5 coisas que todo empreendedor precisa fazer para começar 2023 com o pé direito

empreendedor

2023 já chegou com tudo! Aliás, estamos passando da metade do mês essa semana. E você? Já começou a tirar do papel todos os planos que fez para ter o sucesso que idealiza para o seu empreendimento?

Pensando em colaborar significativamente com seus negócios, hoje a Miggos vai te ajudar apresentando dicas de 5 coisas que você precisa saber para começar 2023 com o pé direito no que diz respeito ao empreendedorismo. 

Leia também “Roupas para 2023: as tendências que devem bombar

Melhores tipos de empreendimentos

Antes das dicas, precisamos esclarecer alguns pontos – a começar pelo modelo de empreendimento.

Independente do segmento que você escolha investir, não existe apenas uma única maneira de empreender! Ou seja, o que estamos querendo dizer é que não há só um caminho para investir e ter o lucro esperado. 

Por exemplo, quem escolhe ser MEI para vender roupas com vitrine virtual e o dono de uma loja física de franquia estão empreendendo, mas de formas diferentes.

Vamos entender melhor como isso funciona e, dessa forma, evidenciar as diferenças para que você saiba como aplicar nossas dicas no final:

Diferenças entre empreendedorismo digital e físico

O empreendedorismo digital é um dos mais cobiçados atualmente, afinal, quer um “lugar” melhor para encontrar referências de produtos e se comunicar com pessoas interessadas em comprar do que na internet?

Nesse caso, há espaço para iniciantes e para pessoas que já estão amadurecendo como empreendedor por mais tempo. Ao investir em um site, aplicativo ou abrindo uma loja online por redes sociais, você já contribui não só para o crescimento do empreendedorismo no Brasil, mas também fica disponível para alcançar pessoas em qualquer outro lugar do mundo.

Graças às inovações tecnológicas e a presença cada vez mais massiva da internet via dispositivos móveis, podemos perceber que a possibilidade de empreender está maior.

Felizmente, além de dar mais chances para pessoas interessadas na independência financeira, essas soluções facilitam a vida do consumidor. 

Na maioria dos casos, a praticidade desse tipo de atendimento – como fazer uma encomenda de uma peça de roupa específica e receber em casa – é o que mais impulsiona essas empresas

Também precisamos lembrar que o empreendedorismo digital, seja no varejo de moda ou outro mercado, não exige grandes investimentos iniciais e nem uma estrutura física para funcionar (nem mesmo estoque!).

Entretanto, é válido destacar que alguns serviços até tem o formato parecido com o do físico, só que o mercado digital tem diferentes indicadores de desempenho. 

Por exemplo, as lojas físicas focam muito na venda. Já os empreendedores que focam no e-commerce levam outras métricas em consideração (como visitas/seguidores,  taxa de conversão, tempo de navegação, entre outros). 

O digital ainda consegue convergir seus serviços com o de outras empresas complementares, que implica no uso de plataformas como a Mercado Livre e outras marketplaces que têm nome forte no mercado digital. 

O que considerar para ter um plano de negócio sólido em 2023?

Como mostramos, existem diferentes tipos de empreendedorismo, mas nenhum deles consegue ser bem sucedido sem um plano de negócios bem executado! 

A seguir, confira algumas dicas que recomendamos atenção: 

  • Coordene uma pesquisa de mercado (considerando preferência e opinião dos consumidores, quantidade da concorrência, melhores oportunidades etc);
  • Lembre-se de confirmar com o seu público-alvo se a ideia que você tem para seu empreendimento interessa seus consumidores;
  • Trabalhe em um diferencial competitivo;
  • Conte com fornecedores que viabilizam sua ideia;
  • Acompanhe os seus resultados. 

Agora que você já tem algumas recomendações gerais para empreender com mais estratégia em 2023, que tal? 

Aproveite, então, os principais conceitos e práticas emergentes que todo empreendedor deve fazer para ter sucesso. 

Confira, finalmente, o que te trouxe até aqui!

5 coisas para começar a fazer em 2023

1.  Aprenda a usar os recursos de tecnologia ao seu favor

Empreendedores de 2023 que pretendem prosperar — não só agora no começo do ano, como também a longo prazo –, precisam adotar soluções tecnológicas que possam garantir uma rotina mais eficaz.

Nesse caso, estamos falando tanto das que podem facilitar a gestão (como sistemas automatizados) como também que contribuam em outros aspectos.

É claro que cada um sabe até onde pode ir ao que diz respeito a ferramentas tecnológicas diferentes. Nossa recomendação aqui é: estejam atentos e abertos às novidades que vão gerar impactos no sucesso de várias empresas ao longo de 2023.

2. Promova ações de fidelidade 

Programas de fidelidade costumam ser usados em estratégias de empresas (inclusive micro e pequenos empreendedores) que precisam aumentar a recorrência de compra de seus produtos. Isso porque ações de recompensas podem ser aplicadas com facilidade e não exigem grandes investimentos ou recursos de alto nível.

Seguindo a lógica, quando uma loja oferece algum tipo de benefício em compras recorrentes, automaticamente está incentivando seus clientes a terem uma prioridade de escolha quando decidirem fazer compras novamente (o que vai potencializar suas vendas).

Pode te interessar também a seguinte leitura: Aprenda a criar um programa de fidelidade que aumente o seu lucro!

3. Invista mais em boas parcerias

Parcerias estão literalmente a todo vapor no mundo do empreendedorismo! Além de ser uma excelente maneira de impulsionar vendas dos parceiros que trabalham juntos, os consumidores saem ganhando.

Todavia, fica um alerta: ao criar estratégias de parcerias com outros comerciantes, procure empreendedores que estiverem atuando em um segmento de venda similar (desde que não seja um concorrente direto com seu negócio). 

No caso do varejo de moda, pense em parceiros como: perfumaria, salão de beleza, loja de acessórios ou calçados, por exemplo. As estratégias precisam ser usadas para que uma loja possa direcionar vendas para a outra.

Para o caso de empresas online, vale é desenvolver campanhas conjuntas em redes sociais para divulgar os benefícios dessa parceria (como descontos e vouchers para as duas lojas).

4. Conte com fornecedores que ofereçam o que você PRECISA

Contar com os fornecedores certos pode ser um diferencial para agilizar sua vida em diferentes processos, como as entregas. 

Antes o que falava mais alto era o ponto da localização próxima ao seu negócio, mas existem facilidades que podem melhorar mais a experiência do cliente e merecem ser consideradas.

E precisamos destacar o seguinte: não se prenda somente ao preço (principalmente se o seu foco é qualidade). O valor do produto não é indicativo de um produto bom ou não. Sendo assim, se for caro, não quer dizer que você tem que comprar porque é muito bom – do mesmo jeito que um valor mais em conta não está necessariamente atrelado a um produto ruim.

Estude bastante as suas opções para escolher seus fornecedores!

 5. Faça análises financeiras com mais frequência

Acompanhar a saúde financeira é algo que muitos empreendedores esquecem frequentemente.

Mas é preciso ficar de olho em seu negócio o tempo todo, verificar o fluxo de caixa periodicamente e buscar manter um crédito saudável. 

É essa estrutura que vai te ajudar a reagir às adversidades ao longo do ano (como a alta dos preços e juros, ou até mesmo contratar mais funcionários). 

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.