O interesse de qualquer empreendedor, ainda mais do dono de loja de roupa, é bem claro: vender! Se é o seu caso, chegou ao lugar certo.
Esse conteúdo foi produzido com a finalidade de apresentar melhorias para lojas de roupa e assim promover resultados de crescimento.
Para começar, você precisa saber que existem diversos fatores que podem influenciar nessa positiva mudança. O desempenho de uma loja depende do entendimento de algumas especificidades que devem fazer a diferença em qualquer plano de negócios.
É claro que não estamos propondo uma receita de bolo ou que vamos apresentar um passo a passo para toda e qualquer realidade. Não existe nenhuma fórmula direta e definitiva para garantir o segredo do sucesso. Porém, alguns insights podem te ajudar a expandir o alcance da sua marca e alcançar as metas de venda.
Se interessou pelo assunto? Então, continue acompanhando este conteúdo para não perder mais tempo e finalmente conseguir alavancar suas vendas como sempre quis.
Chegou a hora de falarmos sobre os principais pontos que deve considerar se quiser vender roupas e ter sucesso.
- Reflita: o que mais vende em loja de roupa?
Se já está há anos investindo no mercado do varejo de moda ou está apenas começando, o mais importante é que você identifique quais são as peças mais populares de seu negócio.
Quando você identifica o que realmente atrai seu público-alvo, de antemão tem o que precisa para criar estratégias que vão te diferenciar dos concorrentes e agregar valor à sua loja.
Dessa forma você também já pode começar a compreender quais são as ameaças e quais são as oportunidades que podem ser exploradas para encantar cada vez mais pessoas. A consequência dessa avaliação será uma empresa mais competitiva e bem estruturada!
- Não fuja do óbvio!
É bem provável que você já tenha pesquisado sobre este tema e até tenha lido outros artigos que considerou superficial só porque recomendavam que você estudasse seu público a fim de conhecê-lo, que analisasse a concorrência e nunca pare de estudar o mercado.
Por mais clichê que isso pareça, são questões importantes que fornecem informações valiosas para quem não quer continuar na estaca zero ou até mesmo correr o risco de fechar as portas.
Sendo assim, não se esqueça dos primeiros passos ao longo da sua trajetória como empreendedor. Use o básico para ir mais longe e assim elaborar estratégias eficientes que te colocam no caminho certo para alcançar seus objetivos.
É questão matemática: saiba quem é o seu consumidor + faça da sua loja a melhor pensando no seu público = fature como nunca antes e menos do que vai faturar num futuro próximo.
- Entenda que preço é diferente de valor
Já percebeu que as grandes empresas de moda aumentam o número de vendas todos os anos sem precisar dar descontos? Aliás, até é possível que dêem desconto, mas sabem exatamente qual o momento certo para fazer isso.
Isso acontece porque essas potências entendem que preço e valor são coisas diferentes. Ficou confuso? Vamos explicar:
- Preço é o custo que o cliente tem para adquirir determinado produto;
- Valor é o que o cliente recebe por usar determinado produto.
Ou seja, o preço tem relação com a quantidade de dinheiro investida e o valor é inestimável, porque está ligado com a experiência e qualidade.
Quando você aprende a gerar valor para seus produtos, não importa o quanto custam, sempre serão vendidos. É assim que você vai conseguir aumentar seu faturamento com os produtos que disponibiliza em sua marca.
- Aprenda como vender peças o ano todo
Tendências vêm e vão, assim como as estações e as datas comemorativas. Sabe o que isso quer dizer? Ao longo do ano você tem diversas oportunidades de explorar produtos e bater suas metas.
Mas como vender quando as pessoas não querem comprar ou gastar dinheiro?
Como empreendedor, você certamente aceita que nem sempre o mês será bom por conta da sazonalidade e das oscilações de mercado. Sendo assim, a conformidade faz com que a fase ruim seja uma realidade ano após ano no seu negócio.
Porém, é preciso pensar que há momentos em que as pessoas não se importam em gastar (como em datas celebrativas ou quando precisam renovar o guarda-roupa para ter looks conforme às condições climáticas) e que em outros momentos as pessoas querem gastar menos.
Para chamar a atenção de clientes e convencê-los de comprar roupas em sua loja, você precisa APARECER.
Lembra que falamos que os descontos são bem-vindos em momentos oportunos? Então. Quando perceber que o mercado não está favorável para vendas, chega o momento de tirar a carta da manga! Inclusive, é uma excelente forma de evitar que produtos fiquem parados em seu estoque.
- Dedique-se em ter o melhor pós-vendas do mercado
Muitas lojas perdem dinheiro e novas vendas porque não consideram nenhuma estratégia de melhoria para o pós-venda! Isso é um tremendo erro.
Pense bem: depois que um cliente recebe o produto adquirido, torna-se um cliente inativo. Os que voltam são aqueles que consideramos como fiéis, clientela recorrente ou até freguês.
O problema é que a maioria dos que chegam na sua loja vão para a lista de inativos.
E qual seria a solução? Investir no pós-venda tanto quanto investe na conquista!
Programas de fidelidade, cashbacks ou campanhas de recompensa por compras recorrentes são verdadeiras minas de ouro para sua loja.
Atenção: quando falamos em ter um bom pós-vendas não estamos nos referindo somente à qualidade de atendimento, já que isso faz parte do mínimo que sua loja deve oferecer. Os seus atendentes e vendedores precisam ser bem instruídos e treinados para que seu cliente enxergue valor em comprar da sua marca.
Me conta, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo. Então saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.