Quem opta por abrir uma loja de roupas, deve saber desde o início que essa responsabilidade vai muito além de escolher roupas para estoque, cuidar do lançamento de coleções ou montar uma boa vitrine!
O que vai moldar a qualidade da sua marca é a condição de manter um bom relacionamento com seus clientes.
Considerando isso, é importante reconhecer que nem todas as pessoas que chegam na sua loja serão iguais. Para algumas, fazer escolhas acaba sendo algo exaustivo – o que pode impactar o índice de vendas taxas da sua loja se não souber como atendê-los.
Felizmente, temos algumas dicas que podem evitar que isso seja um problema para os seus negócios. Continue acompanhando!
O que fazer para ajudar clientes indecisos?
Caso tenha alguma chance de perguntar para diferentes pessoas se gostam de ter várias opções, é provável que a resposta da maioria seja sim. Então, por que o excesso de opções pode se tornar algo ruim para alguém?
A resposta é a seguinte: mesmo que as pessoas queiram ter opções, essa mesma condição pode acabar se tornando uma espécie de fardo – o que se explica pela Lei de Hick.
Essa tese defende que há um aumento de tempo considerável quando alguém deve tomar uma decisão à medida que a quantidade de opções disponíveis aumenta.
Consequentemente, a demora para tomar decisões pode ser um problema tanto para um site de loja de roupas virtual quanto para uma loja física.
A tendência é que esses clientes desistam da compra, porque sentem-se paralisados nesse tipo de situação. Para não ter que tomar uma decisão, acabam optando por ter mais tempo, pensar melhor.
Isso tende a causar impactos no número de vendas, já que as pessoas que poderiam realizar a compra na sua loja vão sair sem nada e tem poucas chances de voltar.
Mas o que varejistas de moda e empreendedores podem fazer em relação a esse sentimento causado no consumidor? Veja abaixo!
Limitando escolhas, você limita o sentimento de paralisia
Sabendo que pode ser mais difícil convencer clientes a limitarem as escolhas oferecidas, o melhor é treinar seus vendedores para que não mostrem todas as opções disponíveis na loja e sejam claros em apresentar motivos que comentem/apoiem uma escolha determinada.
Apesar de nem sempre ser possível conseguir convencer clientes a reduzir opções, você tem o poder da sugestão. Eles tendem a confiar no que você ou seus vendedores dizem, porque enxergam todos como especialistas no assunto.
Dessa forma, quando algum consumidor está entre 5 opções, voltem seu olhar para apenas 2.
Antes de terem mais opções, se for possível, oculte algumas delas.
Diferentemente das lojas virtuais que podem esconder produtos com a forma que os exibem, na loja física você pode destacar determinadas opções, passando o foco para uma ou duas ao invés de várias.
Para exibir os peças de roupas que deseja vender mais e, ao mesmo tempo, omitir as outras opções, você pode usar a iluminação da sua loja e a disposição das prateleiras, por exemplo.
Mas é importante dizer que existe outro fator importante nesse caso além do número de possíveis escolhas. Vamos falar sobre isso no próximo ponto!
Faça com que as distinções entre as opções sejam perceptíveis
A habilidade de alguém tomar decisões está 100% relacionada com as vantagens das opções. Sendo assim, quando alternativas são visivelmente diferentes entre si, o consumidor tende a escolher o que percebe ser melhor de acordo com suas preferências.
Ou seja, se tiver 6 variedades de blusas do mesmo estilo, o desafio não será somente reduzir a quantidade elegível diante dos critérios do cliente, mas também estabelecer quais serão as diferenças entre as possibilidades de escolha.
Lembre-se: quanto mais opções disponíveis, mais semelhantes tendem a ser, o que torna a decisão do cliente mais difícil.
Geralmente, a diferença é muito sutil. Você deve torná-las nítidas e explicar quais serão os benefícios aproveitados.
Explique a recomendação da escolha
Algumas transações são complicadas por sua própria natureza. Talvez você esteja oferecendo uma peça de roupa mais cara, o que envolve uma avaliação de todos os detalhes – desde a cor e textura do tecido até a forma de pagamento.
A solução para esse tipo de situação é dividir o processo de escolha do cliente em etapas menores, que sejam mais administráveis.
Tomar decisões menores e mais definidas é mais fácil para alguém que costuma ser indevido, por ser algo mais fácil de processar.
Por isso, seus vendedores vão precisar explicar os motivos que fazem com que uma peça seja preferível a outra.
Incentive a agilidade na tomada de decisão
Mesmo não estando na condição de clientes, todos sabemos como é a sensação de ter que refletir muito diante de uma decisão, chegando ao ponto de não conseguir ver claramente quais são as melhores opções e, mesmo quando uma decisão for tomada, não chega a ser 100% satisfatória.
Isso acontece porque quanto mais tempo de leva para tomar uma decisão, em geral, menos confiança se tem sobre o que foi escolhido.
Por esse motivo, encorajamos que você ajude seus clientes a tomarem decisões rápidas. Afinal, quanto mais rápido os mesmos tomarem uma decisão, menor ou nulo será o seu sofrimento em razão de uma indecisão e maior será o índice de satisfação com a experiência de compra em sua loja.
Por incrível que pareça, fazer isso é algo muito simples. Você pode começar usando o preço, por exemplo.
Uma peça de roupa com baixo custo induz o que chamamos de compras por impulso, que são aquelas que os usuários fazem no calor do momento.
Outra opção é sinalizar que sua loja tem uma política de troca e devolução bem estruturada, dando a chance de troca caso opte por outro produto depois. Isso vai incentivá-los a comprar rápido e pensar melhor depois!
Quanto à questão financeira, nos dois casos, você está reduzindo os riscos de não vender nada.
Por que investir em estratégias para diminuir o sentimento de paralisia dos clientes?
Por tudo que já foi apresentado, a indecisão diante de várias escolhas vai reduzir as vendas e quantidade de clientes satisfeitos que sua loja pode atingir, então, é mais do que interessante se esforçar para diminuí-la.
Sua missão, nesse caso, sera analisar cuidadosamente todos os dados analíticos do perfil de seus clientes e descobrir quais são as suas preferências.
Isso vai te ajudar a colocar nossas sugestões em prática, além de possibilitar um treinamento de seus vendedores.
Tendo as estratégias certas para evitar esse comportamento, você verá como sua loja pode aumentar seu faturamento e ter as melhores taxas de conversão de clientes desde sua inauguração.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.