Empreender no varejo de moda e manter uma loja aberta é um grande desafio por vários motivos. Isso porque existem vários pontos que precisam de atenção, especialmente quando tem a ver com estratégias relacionadas à experiência dos clientes com a marca.
Além disso, ainda é preciso manter o ambiente sempre organizado e convidativo para que as pessoas estejam confortáveis durante as compras.
Pensando nisso, você já pensou sobre como a arquitetura de uma loja de roupas merece a atenção dos lojistas?
Considerando que esse é um dos fatores mais importantes para chamar a atenção das pessoas e servir como um convite para que entrem na loja, podemos dizer que deveria ser encarado como prioridade.
Inclusive, ainda que poucos empreendedores saibam, a arquitetura comercial é como um retrato das estratégias de marketing adotadas por sua marca, mantendo em mente o objetivo de aperfeiçoar a experiência de seus clientes e estimular as compras.
Para saber mais sobre arquitetura de lojas e sua importância para as estratégias de vendas, continue acompanhando!
Qual a relação da arquitetura da loja com a sua marca?
Abrir uma loja de roupas vai muito além dos processos burocráticos de registro ou de conseguir um ponto comercial. Veja abaixo tudo que conecta a arquitetura da loja com a construção e expansão da sua marca de roupas:
Estratégias de marketing
Não dá para falar sobre arquitetura de uma loja sem pensar em cada detalhe do que é apresentado em estratégias de marketing da sua marca. Isso é bem nítido para todos em qualquer segmento – como, por exemplo, nas grandes redes de fast-food americanas. Existe um padrão em todos os estabelecimentos, o mesmo que é apresentado em propagandas ou redes sociais.
Não é engano pensar que essa medida contribui para o sucesso dessas potências do mercado. Por isso, é de extrema importância que você crie toda a identidade visual da sua loja de roupas e adeque a estrutura interna do ponto físico de acordo com o marketing planejado.
Dessa maneira, os clientes vão se lembrar da marca com mais facilidade e associam os elementos encontrados com o consumo. Consequentemente, haverá maior interesse por parte deles em visitar seu estabelecimento e isso tende a acabar em mais vendas.
Para saber mais sobre como trabalhar essa área em sua loja, confira nosso conteúdo “Marketing para lojas de roupas: confira dicas para saber como começar”
Disposição de móveis e circulação na loja
Quanto mais investir na estrutura da sua loja, mais atrativa visualmente ela será e maior será o nível de interesse das pessoas em visitá-la.
Nesse caso, precisamos alertar que a arquitetura da loja tem a ver com o movimento dentro do ambiente, com a forma que as pessoas devem circular enquanto estão analisando seus produtos.
Quem não gosta de entrar em uma loja que esteja com peças de roupas visíveis, organizadas e que podem ser facilmente alcançadas?
É indispensável que os lojistas intencionados em aumentar as vendas busquem organizar o estabelecimento e procurem posicionar cada item de forma correta (desde a entrada da loja até as vitrines).
O objetivo é influenciar de forma imperceptível o fluxo de clientes que transitam por sua loja.
Uma das práticas mais eficientes para ter êxito nesse quesito é posicionar as suas peças de roupas entre zonas da loja, que são identificadas como quente e fria.
Para ter mais informações sobre o assunto, confira também nosso conteúdo “Zona quente e zona fria em lojas de roupas: saiba o que são e como usar essa estratégia”
Qualidade da experiência do cliente com a loja
Pelo que vimos até aqui, a arquitetura da loja tem implicações mais diretas do que parece em uma marca. Mas ainda tem como contribuir com as estratégias definidas para outro objetivo: melhorar a experiência dos clientes.
Para isso, você deve organizar todo layout interno e a vitrine para garantir que o consumidor vai querer entrar na loja e permanecer no local depois que já estiver lá.
Também é importante que todos que visitem sua loja encontrem exatamente o que precisam sem precisar procurar muito!
Lembre-se que cada tópico apresentado é uma alternativa para melhorar a experiência dos clientes com a marca e alcançar novas pessoas, já que todos que gostarem da sua loja podem indicar a marca para amigos ou conhecidos.
Saiba mais sobre a importância das indicações conferindo nosso conteúdo “Por que o marketing de boca a boca ainda é importante para as lojas físicas do varejo de moda?”
Como planejar a arquitetura da loja considerando vender mais?
É claro que todas essas dicas podem ajudar consideravelmente qualquer estabelecimento a vender mais roupas, além de preservar a identidade visual da marca e contribuir com as estratégias de marketing. No entanto, o mais indicado é contar com um arquiteto.
Esse profissional pode te ajudar a identificar e visualizar com mais clareza quais são as modificações necessárias para sua loja ter mais resultados de venda!
Quando for começar o projeto, não hesite em solicitar que toda a estrutura da loja seja pensada de forma compatível com seu objetivo: influenciar clientes a comprarem.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.