Qual varejista de moda não gostaria de ter o melhor mix de produtos para a sua loja de roupas? Imagine saber como escolher peças de roupa que não irão ficar paradas no estoque! Para isso, primeiro é preciso saber como fazer compras para estoque.
Pensando sobre o assunto e tendo amplo conhecimento sobre o mercado de varejo, podemos dizer que o preparo começa com pesquisas sobre as principais tendências de moda antes de fechar seu pedido, além de estudar e acompanhar determinados pontos que são essenciais para ter boas estratégias de compras.
É sobre tudo isso que vamos falar hoje. Entenda de uma vez por todas como fazer compras assertivas com as dicas exclusivas da Miggos!
Procure saber tudo sobre o seu público
Existe algo muito importante a se fazer para abrir uma loja de roupas, que é definir o público-alvo a ser atendido. Isso é necessário mesmo se você não for trabalhar com nichos de moda mais específicos.
O ideal é ter um público bem definido para conseguir começar a projetar loja e depois ter melhores ideias para pensar em estratégias de diferentes departamentos (o que vai desde a escolha dos modelos de roupas que serão vendidos até às ações de marketing).
É interessante considerar que tudo na sua loja de roupas será usado como uma forma de se comunicar com as pessoas. Portanto, para ter sucesso em todas as estratégias, você vai precisar se dedicar em encontrar a maneira correta de conduzi-las para atrair mais clientes.
Estudar seu público é a base para qualquer estratégia, porque o sucesso de cada ação vai depender diretamente do comportamento de compra dessas pessoas.
Para garantir que os melhores meios de conhecer sua persona estão sendo usados, acompanhe as principais tendências de mercado (em especial as que agradam os seus clientes).
Além de fazer compras para estoque mais assertivas, você vai ter a chance de ter êxito em outras responsabilidades do seu negócio.
Existem perguntas que podem te ajudar nesse quesito. São elas:
- Qual tipo de conteúdo costuma atrair mais seu público?
- Onde e como essas pessoas consomem conteúdo? (identificando de buscam saber sobre o varejo de moda pela internet, por revistas, programas ou propagandas de televisão, programas de rádio, e-mail marketing etc);
- Os clientes da sua loja estão seguindo as tendências de moda? Se sim, qual o principal estilo aderido por eles?;
- Qual é a prioridade dos seus clientes: preço, qualidade ou tendências? (o que chama mais atenção deste público na hora que vão comprar roupas?).
Faça uma análise seguindo essa linha de questionamentos! Isso, inclusive, deve ser feito com frequência para conseguir atualizar as informações sobre seu público ideal e determinar as melhores estratégias para a sua loja.
O que importa é sempre pensar em ações que sigam uma linha bem próxima ao raciocínio de seus consumidores.
Utilize suas redes sociais como uma ferramenta para pesquisas
Não dissemos que trabalhar redes sociais era muito mais do que se limitar a postar looks? Pois bem, essa ferramenta é útil para conseguir informações importantes sobre seu público rapidamente. Mas isso também não é feito de qualquer jeito!
Comece utilizando recursos para encontrar a rede social em que seu público está presente com mais força e que seja a plataforma que eles mais consomem conteúdo.
É justamente por meio da rede social mais utilizada por essa pessoa que você vai conseguir encontrar tendências que os seus clientes estão acompanhando, além de conseguir analisar os concorrentes que eles também seguem e o mix de produtos que procuram em lojas de roupa.
Na intenção de conseguir as respostas que precisa, você pode selecionar alguns clientes fidelizados e fazer perguntas usando as ferramentas de determinada rede social (como a enquete ou a própria caixa de perguntas, por exemplo).
Outro ponto que pode te ajudar é conseguir identificar quais são as marcas que seus clientes seguem e os influencers que acompanham.
Comece a ter um olhar mais voltado ao tipo de produto que as marcas do mesmo nicho que você atua estão vendendo e aos produtos que os influencers usam e divulgam ao invés de usar o perfil só para ter curtidas ou comentários.
Todo detalhe identificado pode servir como informação sobre futuras tendências, o que te ajuda a compor um mix de produtos para as próximas estações (tendo a chance de montar um estoque certeiro).
Também é interessante lembrar que quanto mais estratégicas forem suas publicações, mais fácil será de usar as redes sociais como um canal de venda além da loja física, podendo chegar em pessoas que não estão necessariamente próximas ao seu ponto comercial e não conheceriam sua marca se não fosse o poder do digital.
Ou seja, as redes sociais te ajudam a montar um estoque de roupas perfeito e ainda promovem mais vendas.
Ah! E temos mais uma dica interessante. Lembra do esmalte da Giovana Antonelli que causou alvoroço em todo Brasil? Pois bem, este é um exemplo clássico que te mostra o quanto vale a pena seguir as redes sociais do elenco de novelas se o seu público é noveleiro de carteirinha.
Muitas novelas já tiveram tal repercussão. Sendo assim, essa é mais uma forma de antever o que os clientes irão procurar na sua loja e não pode faltar na sua compra para estoque.
Diante de todas essas informações, programe-se para tirar um tempo do seu dia (ou solicite que alguém da sua equipe faça isso) para olhar as redes sociais e ter como verificar qual o comportamento de consumo do seu público. Não se esqueça, perder conteúdo de 1 só dia pode ser o suficiente para te atrasar em relação a concorrência.
Não esqueça de considerar seu histórico do fluxo de vendas
Se já tiver experiência de mercado, você pode analisar no dia a dia o que realmente vende, não é mesmo?
Desse modo, é sensato observar como anda o fluxo de vendas da sua loja atualmente e comparar com coleções passadas.
Quais peças de roupa foram mais vendidas? Quais produtos ainda estão parados no estoque? Essas perguntas são cruciais e necessárias para tomar decisões de compras futuras para reposição de estoque.
Outro passo que faz parte dessa ação é definir uma certa frequência de compras que são feitas para compor o estoque e as prateleiras da sua loja e quantos dias de vendas a quantidade adquirida deverá suprir.
Determinando uma frequência será possível fazer compras mais assertivas e que ofereçam novidades aos seus clientes.
Por fim, mas não menos importante, se realmente quiser apresentar as melhores tendências de moda para os seus clientes e não abrir mão da qualidade, conheça as coleções disponíveis no site da Miffos!
Temos praticidade, diversas opções de modelos, peças de qualidade, facilidade de pagamento e você ainda pode fazer as compras sem sair de onde está.
Entenda melhor acessando nosso site!
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.