Uma das questões que está super em alta nos últimos tempos é a colorimetria, já que muitos consumidores estão preocupados em compor seus looks considerando a relação das cores com suas características físicas. Além disso, a combinação entre as cores das peças está mudando muito!
Se você já percebeu esse tipo de comportamento no varejo de moda, temos algumas dicas que podem te ajudar a ir além do conforto e do design atraente quando for comprar roupas para estoque.
Sabendo que essa tarefa tem seus desafios, aproveite para aprender como combinar com os looks que irão compor sua vitrine.
Está preparado (a)? Então, é só continuar a leitura!
Por que é importante pensar na harmonização das cores na vitrine?
Não é segredo para ninguém que a tonalidade das peças é um fator decisivo para qualquer cliente no momento da compra. Portanto, é importante pensar sobre esse assunto no momento de combinar peças de roupas para acertar nos modelos exibidos na vitrine, pensando sobre o perfil de seus clientes e as cores que estão em alta na estação.
O que é válido ressaltar para aprofundarmos mais esse assunto é que harmonia entre os itens não significa igualdade, ou seja, as cores das peças não precisam ter cores iguais para se harmonizarem entre si.
O segredo, na verdade, está em combinar os detalhes. As estampas diferentes, por exemplo, também podem ser usadas com outras peças que tenham alguma cor em comum. Uma blusa floral pode ser usada com uma calça com a cor que contrasta com alguma das flores. Ou uma calça xadrez de fundo branco com uma blusa neutra e jaqueta jeans ou de couro.
Você também pode brincar com os opostos. Tudo vai depender do gosto de seus consumidores. Não há limites para a criatividade!
Então, sabendo que a regra não é usar conjuntos com peças exatamente iguais, mas sim complementar cada peça do seu look de vitrine com outras num conjunto harmonioso, vamos às próximas dicas.
Entenda o que é círculo cromático e como usar paleta de cores
Para acertar na hora de comprar as peças de suas coleções de roupas, é importante saber sobre o círculo cromático e todo o conceito de cores complementares.
Caso você queira usar a vitrine para apresentar uma blusa e um blazer de cores diferentes, que não tenham nenhum detalhe em comum, vale a pena usar cores de posições opostas no círculo cromático (ou seja, que são complementares).
Alguns exemplos que estão bem em alta são:
- peça laranja com outra em tom roxo;
- peça verde-musgo com outra em vermelho;
- peça amarela com outra que tem detalhes azul-royal;
- peças na cor pêssego com outra rosa-quartzo.
E como combinar as cores neutras?
Caso seu público seja composto por pessoas menos modernas, que não gostam de ousar e preferem não correr riscos, a melhor coisa é apostar em peças com cores neutras e básicas em pelo menos alguma das peças – como acontece com roupas pretas, cinzas, beges/areia, brancas etc.
Você pode usar algum item do look com uma cor bem chamativa, como um casaco ou moletom neon, e uma calça preta.
Já se preferir ter opções 100% neutras na vitrine, atente-se ao tom de pele do (a) cliente na hora de apresentar os produtos, já que algumas pessoas podem ficar “apagadas” sem ter um diferencial nada básico no look.
Roupas em tons de nude, por exemplo, não ficam boas para todo mundo! Isso depende muito da cor da pele.
Pessoas com peles claras ficam bem vestindo roupas com um tom de nude com fundo quente, como ouro e palha.
Já as peles um pouco mais escuras pedem itens com tecidos em tom marrom-claro, bege ou âmbar.
Enquanto isso, pessoas de pele negra se destacam com o castanho, berinjela, marrom-acinzentado ou marrom-bordô.
Deu para entender?
Existem algumas regrinhas da moda que vale a pena pesquisar um pouco mais se quiser ter um diferencial em sua loja. Independente do seu grau de conhecimento, o mais importante é combinar as cores sabendo o que mais valoriza o tom das peças escolhidas e também as características de seus clientes – além das peças que estão em alta em cada estação do ano.
Não se esqueça que para decidir isso, você pode conciliar trabalho com diversão. Na hora de escolher o que combinar, junte todas as opções disponíveis no seu estoque.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.