Saiba como fazer negócios na internet sem correr riscos em 2023

fazer negócios na internet

Você já pensou em vender roupas correndo menos riscos? Apostar na internet pode ser uma alternativa para vender muito mais, alcançando mais pessoas e tendo facilidade em se comunicar com seu público. 

Além disso, essa é a melhor forma de reduzir os custos fixos e manter um monitoramento de todos os resultados em tempo real!

Esses são alguns dos benefícios que a venda digital proporciona. Porém, para alcançá-los, você vai precisar saber como fazer negócios na internet para aproveitar as melhores oportunidades de 2023.

Por que optar por vender na internet?

O mundo virtual já estava crescendo e ganhando espaço no coração dos consumidores! No entanto, desde o ano de 2020, as pessoas estão cada vez mais fazendo pesquisas na internet e optando por comprar online.

Por sua vez, os vendedores aproveitam  para colocar seus produtos à venda justamente na internet, tendo o que é necessário para atender a demanda do varejo de moda virtual.

E você? Também está considerando essa transformação digital dos últimos anos para impulsionar suas vendas?

Se for o caso, não pense que é só começar de qualquer jeito e achar que vai ter sucesso nas vendas online.

É preciso muita pesquisa e dedicação para transformar possibilidades em ações, o que inclui diferentes estratégias, algumas ferramentas e os melhores canais.

Hoje preparamos um artigo completo para orientar você nas vendas online! Assim você não vai mais correr riscos e terá os melhores resultados em 2023.

Leia até o final para entender o que precisa para vender pela internet sem correr riscos.

Afinal, como vender pela internet?

Quem ainda não acredita no poder das vendas online pode até se sentir perdido ou ter receio desse tipo de investimento num primeiro momento.

Ao longo desse conteúdo, você vai perceber que existem diversas possibilidades para vender pela internet. No fim, o que realmente vai fazer diferença é conseguir atender bem os consumidores do segmento escolhido.

A preocupação com o melhor atendimento possível vai lá, já que os consumidores estão mais acostumados a comprar roupas em lojas físicas.

A grande diferença do online, então, está na maneira que você escolhe comprar roupas para revender e na comunicação com seu consumidor (até porque o consumidor não vai até uma loja sua, experimentar os produtos e nem conversar olho no olho com um vendedor disponível).

Por isso, esse tipo de negócio vai exigir algumas medidas para transmitir confiança ao comprador, principalmente oferecer informações que precisam.

Como vendedor (a) de roupas você também terá responsabilidades: planejar bem o seu negócio, saber o máximo possível sobre seu público, escolher um bom nome para a loja, encontrar fornecedores, entre outras atividades.

Se você fizer sua parte e oferecer uma boa experiência de compra, terá muito mais chances de sucesso na internet.

Confira mais detalhes de todos esses passos para realmente saber como funciona a venda pela internet!

Vantagens de vender pela internet

A quantidade de e-commerces no Brasil revela o poder das vendas online. Mas o que os empreendedores ganham com esse modelo de negócio?

Veja abaixo algumas das principais vantagens de vender pela internet:

  • Canal de vendas disponível para o cliente a qualquer hora;
  • Possibilidade de atender clientes em todo o território nacional (e até internacional, se conseguir atender essa demanda); 
  • Trabalho com horários flexíveis;
  • Mais autonomia para gestão de negócio;
  • Economia considerável nos custos operacionais;
  • Você consegue atrair cada vez mais consumidores;
  • Maior taxa de fidelização;
  • Retorno real e progressivo com investimento em marketing;
  • Ferramentas para monitorar seus resultados e facilitar o desenvolvimento do seu negócio.

Conheça os principais canais de vendas online

A experiência de vender pela internet é algo muito individual, porque é possível colocar isso em prática de diferentes formas.

Estamos falando especialmente sobre o canal de vendas utilizado ou até mesmo o tipo de produto que você oferece.

Considerando o varejo de moda, que é nossa especialidade, isso pode variar ainda mais por causa das preferências dos públicos de cada nicho.

Conheça abaixo alguns formatos de vendas que você poderá utilizar além das redes sociais (que já são mais conhecidas):

Lojas virtuais

Uma loja virtual é o tipo de canal de vendas mais utilizado no comércio eletrônico.

Basicamente, é  um ambiente que pertence exclusivamente à sua marca (tendo a própria estrutura,  identidade visual e gestão de vendas).

No geral, as lojas virtuais são criadas em plataformas e-commerce, que são as ferramentas disponibilizadas para gerenciamento de uma loja virtual. 

Nesse caso, o empreendedor cria a interface em que o cliente vai navegar e compra os produtos que vai exibir.

Marketplaces

Você sabia que as marketplaces foram responsáveis por cerca de 80% do faturamento do e-commerce brasileiro em 2020?

Isso foi possível porque esses canais reúnem vários lojistas em um mesmo lugar, que cadastram suas mercadorias na mesma estrutura online.

Alguns dos marketplaces mais conhecidos são Mercado Livre, Amazon, Magazine Luiza e   Shopee. Por terem conquistado sua autoridade no mercado digital, todas elas têm grande visibilidade e geram confiabilidade tanto para os lojistas quanto para os clientes.

Mas também existem marketplaces focados em nichos, como Enjoei ou SHEIN no caso do varejo de moda.

App para e-commerce

Para vender roupas online você também pode optar por criar seu próprio aplicativo de vendas para dispositivos móveis.

Os apps costumam aproximar o consumidor da marca, já que disponibiliza algumas facilidades interessantes (como notificações para o celular sempre que houver alguma oferta ou novidade).

Independente do porte, muitas lojas conseguem incentivar o uso do aplicativo ao invés de site do e-commerce justamente para estreitar relações.

Venda por encomenda

O que você acha de ter uma vitrine virtual sem precisar manter um estoque? E olha que nem estamos falando sobre dropshipping, hein?! Preste atenção.

Nesse formato, você atua como um intermediário entre o comprador e o seu fornecedor. Ou seja, você vai apresentar os produtos da sua coleção no canal de sua preferência (podendo ser até mesmo o WhatsApp) e receber os pedidos.

Depois você repassa esses pedidos ao fornecedor de roupas que fez parceria e recebe o produto. 

Por fim, o método de entrega é combinado entre sua loja e o cliente.

Esse método de venda permite que você minimize os custos de uma loja de roupas e não exige custos com um estoque físico, o que é muito atraente para quem vai começar a vender pela internet este ano.

Apesar de ser uma alternativa satisfatória e bem eficiente, é preciso ter controle de vendas e bom planejamento logístico para conseguir lucrar mantendo uma boa gestão!

Leia também nossas 8 dicas para empreender melhor em 2023 com uma loja de roupas

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.