Saber trabalhar com gatilhos mentais é uma dádiva para quem pretende ter sucesso nas vendas, independente do segmento que esteja investindo.
Dizemos isso porque na maior parte das vezes, as decisões de todo ser humano são tomadas inconscientemente. Sendo assim, essa estratégia gera estímulos que ficam responsáveis por facilitar as coisas para o cérebro, conduzindo-o a uma resposta sem gastar nenhuma energia – o que gera certo alívio para a mente!
Ou seja, as empresas que utilizam dos gatilhos incentivam tomadas de atitudes que são recebidas pelo inconsciente das pessoas que fazem parte de seu público e, consequentemente, são induzidas a agir no “piloto automático”.
A técnica de usar gatilhos mentais já é muito comum no meio do marketing. Por isso, passou da hora de você procurar mais informações sobre o assunto e finalmente ter o que você sempre quis quando idealizou inaugurar uma loja de roupas.
Continue acompanhando!
Mas o que é gatilho mental?
Como foi apresentado de forma mais simples anteriormente, o gatilho mental é um estímulo rápido que promove uma decisão de maneira automática.
Com essa técnica o cérebro toma essa decisão de forma inconsciente, sem ter qualquer tipo de desgaste e se resguarda para preocupações relacionadas a outras escolhas que sejam consideradas importantes ou mais complexas.
Quer exemplos? Vamos lá. Quando você acorda, pode não perceber, mas já é obrigado a decidir se vai desligar o despertador e ficar mais alguns minutos deitado ou levantar da cama, não é mesmo? Depois, ao longo do dia, você faz refeições e em cada uma delas precisa decidir o que vai colocar no prato. Esses são só alguns exemplos de todas as outras que teremos até a hora de deitar.
São diversos pontos que podem implicar em decisões, nas quais você poupa energia e faz escolhas automáticas. São essas escolhas que conhecemos como gatilhos mentais!
Como usar gatilhos mentais para vender roupas?
O segredo para vender mais em sua loja de roupa é entender quais são os motivos que conquistam seus clientes para que comprem seus produtos e qual o processo de tomada de decisão é feito por essas pessoas, porque dessa forma será mais fácil criar estratégias de comunicação que facilitem a jornada de compra.
Mas, antes que sejam colocados em prática, como saber que você está usando os gatilhos mentais da maneira correta? Você vai precisar da ajuda do neuromarketing.
É muito comum encontrar técnicas de marketing que aproveitam do sentimento para aproximar clientes e lojas – como, por exemplo, enviando um brinde especial exclusivo pela compra de peças de roupas específicas ou fazendo descontos inéditos para fechar uma venda antes de virar o estoque.
Atenção: ainda que sejam extremamente eficientes, os gatilhos mentais devem ser utilizados com muita responsabilidade, ética e preparo financeiro. Jamais incentive que seus vendedores mintam durante as abordagens ou exagerem em suas ações somente para convencer uma pessoa que ainda não se decidiu.
Tenha em mente que seu maior objetivo no mercado é proporcionar a melhor experiência do cliente com sua marca! Sendo assim, não vale perdê-lo para tentar ganhar mais uma única vez.
Quais são os melhores gatilhos mentais para utilizar no varejo de moda?
Vamos apresentar aqui alguns exemplos de gatilhos mentais muito usados no mercado do varejo de moda, já que são ferramentas poderosas tanto para soluções de vendas das lojas de roupa físicas quanto das lojas virtuais.
Gatilho que promove prazer ou “afaga” a dor
A maioria das empresas relacionadas à moda utilizam esse gatilho ao longo de todo o ano. Nesse caso, as marcas propõem uma transformação com seus looks, alegando que somente as peças de suas coleções podem trazer mais motivação e prazer para a vida de seus clientes. Dessa forma, a sensação de ser recompensado (a) será estimulada e começa o processo de automatização dos pensamentos até que a compra seja consumada..
Para usar esse tipo de técnica, você vai precisar estudar sua persona, conhecer as principais dores de seus clientes e buscar informações sobre o que promove satisfação para que vejam seus como sonho de consumo ou necessidade, ao ponto de desejar usá-los para ir a qualquer canto (inclusive em ocasiões especiais).
Outra forma de mandar toda dor embora é apresentando os diferenciais positivos de suas peças, porque dessa maneira seu cliente deve encontrar na sua marca a oportunidade de resolver todos os problemas que tem quando precisa escolher o que vestir.
Gatilho de estimular a confiança
Antes de se tornar cliente recorrente, a pessoa comprava em sua loja na primeira vez. Ou seja, crie uma relação transparente e direta com seu público para que se sintam não só valorizados, como também envolvidos no seu mundo! Quando confiam no que você diz, consequentemente dão uma chance de conhecer seus produtos. Se gostam do que você diz e do seu produto, temos tudo que é necessário para uma relação de confiança e mais indicações.
