Todos que têm o sucesso como meta para sua loja de roupas precisam reconhecer quais são os principais gastos de seu empreendimento, já que um controle financeiro eficiente e consciente é o primeiro passo para conquistar seus objetivos.
Um dos passos mais importantes para esse tipo de tarefa é entender quais são os custos fixos de qualquer negócio do varejo de moda, aprendendo a diferenciá-los dos custos variáveis e entendendo o que deve fazer para reduzir o desperdício de recursos sem interferir no que é indispensável para uma loja física.
Quando é preciso fazer isso?
Analisar a prioridade de seus custos é algo que deve ser feito antes de qualquer investimento, principalmente quando se está passando por crises.
Por exemplo, em algumas situações mais complicadas financeiramente, muitas pessoas acreditam que somente investir em estratégias de marketing será o suficiente para sair do vermelho – quando, na verdade, o mais recomendado é se organizar internamente.
Depois de uma análise mais profunda dos principais gastos, chega a hora de definir ações de melhorias. Isso pode ser feito tomando o controle dos custos fixos e variáveis que existem no varejo (desde a logística até a conta de luz).
Você vai saber diferenciá-los quando entender os impactos de cada um.
Sabendo que esse assunto pode gerar muitas dúvidas, preparamos este artigo para que você identifique os conceitos que definem os custos fixos de uma loja de roupas e aprenda como fazer uma gestão eficiente deles.
O que são custos fixos?
Os custos fixos são aqueles que se mantêm estáveis. Ou seja, sempre existirão e tendem a ter pouca ou nenhuma variação, em determinado período de tempo, mesmo que o volume de estoque diminua e as vendas caiam (a menos que sua loja cresça).
Confira alguns exemplos comuns:
- Aluguel do imóvel;
- Sistemas e serviços de segurança (como câmeras e alarmes);
- Água e energia elétrica;
- Impostos;
- Internet;
- Produtos e serviços de limpeza;
- Manutenção de equipamentos.
Por que é importante saber separar o custo fixo do variável?
É possível que você esteja se perguntando qual é a finalidade desse processo e até questionando sua importância. A resposta para essas perguntas que dominam seus pensamentos é: conhecer os custos fixos e saber como diferenciá-los é importante para conseguir prestar serviços da melhor maneira possível, inclusive precificar seus produtos. Assim, será possível ter mais lucratividade com seu negócio – porque terá o controle do que gera gastos e do quanto precisa para manter sua loja.
Como se não bastasse, ainda existe outro ponto que merece ser relembrado: se não separar os custos, não consegue controlar os gastos. Logo, a falência será provável.
Isso tudo quer dizer que a forma mais fácil de entender para onde o dinheiro vai e como está o fluxo de caixa é separando os custos em categorias. Dessa forma irá perceber se há necessidade de intensificar uma estratégia de redução de despesas e controle de gastos para conseguir aumentar o faturamento.
Como diferenciá-los dos custos variáveis?
Comece levantando todos os gastos da loja em um período pré-determinado (que pode ser os últimos 3, 6, 9 ou 12 meses). Dessa forma você terá informações suficientes para montar uma planilha de custos (tanto fixos quanto variáveis).
Tendo isso em mãos você vai poder observar quais foram as variações mensais e o que se mantiver será classificado como custo fixo.
O ideal é que este mesmo documento contenha uma relação do faturamento para observar a relação entre o volume de produtos adquiridos para o estoque e o impacto causado nos custos.
Ao saber classificar custos dentro da sua loja você passa a ter muito mais controle, como foi apresentado logo no início do conteúdo. É isso que te leva a tomar decisões mais assertivas relacionadas não só a qualidade de atendimento como também dos produtos oferecidos.
Caso esteja identificando essa relação como mais alguns números para monitorar, tente mudar o foco. Isso é extremamente importante e esse tipo de controle deve ser atualizado/controlado com frequência.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo. Então saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.