Como usar o customer experience em uma loja de roupas?

customer experience

Se você quiser que a sua marca continue expandindo e tendo destaque no mercado do varejo de moda, você deve investir tempo para estabelecer uma estratégia de Customer Experience!

Esse tipo de ação é responsável pela impressão que a sua loja de roupas vai deixar para os consumidores, bem como pela identidade construída entre os clientes e a sua marca ao longo de todos os estágios da jornada de compra.

Existem vários pontos dessa jornada que podem afetar a experiência dos clientes, que são detalhes de diferentes etapas, ocasionados por diferentes motivos e tipos de canais. 

O mais importante é saber, de maneira exata, como cada um deles pode afetar a relação entre a loja e o  cliente. Assim você vai conseguir mensurá-la, tendo mais chances de identificar o que já está bom e o que precisa de melhorias. 

Considerar o trabalho em uma estratégia de customer experience pode agregar muito na cultura da sua loja como empresa. 

Nesse caso, não basta definir ações pontuais, mas colocar em prática tudo que for possível ao longo de toda jornada que o consumidor tiver com a sua marca. Por isso, é fundamental investir na experiência do cliente, porque é a partir disso que você consegue definir como seu negócio será lembrado.

Pensando sobre todo esse assunto, hoje nós vamos abordar quais são os pilares para ter sucesso com a implementação deste sistema de trabalho e falar sobre as vantagens do customer experience para lojas de roupas

Confira abaixo nossas dicas para aplicar no seu negócio!

Preze por um atendimento personalizado e humanizado

Sua marca só vai conseguir proporcionar uma experiência inesquecível ao seu cliente quando personalizar o seu atendimento. 

É importante pensar em como você pode ajudar seus clientes na busca pelo que precisam, de forma que eles encontrem as peças de roupas que desejam, no tamanho certo e pelo preço que podem pagar.

Para isso, você já deve conhecer as necessidades das pessoas que estão fazendo parte do seu público-alvo, sabendo identificar suas preferências e dificuldades. A ideia é sanar todos os problemas que costumam ter em outras lojas e corresponder às suas expectativas ao comprar roupas

Todas essas questões implicam na manutenção do relacionamento entre sua loja e seus clientes, que deve ser tão importante quanto seus esforços para conquistá-los pela primeira vez. É a partir desse empenho que você vai conseguir gerar confiança. E o resultado? Não tem como ser outro além de uma marca com credibilidade. 

Após conseguir fazer a venda, o próximo passo é manter o foco em um pós-vendas perfeito para acompanhar a satisfação do cliente com o produto e até aumentar o nível dessa sensação. 

Para isso, não deixe de dar atenção aos feedbacks e solicitar opiniões de cada cliente, o que pode aprimorar os processos internos do negócio.

Explore recursos que podem te ajudar a otimizar seu atendimento

Como o customer experience preza por oferecer uma experiência diferenciada ao seu cliente, é interessante ter recursos que ajudem no processo que vai implicar em recorrência e fidelização.

Por sua vez, a fidelização vai favorecer tal otimização com os recursos da loja. Assim sua receita tende a aumentar com essas vendas recorrentes, tendo uma base de clientes engajada com as roupas da sua loja.

Mas como conseguir melhorar a experiência do cliente?

Além das dicas que apresentamos acima, temos aqui mais algumas maneiras práticas e básicas, que podem ser aplicadas até mesmo por varejistas de moda iniciantes que pretendem trabalhar na experiência do cliente.

1. Estude toda a jornada de compra do seu cliente

Para construir uma estratégia especificamente pensando na jornada do consumidor que escolhe sua loja para comprar roupas, você não precisa apenas conhecê-lo, mas estudar todo esse processo e mapeá-lo. Como ocorre o contato dos clientes? Como descobrem sua marca? Analisando esses pontos, você vai descobrir possíveis falhas operacionais.

A dica para isso é alinhar as ações com seu time, expondo e sempre relembrando qual é a missão, a visão e os valores da marca – além dos principais pontos da campanha vigente, acompanhar os resultados obtidos e comparar com os esperado. 

Dessa forma, trabalhando em conjunto pelo sucesso, você vai ter o que tanto preza.

2. Não esqueça da conexão emocional

Customer experience tem relação com uma mensagem que você quer passar para seu cliente. Para isso, você pode estabelecer uma conexão emocional com a sua marca, já que os clientes que estão emocionalmente envolvidos com sua marca estarão mais propensos a comprar e recomendar seus produtos.

Outras vantagens comuns em projetos que buscam estabelecer clientes com conexão emocional são as seguintes:

  • Clientes com maior chance de recompra; 
  • Clientes menos dispostos a fechar negócios com a concorrência;
  • Clientes que prezam por seu produto estando menos sensíveis ao preço. 

3. Mantenha sua equipe bem treinada

Ter uma equipe extremamente alinhada sempre foi importante, mas as relações de consumo mudaram com a pandemia. Atualmente tem sido muito comum que as pessoas recorram à internet antes de entrar em uma loja física. Por isso, é bem importante pensar mais sobre o conjunto reconhecendo seu modelo de negócio.

Sabendo disso, você precisa manter um time de profissionais eficiente. Com esse investimento, o retorno será garantido. 

4. Crie campanhas de incentivo interno

Um outro método que costuma gerar os melhores resultados com relação ao cliente é o de campanhas de incentivo interno relacionado com as ações de endomarketing.

Dessa forma, além de ter um time treinado, vai ter uma equipe que trabalha de forma engajada, auxiliando em todos os processos e dando ideias. 

Você pode fazer isso ao elaborar metas de forma justa e também oferecendo benefícios. 

5. Ao invés se prender aos problemas, mantenha o foco na solução

É óbvio que todo processo vai ter suas falhas, sendo naturalmente possível deixar a desejar em alguns momentos. Porém, nessas situações, é importante investir mais na capacidade de resolução rápida e eficaz de problemas ao invés de ficar pensando no que causou o problema, quem é culpado etc.

Admitir o erro e escutar o fato das reclamações dos clientes, saber como pedir desculpas e fornecer as melhores soluções, fazem parte do caminho para resolver os problemas da melhor maneira possível. 

6. Nunca deixe de analisar os seus resultados

Para saber se tudo que você modificou e investiu está funcionando? Revisando os objetivos atingidos e relacionando cada ponto com o feedback obtido por meio de conversas com seu público. Desta forma, você saberá o que precisa para continuar evoluindo.

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.