Loja de roupas: como você se apresenta aos seus clientes?

clientes de loja de roupas

Todo contato com seus clientes tem extrema importância e cada um deles é decisivo no processo de conquista almejando uma fidelização! Por isso, você precisa saber como se apresentar para todas as pessoas que visitam sua loja de roupas ou que demonstram interesse em saber mais sobre seu negócio.

É preciso, inclusive, preparar a sua equipe para que saibam aproveitar oportunidades. A ideia é que todos os membros do time estejam alinhados para apresentar o conceito da sua loja em qualquer encontro, ainda que sejam rápidos.

Dessa forma, logo de cara as pessoas vão reconhecer os diferenciais do seu negócio e mostram que o lugar certo para resolver seus problemas, é a sua loja física.

Como você vai resolver problemas atuando no segmento de moda? Oferecendo diferentes modelos, tamanhos e opções que atraiam seu público-alvo! Além dos produtos, também é importante que seu ponto comercial esteja em uma localização favorável aos seus clientes e tenham um preço condizente ao que buscam.

Vale lembrar que todas as características da sua empresa são convenientes para apresentar sua loja. Em razão disso, tudo tem que “se conversar” e convergir para o mesmo objetivo: ganhar a atenção do consumidor final e oferecer a melhor experiência possível a partir do momento que este tem o primeiro contato com sua marca.

Parece complexo, não é? Mas tudo fica muito mais fácil quando você define um objetivo e começa a criar estratégias para ter uma boa introdução com potenciais clientes. 

Continue conferindo para entender melhor!

O que você deve fazer em um primeiro contato com seu cliente?

Você sabia que uma pessoa leva em média 4 minutos para formar as primeiras impressões sobre algo ou alguém? É isso que diz um estudo da Universidade da Califórnia. Esse dado mostra o quão importante é ter uma boa apresentação (estética e também de conversa).

Por isso, é importante manter sua loja bem organizada e bonita, ter peças de roupa que chamem a atenção das pessoas que fazem parte do seu público, sorrir ao se comunicar, ter firmeza ao cumprimentar e transmitir tanto tranquilidade quanto  segurança ao falar de cada modelo de roupa presente em sua loja. 

Vale reforçar que outra questão muito importante é a limpeza. Os seus clientes irão se sentir muito mais confortáveis em um ambiente limpo. 

Faça a lição de casa: seja especialista no seu produto e no perfil do seu cliente

Pesquisar seu público é algo básico e fundamental para quem quer vender roupas.

Portanto, você deve ter o máximo de informações sobre o perfil do cliente que pretende conquistar e com certeza todo primeiro encontro será mais produtivo para ambos. 

Dedique-se em entender o contexto em que essa pessoa está inserida, conheça os detalhes de seu universo. 

Outro detalhe que pode cativar seu público, por exemplo, é deixar músicas de seu estilo preferido tocando na loja enquanto olham os produtos nas prateleiras.

Também vale a pena dedicar-se na decoração, disponibilizando detalhes que ninguém encontrará em outros lugares, mas que tem relação com as preferências das pessoas que frequentam sua loja (objetos relacionados com desenhos animados, filmes, séries ou até frases que façam sentido com o estilo da loja). 

Por fim, não podemos encerrar esse tópico sem falar sobre seu estoque, né?! Tudo que for disponibilizado como mercadoria precisa agradar seu público – afinal, se não for assim, ninguém comprará nada em sua loja.

Você precisa saber o que essas pessoas gostam, usam e precisam para as mais diversas ocasiões. Dessa forma será possível ter a solução perfeita para todos os problemas dos seus consumidores e ao mesmo tempo uma referência para eles.

Não deixe de demonstrar interesse por seu cliente! 

As pessoas que visitam sua loja devem se sentir especiais e reconhecer que realmente são.

Por muito tempo acreditava-se que o bom vendedor era aquele que tinha lábia e sabia fazer piadas na hora certa. Mas de um tempo pra cá esse conceito mudou! Bom vendedor é aquele que sabe ouvir e identificar os problemas do seu cliente, sem que necessariamente a questão seja mencionada no sentido literal.

Esses consumidores querem comprar sim! Porém, ainda são pessoas que precisam de pessoas. Isso nos leva a entender que não é só vender. É estar interessado em fazer com que seu cliente tenha certeza que está no lugar certo desde a primeira conversa.

Como o varejo de moda é um mercado com concorrência acirrada, os clientes certamente tem diversas opções. Sabe onde vão sempre ter boas experiências? Em lugares que atendem a maioria de suas necessidades. 

Pode parecer até algo óbvio e redundante, porque todos os empreendedores teoricamente já deviam estar envolvidos com o público que compra seu produto. Só que infelizmente a prática de demonstrar interesse pelos problemas dos consumidores ainda fica muito só no papel. 

Eis a sua chance de ter uma loja de roupas que se destaca ao se apresentar para um cliente. Anote os seguintes conselhos: 

  • Não deixe que seus vendedores falem demais e monopolizem a conversa;
  • Não diga para o cliente o que deve ser feito antes de ouvi-lo; 
  • Evite ao máximo que sua conversa com o novo cliente seja interrompida; 
  • Haja sempre com máximo respeito com todos que entrarem em sua loja.

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.