Uma das características que pode deixar sua loja de roupas mais profissional é a etiqueta da sua própria marca! Também chamada de tag, esse item personalizado tem um grande poder na hora de passar credibilidade e de consolidar sua identidade.
Você já pensou em mandar fazer sua própria etiqueta ou até criá-la artesanalmente? Este é um detalhe que pode parecer muito simples e não tão significante, mas faz grande diferença.
Tendo a própria etiqueta você está investido na imagem da sua marca, fazendo com que seus clientes percebam que você está se dedicando em atendê-los bem até nos pormenores – já que podem encontrar o tamanho da peça escolhida e outras informações sobre a loja quando os produtos recebem uma tag.
Outra razão em considerar este empenho é a facilidade que as etiquetas podem te proporcionar no controle das peças disponíveis. Será mais fácil registrá-las em seu sistema de gestão de estoque ou contabilizar o fluxo de vendas.
Pensando em te ajudar nessa missão, nós preparamos este conteúdo trazendo informações sobre como escolher o tipo de etiqueta ideal, para explicar sobre como podemos aplicá-las, além de apresentar alguns utilitários para que sejam aplicadas.
Acompanhe!
Como escolher um modelo de etiqueta?
A partir do momento que você estuda seu público e cria a linha de identidade da sua loja, já pode começar a pensar na primeira etapa da elaboração de uma etiqueta: a parte visual.
Quando você se dedica em manter a linha que chama atenção dessas pessoas do seu nicho de mercado e acrescenta informações que agregam valor ao produto na sua tag, não precisa de mais nada para convencer alguém deste público para que adquiram seu produto.
Por exemplo, você pode colocar o logotipo da sua loja na parte da frente desse elemento e atrás aproveitar para colocar uma frase como “essa peça de roupa garante qualidade, estilo e conforto! Seja fashion. Seja você!”. Abaixo da frase, vale a pena deixar um espaço para preencher informações à mão ou carimbo sobre tamanho e preço. Se sobrar espaço, insira dados como canais de contato e endereço de seu ponto comercial.
Depois de definir como será a aparência da sua tag, chega a hora de pensar no material para que sejam produzidas as unidades de acordo com a quantidade de produtos que você tem para vender.
Tipos de material para fazer etiquetas
Existem diferentes tipos de etiquetas e para escolher o material utilizado para tal produção, você vai precisar estudá-los para identificar quais opções proporcionam melhor custo-benefício e que tem a ver com sua loja.
Vamos supor que você valorize as práticas sustentáveis e traga isso para os valores da sua empresa. Quando for fazer uma etiqueta, você deve levar isso em consideração para não causar nenhum tipo de confusão com seus clientes e nem criar conflitos relacionados à discursos e práticas. Ou seja, sua etiqueta deverá ser feita com materiais reutilizados e levar uma mensagem de incentivo para que as pessoas adotem práticas deste movimento – bem como pode fazer com outros pontos da loja.
Sabendo disso, vamos aos tipos de etiquetas:
- Etiquetas feitas em metal – são como pequenas placas que trazem o mínimo de informação possível. Geralmente tem um ou dois furos em suas extremidades, por onde é passado um cordão;
- Etiquetas de tecido – costumam ficar na parte interna das peças e são costuradas nas roupas, trazendo informações essenciais para lavagens e cuidados;
- Etiquetas em transfer – esse modelo é conhecido como etiqueta em transfer ou como termocolante. Na maioria das vezes você pode encontrá-la colada nas roupas por meio de um processo de transferência induzida por calor, que provoca a sensação de que as informações foram literalmente pintadas diretamente;
- Etiqueta removível – representa o modelo de etiquetas mais simples. Por isso, a procura por essas etiquetas para precificar os produtos é muito alta. Porém, não indicamos que essa seja sua escolha porque acabam sendo removidas com muita facilidade.
Como aplicar etiquetas em peças de roupa?
Pode ainda não ter ficado claro, mas vale destacar que você pode remover as etiquetas externas de fornecedores de roupas e aplicar a sua em cada peça.
Essa aplicação é um processo bem simples e pode ser feito de forma completamente manual ou automatizada. Vai da sua preferência e disponibilidade!
Tudo vai depender também do material escolhido para produzir sua etiqueta. Por exemplo, para aplicar etiquetas de metal será preciso amarrar um cordão nos furos laterais e prender na etiqueta de pano – o que é possível fazer costurando manualmente ou com uma máquina de costura (em zig zag de forma reta). O mesmo acontece com as etiquetas de tecido.
Já para aplicar etiquetas estilo TAG, você deverá amarrar um cordão na etiqueta para prendê-lo na peça ou utilizar um aplicador de TAG (o que exige furar o encontro das costuras).
No caso da etiqueta transfer, recomendamos que você use uma prensa, um ferro de passar ou uma máquina automatizada.
Por fim, para aplicar a etiqueta removível, você só precisa colar os adesivos (que são as etiquetas) de peça em peça – manualmente ou com uma etiquetadora.
Confira ferramentas auxiliadoras para etiquetar roupas!
Para fazer aplicações de etiquetas em roupas da sua marca, você precisará de alguns instrumentos que te ajudem a conduzir um processo mais rápido e bem feito.
Alguns exemplos que podem formar seu “kit etiquetas” são: tesouras, linhas, cordões, máquina de costura, agulhas, aplicador de etiquetas (etiquetadora), impressora de etiquetas, prensa térmica etc.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós da Miggos temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.