Como preparar o estoque da sua loja de roupas para o dia das mães

estoque de roupas para o dia das mães

Estamos há poucos dias de uma das melhores datas do ano para o varejo de moda e diversos outros segmentos, que é o dia das mães!

Essa celebração representa uma das principais oportunidades de vendas e crescimento para o varejo em geral. Por isso,  nas semanas que antecedem a data, é importante que a sua loja de roupas esteja com o estoque em dia e organizado para atender a demanda de presentes.

Se tiver ainda mais criatividade, é uma das melhores chances do ano para fazer promoções e atrair maior número de consumidores (o que inclui tanto os seus clientes fidelizados quanto os novos clientes).

Já está preparado (a) para ocasião? Tem tudo que precisa para alavancar o faturamento do 1? semestre do ano? Não se esqueça que para que as vendas tenham sucesso, você vai precisar fazer algo que é bem recorrente em nossas dicas. Quem “chutou” que seria planejamento, acertou em cheio! É isso que vai te ajudar a manter o controle de vendas e do estoque.

Já pensou se um cliente vai até a sua loja por ter visto suas peças de roupa em alguma estratégia de divulgação, mas não encontra o produto desejado porque ele já está em falta na loja? 

Em situações como essa, ainda mais criando expectativas com um presente, o cliente pode se frustrar e nunca mais voltar.

Para te ajudar nessa questão, temos algumas dicas que podem te ajudar a manter o controle de vendas desde agora e preparar o seu estoque o quanto antes para uma das datas que tem uma movimentação bem considerável. Acompanhe as nossas dicas:

Identifique seu perfil de trabalho e defina o tipo de negócio da sua loja 

Antes mesmo de pensar em estabelecer uma forma de controle para vendas de estoque, você vai precisar entender o seu negócio, sua marca e os tipos de produto que comercializa.

Isso porque o planejamento é muito diferente, por exemplo, entre uma loja que vende peças de roupas com estampas sazonais (como pijamas com dizeres específicos sobre mães) e outra que vende peças de roupas básicas

Além disso, vale fazer uma pesquisa imersiva sobre como o seu público se comporta para entender se costumam parcelar as compras ou preferem receber maiores descontos para compras à vista, e outras diversas questões que podem impactar o inventário de estoque (bem como podem interferir nos cuidados com a gestão).

Lembre-se de fazer uma projeção de vendas

Por fazer parte do calendário das datas sazonais, a previsão de vendas para o dia das mães sempre é maior do que a quantidade que costuma vender. 

Sua missão será buscar informações sobre quais são os seus produtos que tem mais saída e menos saída, como também analisar com que frequência vai precisar repor o estoque até a data. 

Para evitar imprevistos, o ideal é ter feito essa projeção de vendas com antecedência para saber quais itens precisam ser providenciados em maior quantidade. 

Uma sugestão bem importante (principalmente para os que deixaram os preparativos para última hora) é: faça uma gestão de estoque atrelada com estratégias do seu marketing, já que assim será possível divulgar ofertas que tendem a aumentar as vendas das peças que você tem em estoque.

A projeção de vendas é indispensável por outros motivos. Você precisa saber quanto pode vender para não ficar com peças de roupas paradas no estoque (seja antes, durante ou depois do dia das mães).

Notavelmente, se não quiser ter prejuízo, custos adicionais para armazenamento de peças, depreciação de produtos, comprometer seu capital de giro ou causar insatisfação em seus clientes, adote a projeção de vendas como parte da rotina. 

Mantenha o controle do fluxo de caixa e do capital de giro

Aproveitando algumas menções nos tópicos anteriores, fica evidente que o controle do fluxo de caixa e do capital de giro são atividades fundamentais para qualquer loja de roupas, em qualquer época do ano. 

Como o dia das mães é uma das datas sazonais que mais aceleram as vendas, é preciso ter maior cuidado com a entrada e saída de recursos para manter tanto o controle de vendas quanto de estoque, além do financeiro.

Acompanhe sempre o fluxo de caixa para identificar se as compras de estoque não irão prejudicar seu capital de giro e a saúde financeira da sua loja.

Faça registros de todos os dados para melhorar as vendas no próximo ano

O dia das mães é uma comemoração que acontece todos os anos, certo? Pensando assim, o que acontecer na sua loja neste ano pode e vai servir de aprendizado para os próximos. 

Em consideração a essa lógica, percebemos a importância de registrar entradas e saídas, erros e acertos da sua gestão. Assim,será muito mais fácil manter o controle de vendas e estoque futuramente, porque você vai conseguir fazer previsões de vendas mais aprofundadas, reconhecer o giro de produtos, trabalhar mais ações de marketing e saber qual a necessidade de reposição que cada item tem.

Conte com bons fornecedores!

Depois de fazer sua parte, você vai precisar ter aliados se quiser ter sucesso nas vendas de dia das mães! E não estamos falando da sua equipe, não.

Quando você já sabe quais peças devem ter mais saída, você precisa providenciá-las. Para garantir que seus fornecedores possam entregar a quantidade de itens que sua loja precisa e dentro do prazo necessário, você vai precisar encontrar bons fornecedores de roupas

Além das condições facilitadas para pagamento, prazos de entrega mais curtos e diversas opções de modelos, lembre-se que seu cliente quer peças de roupa de qualidade. 

Tudo isso vai garantir confiança entre você e seu público alvo, além de agilidade no fluxo de pedidos e mais chances de vendas.

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.