Inclusive, uma das estratégias que tem funcionado muito bem para gerar confiança em qualquer público é a presença omnichannel. As pessoas confiam muito mais em uma loja com atendimento rápido e acessível, tanto presencialmente como por meios digitais.
Gatilho de valorização ou significância
Quem não gosta de se sentir especial, né? Não é difícil se apaixonar por alguém que te ouve, que demonstra seu valor em simples atitudes, que te faz se sentir único (a) e importante. O mesmo se aplica aos relacionamentos entre loja de roupas e clientes!
Se você tratar seus clientes como únicos no mundo e demonstrar por meio de ações personalizadas que nenhum deles é só mais um nome na lista de contatos, certamente terá uma grande surpresa com seus resultados.
Deixar um bilhete escrito à mão com o nome do comprador nas sacolas quando for entregar as peças adquiridas, dar um brinde exclusivo da loja, enviar uma mensagem ao longo da semana pedindo um feedback da última compra realizada são alguns exemplos da estratégia utilizada para trabalhar esse gatilho.
Essas técnicas são super bem-vindas no pós-venda e, consequentemente, em processos de fidelização. Dessa forma você encanta seu público e a grande maioria das pessoas voltam a comprar de você!
Gatilho mental que dá ideia de escassez
Sem dúvida nenhuma o gatilho da escassez é um grande aliado das lojas de vestuários. Nesse caso, as pessoas compram os produtos de seu interesse o mais rápido possível por medo de perder a chance de tê-los (especialmente quando estão com um valor acessível).
Como já é de se imaginar, esse gatilho estimula que as decisões de compra sejam mais rápidas – o que acontece quando você diz que há poucos modelos no estoque, número limitado de cupons de desconto ou que são peças de coleções que não vão mais voltar para sua vitrine.
Gatilho que desperta o senso de urgência
Você já deve ter percebido que o gatilho da urgência se assemelha muito com o de escassez, porque ambos usam do medo de perder uma oportunidade que nunca mais voltará a aparecer. No entanto, o gatilho associado à urgência tem mais a ver com o tempo do que com a disponibilidade.
Geralmente é utilizado em campanhas com tempo limitado, lançamento de coleções e sempre vem com expressões como “não perca!”, “só até amanhã” e/ou contagens regressivas.
Gatilho mental da prova social
As redes sociais reforçam o poder do gatilho da prova social e comprovam que a maioria das pessoas tomam decisões com base no que os outros pensam, gostam, vivem ou esperam de outras pessoas.
Mas isso não é nenhuma novidade. As tendências de moda sempre funcionaram dessa maneira e quando determinado tipo de roupa está sendo muito usado por várias pessoas (inclusive as que são consideradas como influentes), todo mundo também quer fazer parte disso.
Se quiser usar esse gatilho em sua loja, mostre quantas pessoas já compraram e confiaram na sua marca, tenha um painel de fotos dos seus clientes nos provadores e apresente simples depoimentos sobre o que dizem sobre sua marca.
Não se esqueça de também trabalhar isso com força nas redes sociais! Quanto mais clientes demonstrarem satisfação com a sua loja, mais pessoas tendem a confiar em seu empreendimento antes mesmo de conhecê-lo pessoalmente e terão mais vontade de comprar com você também.
Gatilho do conhecimento de mercado ou autoridade
Essa estratégia serve para situações em que você precisa mostrar ao seu público que você tem conhecimento e experiência em seu mercado, sendo também considerada como uma autoridade e referência perante seus concorrentes.
Para isso você vai precisar trabalhar com conteúdos, dar dicas, promover workshops, fazer tutoriais, mostrar curiosidades sobre as peças das novas coleções, falar sobre as atualizações da indústria da moda e muito mais!
Gatilho mental de humanização
A humanização tem ficado cada vez mais importante para as pessoas em geral. Isso porque somente uma pessoa sabe a importância de se relacionar com outra pessoa que tem sentimentos, problemas, sonhos, pensamentos e muito mais.
Quando nos comunicamos, ainda que não seja com pessoas próximas, é possível gerar identificação. É esse gatilho que proporciona uma conexão com seu público, mostrando que há uma pessoa por trás da marca e que seu cliente irá se identificar.
Fique na sua loja, encontre seus clientes, mande fotos no WhatsApp do atendimento. Essas atitudes simples podem mudar tudo!
Esses são apenas alguns dos principais gatilhos mentais que existem para que você tenha mais sucesso com seu negócio e comece a vender mais!
Lembre-se que o planejamento é tudo. Por isso, veja se as estratégias apresentadas se encaixam em sua realidade e analise se pode funcionar para oferecer um resultado melhor!
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós da Miggos temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.