Já parou para pensar sobre a importância do gerenciamento de estoque? Essa tarefa tem conexão direta com a sobrevivência do seu empreendimento. O objetivo de todo o varejista é ter o mínimo de estoque sem incorrer em perda de vendas. Otimizar a gestão de estoque é a chave do negócio e pode melhorar consideravelmente a saúde financeira da sua empresa.
Por todo seu valor, cuidar do estoque é uma grande responsabilidade e é o principal alicerce de qualquer loja do segmento de vestuários – já que não adianta nada ter bons vendedores e reconhecimento no mercado se não tem produtos para entregar.
Além disso, o seu estoque também precisa estar adequado às necessidades dos seus clientes. Vamos supor que alguém entre em sua loja para presentear um grupo de amigos (as) ou familiares e queira comprar várias peças do mesmo modelo para cada um. Em situações como essa, você deve ter essas peças na quantidade que atende seu freguês e unidades iguais com tamanhos diferentes.
Ou seja, seu negócio irá funcionar bem se estiver preparado para acatar os mais variados pedidos e sempre acompanhando as tendências da moda!
Para saber como fazer isso, você precisa entender que existem diferentes tipos de estoque. Então, o desafio de hoje é identificar qual a melhor solução para o seu negócio. Vamos lá!
Conheça os diferentes tipos de estoque
Os estoques variam de acordo com algumas características de cada empresa, que são:
- Segmento de atuação;
- Porte do negócio;
- Modelo de gestão;
- Práticas de controle.
Considerando essas particularidades e o comportamento do seu consumidor final, será possível providenciar suprimentos para seu estoque sem faltas e nem excessos.
Ainda que existam outras formas de direcionar gestão de mercadorias, a seguir vamos apresentar os tipos de controle mais adequados para pequenos e médios varejistas de moda. Confira!
Estoques sazonais ou de antecipação
As datas comemorativas são oportunidades de ouro para vender mais! Ao longo do ano é possível identificar picos de compras (principalmente no mercado de vestuários, calçados e acessórios) em épocas como: dia das mães, dia dos namorados, dia dos pais, black friday e natal.
Para atender a demanda dessas ocasiões você precisa se preparar com certa antecedência, tomando medidas que não te prejudicarão financeiramente e também não vão resultar em clientes frustrados.
A aquisição de produtos para seu estoque nesses momentos deve ser feita depois de fazer pesquisas de mercado e comparar dados dos outros anos (especialmente os que revelam o que sua loja mais vendeu e o que não atraiu muito interesse). Dessa forma será possível identificar como você pode reforçar seu estoque (comprando em maior volume) e fazer um orçamento para investir nesses produtos.
Consequentemente, o que não foi vendido nos períodos celebrativos vai servir no decorrer dos outros meses. A partir disso, você só precisa seguir com o controle de entrada e saída.
Estoque máximo
A palavra-chave para trabalhar com estoque máximo é: perspectiva!
Nesse modelo de processo você trabalha com uma perspectiva de quanto vai vender ao longo de determinado ciclo/tempo e estipula a quantidade máxima de produtos que deve adquirir.
Por exemplo: uma loja de roupas que oferece mais de um tipo de produto – o que inclui calças, blusas, vestidos e conjuntos – define que vai repor seu estoque comprando 50 unidades de cada categoria para vender em 1 mês.
Ao receber essas mercadorias, não vão dar entrada em mais nenhum produto para o estoque (com exceção de razões inesperadas ou épocas sazonais).
Esse tipo de controle de estoque é ideal para lojas que não tem tanto espaço para armazenar um grande volume de produtos ou por disponibilidade orçamentária limitada para este investimento.
É super coerente aplicá-lo baseando-se em suas vendas se quiser evitar dívidas e conseguir manter qualidade de atendimento.
Estoque mínimo
Como o próprio nome já indica, essa estratégia se dá por adquirir somente o mínimo dos produtos oferecidos em seu catálogo e repor tais peças na hipótese de previsão de esgotamento.
Isso implica em considerar a demanda por item com antecedência, adquirir a quantidade estimada e evitar esgotar o estoque antes de fazer outra compra para estoque.
Estoque de ciclo
No mundo da moda é preciso ter jogo de cintura e saber lidar com inovações. É preciso encontrar maneiras de fazer planejamentos inteligentes e se adaptar às preferências de seu público em um curto espaço de tempo.
Nesse segmento é possível que as mercadorias adquiridas há cerca de 1 ou 2 meses já não sejam mais interessantes depois deste prazo. Sendo assim, entende-se que existem produtos que são passageiros e isso implica em adotar estratégias de vendas por ciclos.
Os produtos tradicionais tendem a ter procura padrão todo ano. Porém, algumas tendências de peças mais específicas vêm, pouco ficam e acabam morrendo.
Para não perder vendas na falta desses produtos e nem perder dinheiro por ter exagerado na reposição de estoque, o ideal é conhecer seu consumidor final e garantir que seu nível de estoque irá corresponder a demanda.
Dropshipping
Mesmo que alguns empreendedores considerem um grande risco, o modelo dropshipping é a melhor alternativa para quem trabalhar com e-commerces ou vende suas peças de roupa por marketplaces.
Nesse tipo de estoque a loja não tem estoque. Parece estranho, mas a ideia é fazer a venda enquanto a mercadoria ainda está com seu fornecedor. Depois que o cliente faz o pedido, a empresa responsável pela venda solicita essas peças e transporta aos consumidores.
Qual o melhor tipo de estoque para sua loja?
Deu para perceber que todos os tipos de estoque tem suas vantagens. Por isso, nossa recomendação é que a escolha do modelo ideal para sua loja vai depender diretamente dos produtos que você oferece e da infraestrutura que têm.
Dito isso, a melhor maneira de identificar como conduzir a gestão de estoque é conhecendo a realidade do seu negócio, o seu consumidor e a partir disso analisar as opções que foram apresentadas.
Nós, da Miggos, estamos no mercado justamente para te ajudar a ter acesso aos mais variados produtos por preços competitivos.
Será um prazer fazer parte da sua gestão de estoque e garantir que tenha mais facilidade em equibilibrar o fluxo de entrada e saída dos produtos de forma rápida, segura e bem organizada.
Saiba mais falando conosco!