Apesar de ser mais conhecido no mundo virtual, o crowdfunding tem sido uma opção cada vez mais popular para pequenos negócios que precisam levantar capital. Inclusive, essa solução é uma das maneiras mais interessantes e acessíveis de financiar uma novidade no mercado – como a sua própria loja de roupas.
Mas para lançar uma campanha de crowdfunding bem-sucedida, você vai precisar de estratégias mais elaboradas do que algo como programar uma “Vakinha” online e esperar juntar certa quantia de dinheiro para começar a atuar.
Pensando em ajudar empreendedores que desejam abrir uma loja de roupas ou que precisam de recursos para não falir no varejo de moda, vamos falar explicar como essa prática funciona desde o planejamento até o lançamento da campanha de crowdfunding.
Se quiser ter sucesso e aprender como promover a transição do seu sonho em um negócio real, duradouro e sustentável, continue acompanhando!.
Para começar, entenda o que é crowdfunding
Como a internet está avançando cada vez mais, muitas pessoas estão apostando em apresentar trabalhos e ideias que podem ser incríveis para muitas pessoas. Porém, enfrentam um grande impedimento: falta de dinheiro.
Isso não é nada incomum no segmento de moda, já que é um grande mercado, com muitas oportunidades a serem exploradas.
Voltando a origem do crowdfunding, a partir de 2005 algumas pessoas se reuniram para poder apoiar diferentes ideias até que tivessem um espaço no mercado e criassem vida.
O movimento foi iniciado nos Estados Unidos, mas espalhou-se rapidamente em diversos lugares do mundo, causando um grande entusiasmo e rebuliço. O interesse foi tanto que já em 2009 começaram a nascer plataformas exclusivas para esse tipo de financiamento coletivo.
Foi então que este modelo ganhou a força que tem até hoje, sendo uma das maiores e melhores maneiras de captar recursos para pôr em prática um plano que ficou no papel por muito tempo.
As premissas básicas do crowdfunding são: economia colaborativa e identificação do público.
Isso quer dizer que a união de um número maior de pessoas que têm essa concepção, aliada com a ideia de que farão com que o financiamento de seus recursos seja bem-sucedido.
Ou seja, podemos entender que a estratégia funciona com captação e repasse de recursos.
Saiba como funciona o crowdfunding
O 1º passo começa na escolha de uma plataforma desse tipo de financiamento coletivo, já que existem diferentes opções e o tal do comissionamento que cobram sobre os valores arrecadados (com variações de 5% a 15%.)
Quando criar sua conta, você deve incluir em sua campanha de financiamento toda a descrição do projeto, definir qual a meta do valor desejado e quais são as recompensas que cada investidor poderá ganhar de acordo com os valores doados.
Entenda melhor como fazer a descrição do projeto
Sabendo que esse é o espaço onde vai convencer pessoas a investirem no seu projeto, use bem o espaço de texto e inclua boas imagens, declarações ou até vídeos que possam te ajudar no convencimento.
O ideal é saber se comunicar com quem vai participar da dinâmica, mantendo sempre a melhor comunicação possível. É interessante ter um tom mais persuasivo se quiser se destacar nessa etapa.
E quanto ao valor e a modalidade de crowdfunding? Como definir?
Definir o valor é algo muito importante, que deve condizer com o que estiver sendo proposto ao mesmo tempo que demonstra algo de maneira atraente para quem deseja ajudar no investimento.
Outro ponto de extrema importância é definir sua campanha e saber qual a modalidade de trabalho será usada na ocasião.
Normalmente, as plataformas de crowdfunding costumam oferecer dois tipos de modalidade: “tudo ou nada” e flexível.
No primeiro caso, quem está requisitando só vai receber o valor quando atingir a quantia total no prazo estipulado. Caso esse valor não seja alcançado, a quantia dedicada ao projeto será devolvida para quem a financiou em algum momento.
Já na modalidade conhecida como flexível, quando o prazo se encerra, o requerente irá receber o valor que conseguiu atingir com as doações, independente de ter conseguido alcançar a meta inicial ou não.
Como funcionam as recompensas e quais são os níveis de financiamento?
Cada faixa de financiamento pode ter a recompensa escolhida pelo responsável da campanha, sendo uma escolha livre que pode implicar em concessões de vouchers, mentoria, participação em clubes de descontos, entre outros exemplos.
Também existe a possibilidade de ser uma plataforma na qual cada valor destinado para o financiamento do projeto seja como um investimento comum. Nesse caso, a recompensa será justamente o lucro do valor investido!
A essência desse estilo de financiamento se baseia em apoiar projetos que os investidores se identificam, além de ter a chance de desfrutar de uma espécie de clube de vantagens, como em um programa no qual o participante voluntário fica em um nível acima dos demais.
Quando está ajustada, a campanha vai ao ar e pode começar a receber determinados valores.
É importante ressaltar que o criador da campanha é responsável por divulgá-la. Ou seja, não basta criar, jogar no ar e aguardar as doações começarem a entrar.
Use todos os meios possíveis para conseguir convencer o máximo de pessoas que podem se interessar em financiar o seu projeto.
Como conseguir ter sucesso com crowdfunding? É possível investir no varejo de moda?
Como mencionamos, a descrição, os valores e as recompensas são essenciais para o sucesso da campanha. Por isso, basta acrescentar alguns elementos que podem te ajudar a montar um financiamento coletivo na dinâmica crowdfunding. São eles:
1 – Ter transparência e coerência;
2 – Criar e manter uma comunidade cada vez mais engajada;
3 – Avaliar todas as estratégias com sabedoria antes de definir os seus valores e recompensas.
Vale ressaltar que essa oportunidade de investimento é bastante útil para todo e qualquer segmento, inclusive o varejo de moda.
Por isso, vale a pena se dedicar nessa dinâmica se quiser começar sua própria loja. Apresente os motivos que te fazem ser diferente em seu nicho, demonstre todo seu potencial. Depois, basta acompanhar as dicas da Miggos aqui no blog para conseguir conduzir a gestão de seu novo empreendimento.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.