Não é preciso ir muito longe com pesquisas para sabermos que a realidade financeira do mundo dos negócios atualmente não corresponde às expectativas da maioria dos empreendedores. Isso deve-se muito à prática dos proprietários de pequenas empresas gastarem o dobro do previsto no primeiro ano de atuação no mercado.
Pensando nisso, você pode vir a se perguntar o que deu errado com as previsões ou em quais áreas os lojistas acabam gastando mais. Porém, a pergunta cabível para eliminar consideravelmente esse tipo de problema seria: “o que poderia ser feito para diminuir as despesas?”.
Existe resposta para isso! E é este assunto que vamos tratar hoje. Confira quais são as armadilhas que quase todos os empreendedores do varejo de moda costumam cair no primeiro ano de marca. Além disso, aprenda como podem ser evitadas.
1) Faça um planejamento financeiro!
Para realizar objetivos financeiros você vai precisar escrevê-los. Parece um tanto quanto óbvio e simplista apresentar esse tipo de conselho, mas é comum que empreendedores de primeira viagem negligenciam o processo de criar um plano financeiro porque acham muito complexo ou desnecessário.
Se estiver indo por este caminho, tenha cuidado e repense o assunto, uma vez que essa decisão pode gerar problemas irremediáveis futuramente.
Um planejamento financeiro vai te ajudar a entender em que fase está sua jornada, visualizar onde quer chegar e identificar quais estratégias vão te fazer alcançar seus objetivos, além de viabilizar uma reserva de emergência.
Podemos dizer também que ter um plano vai facilitar as tomadas de decisões, porque todas elas serão embasadas em situações reais e de acordo com o quadro geral a longo prazo.
2) Aumente sua rede de apoio = faça parcerias
Independente do segmento em que atua, aplicar esforços para aumentar sua rede profissional é um conselho de grandes especialistas que estudam sobre o mercado de trabalho.
Isso se aplica à realidade de uma loja de roupas porque cada pessoa que você conhece, pode vir a se tornar cliente, parceiro ou até um (a) consultor (a) para dicas financeiras, por exemplo.
Além disso, é importante lembrar que a forma mais prática de conseguir prever os investimentos é falando com outros proprietários de lojas de roupas (sejam eles de nichos semelhantes ao de sua marca ou não).
Voltando algumas publicações você conseguirá conferir um conteúdo que dedicamos especialmente às vantagens de fazer parcerias no mercado da revenda de roupas. Caso tenha interesse em se aprofundar mais nesse tema, vale a pena a leitura!
3) Use ferramentas que facilitem suas atividades diárias
É verdade que ser um (a) proprietário (a) exige muito tempo para lidar com as responsabilidades da loja. No entanto, para ganhar tempo com as burocracias financeiras, use recursos que estão à sua disposição.
Felizmente, não é difícil encontrar essas funcionalidades hoje em dia (inclusive gratuitas).
Se quiser evitar gastos que não estão ao seu alcance ainda, ao invés de contratar mais funcionários nesse primeiro momento e comprar programas de software que estão fora do seu orçamento mensal, pesquise pelas ferramentas grátis e concentre-se em experimentá-las para saber o que funciona e o que não funciona no contexto da sua loja.
4) Pesquise por produtos que validem sua marca sem impactar o lado financeiro
Quando você decide abrir uma loja de roupas, certamente já tem uma ideia de produto em mente. Isso tem a ver com identidade da marca!
Sabendo que produzir suas próprias peças de roupa pode ser algo bem custoso financeiramente, vale a pena pesquisar por fornecedores de roupas que ofereçam esses produtos para validar sua ideia antes de começar seu negócio.
5) Tenha uma verba específica para o marketing e monitore as estratégias
Não se iluda achando que as estratégias de marketing tem a ver com luxo ou só com grandes empresas que têm recursos para investir nesse tipo de solução.
A verdade é que sem marketing, a sua marca será praticamente invisível. Ou seja, toda dedicação que teve até agora com sua loja “vai por água abaixo”.
Uma boa dica para não gastar mais do que pode e ter ações de marketing para sua marca é limitar sua verba entre 5% e 8% do orçamento total do marketing no primeiro ano.
Para não perder dinheiro, você deve:
- Escolher os canais de mídias que seu público está e usá-los de maneira consistente;
- Otimize seus principais canais de atendimento e vendas;
- Invista em práticas de um bom relacionamento virtual;
- Recompense a fidelidade da perspectiva financeira;
- Faça divulgação cruzada com marcas complementares.
6) Procure saber sobre todas obrigações fiscais de uma loja de roupas
Sabemos que a legislação fiscal pode ser complexa e mudar com uma frequência mais intensa do que se imagina. Sendo assim, é melhor ficar atento (a) às obrigações fiscais que sua loja tem como empresa para evitar multas e outros problemas.
Entendo as leis relacionadas ao seu segmento, você também tem a chance de conquistar vantagens financeiras e evita ser passado para trás.
Para ajudar ainda mais, separamos algumas dicas para lojas que ainda estão começando:
- Guarde todos os recibos;
- Encontre abatimentos relacionados à sua casa, caso o espaço físico da sua loja ainda seja em um ambiente residencial;
- Assim que possível, conte com o auxílio de um contador profissional que possa te ajudar a entender melhor a legislação, além de evitar problemas ou prejuízos;
- Evite solicitar empréstimos sempre que possível.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.