Vale a pena vender roupas infantis?

roupas infantis

Faltam poucos dias para o dia das crianças e essa é uma data super importante para quem investe no varejo de moda por vários motivos (como, por exemplo, o fato de ser responsável por movimentar consideravelmente o comércio brasileiro).

Inclusive, nos últimos 4 anos as vendas realizadas para essa ocasião especial continuam crescendo. Nem mesmo a pandemia foi capaz de mudar os interesses dos consumidores! E a previsão é que esse cenário continue favorável. 

De acordo com a ABRAVEST (Associação Brasileira de Vestuários), a produção de roupas infantis já é maior do que o índice de produção de roupas masculinas. Isso acontece para que seja possível atender a demanda de compras desse tipo de produto e também para não perder nenhuma tendência.

Por isso, embora trabalhar com roupas infantis não seja uma tarefa tão fácil, vale muito a pena vender roupas para crianças e a proximidade do dia em que celebramos as incontáveis alegrias da infância, evidencia ainda mais o quão relevante é focar em peças para os pequenos.

Antes de nos aprofundarmos em relação às vendas resultantes do evento, vale saber como e quando o dia 12 de outubro passou a ser tão significativo para tantos brasileiros.

Dia das crianças: como surgiu e por que significa tanto para nós do comércio?

Você sabia que, quando foi criado, o dia das crianças não era feriado e nem lembrado pelos comerciantes? 

A comemoração passou a ter registro a partir do dia 12 de outubro de 1923, quando um encontro reuniu estudiosos de infância e alguns políticos de diferentes países no Rio de Janeiro (local que ainda era considerado como capital federal). Nós estamos falando sobre o Congresso Sul-Americano da Criança e serviu para que houvesse uma discussão sobre questões alimentares, educacionais e de desenvolvimento.

No ano seguinte, Galdino do Valle Filho (1879-1961) que era deputado federal recém elegido, propôs uma lei que instituia a data de 12 de Outubro como o Dia das Crianças no Brasil – a qual entrou em vigor no dia 5 de novembro de 1925, sendo sancionada pelo então presidente da república Arthur Bernardes (1875-1955).

Porém, não foi do dia para noite que tornou-se uma potência de vendas para comerciantes varejistas. Inclusive, no governo Vargas a data quase foi alterada para o dia 25 de março. Getúlio criou um novo decreto que “constituía objetivo principal dessa comemoração avivar na opinião pública a consciência da necessidade de ser dada a mais vigilante e extensa proteção à maternidade, à infância e à adolescência”.

Foi só na década de 1950, mais precisamente em 1955, que o dia das crianças no Brasil finalmente ganhou forças por causa de uma bela campanha de marketing criada pela parceria entre a Estrela (fábrica de brinquedos) com a Johnson & Johnson. 

Depois, no dia 30 de junho de 1980, o dia 12 de outubro ficou ainda mais atraente (tanto para os lojistas quanto para os consumidores). Além de ser dia das crianças, a data passou a ser um feriado sancionado por João Figueiredo, o qual comemora o dia de Nossa Senhora Aparecida.

Desde então, a criançada passou a ser presenteada no tão esperado dia 12 e também um dia de descanso para os pais ou responsáveis – tornando-se outra grande data para o calendário brasileiro.

Por que investir na venda de roupas infantis?

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, consideram-se crianças as pessoas que têm até 12 anos de idade. 

Ao longo desses anos, todos passam por diversas fases e isso quer dizer que precisam de várias peças de roupas para que estejam bem vestidos com qualquer tamanho. 

Portanto, a demanda requisitada para renovar o guarda-roupa de crianças é incrível e uma excelente oportunidade para quem decide vender peças de roupa para esse público (especialmente numa ocasião sazonal, como o dia das crianças).

Mesmo em tempos de crise as vendas não serão interrompidas. Mas vale lembrar que existe um árduo trabalho por trás do sucesso se quiser fazer a diferença no segmento.

roupas infantis para crianças

Saiba como se preparar para o dia das crianças de 2021

Sempre vale a pena aguçar a criatividade e expor seus produtos de maneira cativante para não ter frustrações com as vendas para o dia 12 de Outubro. E nós vamos te ajudar a ter resultados já em 2021! Confira nossas dicas:

Não economize na divulgação

Pela própria história do dia escolhido para a comemoração do dia das crianças já dá pra perceber que a divulgação é fundamental para empreendedores. Quando você não hesita em investir nas estratégias que podem propagar ainda mais seus produtos, não sairá decepcionado. 

Lembre-se que isso não se limita a concentrar esforços na internet (mesmo que seja um instrumento muito importante para tal ação). O espaço de loja física pode e deve ser bem aproveitado com tudo que se tem direito. Vale faixa, vitrine, decorações e outras formas de atrair pessoas interessadas em comprar roupas infantis para seu negócio.

Faça combinações de ofertas para presentes

O dia das crianças não fica completo sem presente e, geralmente, os familiares farão de tudo para agradar seus pequeninos. Essas pessoas vão precisar de opções diferentes para agradar! Com isso, você aproveita a necessidade para incentivá-los a comprar todos os presentes sem ter que sair da sua loja.

Como fazer isso? Faça combinações com vários produtos e coloque em oferta. Ainda é interessante montar conjuntos destinados a presentes para gêmeos, para meninos, para meninas e organizá-los por categorias de idades. 

Atente-se em inovar! As combinações criativas são o diferencial da sua loja de roupas infantis e te ajudam a sair em vantagem nas datas comerciais. 

Brindes, brindes e mais brindes!

Quem não gosta de ganhar um brinde, não é mesmo? É comum até perceber adultos agindo como crianças quando são agraciados com brindes – mesmo que seja algo simples.

Pensando nisso, a estratégia de atrair clientes pode ser divulgando mimos concedidos para aqueles que comprarem seus produtos especialmente para comemorar o dia das crianças. 

Concilie as estratégias digitais com as da loja física

Um pouco acima nós exploramos a importância de não descartar as estratégias da loja física para trabalhar somente a comunicação online! Ainda que as vendas na web ajudem, não há nada como conciliar os dois mundos. 

A internet pode ser muito útil para alcançar o máximo de pessoas para suas campanhas concretizadas no espaço comercial. Por isso, você tem tempo para planejar algumas ações de e-mail marketing e publicações em redes sociais para o dia 12 de Outubro de 2021.

Explore toda a temática da data e esteja preparado para atender a demanda. Ou seja, verifique seu estoque e a logística de entregas antes de traçar qualquer plano para este dia.

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós da Miggos temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.