Se chegou aqui, você já pensou em trabalhar com dropshipping (ou ao menos está considerando essa possibilidade).
O dropshipping, em si, é um modelo de venda ecommerce que tem crescido muito nos últimos anos.
Isso acontece porque é uma forma de empreender com baixo investimento inicial. Mas já adiantamos que sua execução exige total empenho e dedicação do empreendedor.
Este modelo de vendas precisa de um fornecedor com estoque próprio para que você possa vender tais produtos na internet. E esses fornecedores são os responsáveis por tal logística de armazenamento (manutenção de estoque), separação de produtos e envio dos pedidos.
Dessa forma, a sua responsabilidade como dropshipper será cuidar das vendas, das estratégias de marketing e do atendimento ao cliente.
Seu foco será acompanhar o pedido do início ao fim para garantir entregas no prazo e, consequentemente, a satisfação dos clientes.
Algumas estratégias são necessárias para que isso funcione!
Vamos falar sobre isso, então?
O que fazer para trabalhar com dropshipping?
Como mencionamos, para trabalhar com dropshipping você não vai precisar manter um estoque, mas sim se dedicar em fazer com que sua loja seja conhecida.
Para dar os primeiros passos, você vai precisar se planejar e se organizar adequadamente para encontrar os melhores fornecedores, além de conseguir definir os produtos certos para o público-alvo que deseja atingir.
Conheça algumas etapas a seguir!
Defina um nicho de mercado
Um dos passos mais importantes será começar entendendo qual será o seu foco. Ou seja, para quem você deseja vender.
Isso é algo importante porque seu nicho de mercado específico será útil na hora de escolher os produtos certos para a sua loja.
Ao definir um nicho, você também terá mais direcionamento para as próximas decisões (como escolher a forma de divulgação, os melhores canais de vendas e os próprios fornecedores ideais).
Faça uma lista com os produtos que pretende vender
Você só vai encontrar produtos para dropshipping se fizer uma busca na internet (o que inclui redes sociais e até ferramentas do Google) para saber quais pesquisas estão em evidência para o grupo de pessoas que você considera como clientes.
As informações obtidas com essas buscas podem resultar em insights sobre itens que serão disponibilizados em seu e-commerce.
Um exemplo de ferramenta é o Google Trends, que mostra quais buscas estão em alta no Google e é super interessante para descobrir se há demanda para cada produto.
Além disso, lembre-se de realizar um estudo sobre a viabilidade de compra dos seus produtos. Lembre-se: não é porque existe um fornecedor no mercado produzindo o que você pretende anunciar que tal item poderá ser vendido no seu dropshipping.
Conte com fornecedores especialistas em dropshipping
O que vai ditar o sucesso do seu negócio é a qualidade dos seus produtos, e isso tem a ver com a competência geral de quem irá fornecê-los.
Ao saber que você não vai ter contato direto com os produtos nos processos de entrega, o mais interessante é fazer algumas considerações sobre escolher um fornecedor nacional ou internacional para trabalhar com dropshipping no Brasil.
Sendo assim, quer saber quanto custa um produto? Então, faça uma análise de quanto (R$) os concorrentes estão cobrando para revender o mesmo (ou semelhante) produto e entenda se a margem de lucro estimada realmente vale a pena.
Vale lembrar que, dependendo do fornecedor, pode existir uma taxa mínima para a compra, já que o valor pelo serviço ou produto deve entrar no seu cálculo da margem de lucro.
Também procure saber sobre como os produtos serão enviados, verificar a forma com que o fornecedor vai realizar esse serviço é importante pois afetará a experiência do cliente e, dessa maneira, terá menor impacto sobre a percepção da sua marca.
Estipule seus principais canais de venda
Apresentar um bom canal de vendas faz toda diferença!
Além de um design responsivo, você precisa pensar que deve atender às expectativas dos seus consumidores só pela internet.
Para que isso seja possível, a melhor opção é escolher uma plataforma de e-commerce que dê o suporte necessário para proporcionar a melhor experiência de compra e a segurança para seguir com o seu negócio livre de preocupações.
Mesmo que você comece com um marketplace (como Mercado Livre, Amazon, Shoppe ou AliExpress, por exemplo), são plataformas bem estruturadas e sem dificuldades para construção de uma marca própria no mercado.
Se você quer ter uma loja reconhecida e está procurando por fornecedores para seu negócio dropshipping, o mais indicado é criar tudo do e-commerce do zero.
Como você pôde ver com os próprios olhos, trabalhar com vendas por dropshipping no Brasil pode ter muitas vantagens!
Todo sucesso dessas vantagens vai depender da sua preparação e seu estudo adequado para começar a conquistar o seu espaço e fazer esse negócio faturar no próprio segmento.
Decidiu que quer entrar nesse universo? Podemos te ajudar ainda mais com os conteúdos disponíveis e possíveis atualizações sobre o mercado.
Esperamos por você!
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.