa
Para usar o código de produtos, é fundamental categorizar as suas peças. Só assim você terá um controle de estoque mais preciso na loja.
Atente-se em usar os números certos
Como o código universal segue uma estrutura específica, padronizada para todas as emissões, você deve usar a seguinte ordem: os 6 primeiros números são remetidos ao fabricante, os 5 centrais ao tipo de produto categorizado e o último é o dígito verificador da sequência.
Atente-se a esse padrão na hora de registrar as mercadorias do seu estoque! Para isso, conte com a ajuda de empresas certificadoras que fazem a emissão desses dados.
Agora que você já tem todas essas informações sobre o código universal do produto, deu para perceber que seu negócio precisa usar essa ferramenta? Se ainda não começou a usar, não perca mais tempo e profissionalize ainda mais sua marca providenciando esse registro para as peças de roupa do seu estoque.
Certamente você terá novos resultados com a nova cadeia logística e de vendas do seu negócio.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.