Quem escolhe administrar uma loja de roupas, precisa ter bastante dedicação e estar por dentro das tendências de moda. Esses diferenciais serão indispensáveis para que seja possível elaborar planejamentos voltados para otimizar resultados e ter ainda mais sucesso com a marca.
Somente com uma gestão apurada e bem estruturada que um empreendimento pode gerar bom desempenho de vendas e ter cada vez mais destaque no varejo de moda.
Se quiser levar suas vendas para um novo nível, continue acompanhando esse conteúdo e conheça 5 dicas para saber como fazer uma boa gestão de loja!
Por que melhorar a gestão da sua loja de roupas?
O segmento de moda já é bem grande, com bastante concorrência. Por isso, todo varejista que pretende crescer e ganhar seu espaço no mercado, precisa definir alguns objetivos e metas. É exatamente nesse ponto que se inicia toda a questão de gestão de uma loja.
A partir do momento que você consegue limitar o que pretende alcançar, deve-se fazer uma gestão de qualidade para identificar quais são os melhores métodos a seguir e quais são as suas respectivas prioridades para cada etapa do planejamento quando for colocado em prática – o que tende a facilitar a definição e acompanhamento de metas com o intuito de tornar o seu trabalho ainda mais eficiente.
Depois de cumprir essas primeiras demandas, sua gestão pode contar com uma análise de desempenho de trabalho bem mais aprofundada, a qual examina setores responsáveis por atividades de controle de estoque, marketing, eficiência da venda, entre outros.
Dessa maneira, também é possível simplificar o controle dos gastos da empresa, permitindo acompanhar os valores que entram em seu caixa e quais são as possibilidades de investimentos. Portanto, seja qual for sua meta (ganhar mais visibilidade no mercado, ganhar mais dinheiro ou se diferenciar da concorrência), trabalhar na gestão da sua loja é o melhor caminho para ter sucesso!
Sabendo disso, vamos às dicas:
1. Comece por sua gestão de estoque
Todo estoque controlado e bem organizado serve praticamente como sinônimo de boas vendas! Porém, antes disso, é necessário saber com propriedade sobre a movimentação de produtos (quais são os itens que mais saem e quantos são).
Para o caso de ter um grande volume de produtos armazenados, atente-se em instaurar todos processos necessários para ter uma gestão de estoque bem definida desde o começo, garantindo que o mesmo irá continuar crescendo com segurança.
2. Acompanhe de perto seu fluxo de caixa
Neste processo de gerenciar estoque, é importante monitorar o fluxo de caixa com muita atenção, analisando todas as entradas e saídas à medida que estiverem sendo registradas.
3. Use as redes sociais como canais de comunicação
Ter canais de comunicação é algo fundamental para a evolução do seu negócio, por isso, são extremamente importantes para o sucesso de qualquer loja – seja física e/ou virtual.
É por meio desse tipo de estratégia que você pode trabalhar algumas técnicas eficientes para atrair novos consumidores e ter um relacionamento próximo com seu público, além de conseguir divulgar seus produtos apresentando seus detalhes e anunciar promoções com maior facilidade.
Já está mais do que na hora de explorar todos os recursos que viabilizam as estratégias de comunicação para seu empreendimento! Não deixe de usar e abusar de canais como Facebook, Instagram e WhatsApp, por exemplo.
O ideal é fazer uma análise sobre o que seu público-alvo mais consome, porque assim você vai conseguir criar táticas de comunicação assertivas, porque assim você deve conseguir compreender onde e como vão responder a elas.
4. Sua equipe deve ser bem instruída
Do que vai adiantar investir em tudo que mencionamos acima sem ter uma equipe bem treinada? A comunicação eficaz, gerenciamentos de estoque em dia e o fluxo de caixa equilibrado se o seu atendimento for deixado de lado! Afinal, esse fator é extremamente importante e determinante na decisão de compra dos clientes.
E para garantir que a sua equipe vai, de fato, fazer um atendimento de qualidade, você vai precisar providenciar treinamentos de vendas periodicamente ao longo do ano. Isso vai trazer mais segurança aos seus vendedores para que passem a falar com os clientes tendo confiança e demonstrem ter propriedade no assunto.
Eles devem falar sobre as principais características de cada peça de roupa e suas respectivas vantagens, além de sanar as dúvidas de clientes rapidamente quando surgirem.
Não poupe esforços nesse quesito! A equipe de vendas dos sonhos é construída com planejamento e dedicação das duas partes.
5. Analise cada detalhe da organização da sua loja
A forma que a sua loja física é organizada também deve ser levada em consideração desde o momento em que estiver sendo estruturada.
Considere tudo que pode usar nesse espaço para encantar os seus clientes, porque as lojas mais arrumadas e com locomoção facilitada são convidativas e confortáveis só de olhar.
Ou seja, fazer um planejamento de layout é o que vai melhorar a experiência do consumidor com a sua marca, por isso, é indispensável pensar em como suas peças de roupa serão distribuídas nas prateleiras e como as informações serão distribuídas, considerando quais têm prioridade de visibilidade.
Você pode, inclusive, dividir a loja por segmentos ou categorias, além de designar os melhores espaços para os itens mais procurados, como também para as novas coleções.
Vale lembrar que a decoração, a iluminação e a música ambiente da loja também são artifícios que precisam ser planejados seguindo as preferências do seu público-alvo.
Além de seguir essas nossas dicas, fica ainda mais fácil gerenciar seu negócio quando há uma dedicação em disponibilizar os melhores produtos em sua loja. Por isso, conte com os melhores fornecedores de roupas para lojas.
Comece conhecendo a Miggos! Nossos diferenciais tem tudo para atender suas principais necessidades. Acesse nosso site agora mesmo para saber mais.
E você, já está nesse segmento? Quais estratégias costuma utilizar para alavancar o seu negócio?
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.