Dicas de ouro para sua loja de roupas dar certo

dicas para a loja de roupas

Apesar de ser um segmento promissor e muito atraente, muitos varejistas de moda vivem momentos desafiadores

Isso acontece não apenas por causa da grande quantidade de ofertas que os clientes encontram à sua disposição (especialmente pela internet) ou pela sazonalidade, mas principalmente por causa do desempenho dos vendedores.

Graças a isso, a cada dia que passa, os clientes têm menos tolerância a abordagens de vendas comuns e se inflamam rapidamente com experiências ruins quando decidem comprar roupas.

Portanto, se você é novo no mercado da moda e quer se destacar como vendedor, precisa de algumas dicas. Mesmo que sejam básicas, essas observações podem fazer grande diferença contra as adversidades que podem surgir.

Veja quais são elas!

Ninguém está apenas olhando quando se trata de roupas

Existe um comportamento clássico de consumidores em muitas lojas de roupas: o cliente entra na sua loja, faz uma tour pelos produtos e, quando um vendedor oferece ajuda, o mesmo alega que está apenas “dando uma olhadinha”. 

Desconsidere completamente essa resposta! Dificilmente uma pessoa está apenas olhando ou pesquisando por curiosidade quando o assunto é loja de roupas.

Ainda que os clientes cheguem até sua loja para fazer uma pesquisa ou olhar alguma coisa, eles sabem exatamente o que querem olhar ou pesquisar.

Por isso, não perca oportunidades! Apresente suas promoções, exiba seus novos produtos, mostre quais são os mais vendidos e destaque até outras opções que podem não estar à vista. 

Clientes não gostam de ser ignorados

Essa dica parece até dispensável e improvável, mas acredite que muitas lojas estão perdendo dinheiro porque estão ignorando seus clientes.

É preciso considerar que as pessoas que visitam sua loja, mesmo que ainda não estejam totalmente decididas, têm interesse de compra em algum momento. 

Portanto, não é legal que essas pessoas tenham que implorar até que sejam atendidas por você quando desejam apenas tirar algumas dúvidas.

Ignorar o cliente, ainda que seja por minutos, é a melhor maneira de entregá-lo de mão beijada para sua concorrência.

Comece a rever os pequenos erros! Apesar de parecerem irrelevantes, eles podem arruinar uma venda potencial e até chegar a manchar a imagem de uma loja.

Clientes não gostam de ficar esperando

Normalmente, quando os clientes têm que esperar, tendem a ficar agitados, inquietos e começam a ter dúvidas sobre a compra. Por isso, precisamos ressaltar que nenhum cliente deve esperar. Por nada!

Certifique-se que o seu processo de vendas e atendimento é rápido do começo ao fim, amigável e eficiente para as duas partes. 

Dessa forma, o cliente vai perceber que sua loja está preparada para atendê-lo com prontidão.

Aprenda a identificar seus clientes

Saber distinguir quem é realmente parte do público-alvo de uma loja é uma grande habilidade dos vendedores que se destacam. Porém, reforçando o que foi dito acima, não é porque o cliente não compra que deve ser tratado com diferença.

Todas as pessoas que entram em sua loja devem ser atendidas como pessoas que podem e desejam comprar seus produtos. Depois que forem embora, analise a oportunidade e volte a entrar em contato com aqueles que estavam mais propensos a levar algumas peças.

O importante é que todos saiam da loja tendo a convicção de que foram atendidos da melhor maneira possível.

Bons atendimentos começam com saudações

Antes de concluir a venda, a primeira tarefa de um vendedor é fazer com que os clientes se sintam à vontade em sua loja de roupas, de forma que expressem tudo que se interessam em comprar e contem sua experiência, até mencionando como conseguiram chegar até sua loja.

Essa conversa certamente começa com uma boa saudação! Depois, você terá todas as informações que precisa para ajudar o cliente a encontrar exatamente o que quer ou precisa comprar em sua loja.

Apresente a melhor opção de compra para o cliente e não para sua loja

As pessoas que chegam a sua loja têm alguma dor, elas precisam resolver algum problema! Portanto, é dever dos vendedores fazer as perguntas certas para que possam ouvir do próprio cliente o que motiva sua visita e, então, identificar quais são as opções de peças de roupas disponíveis no estoque para atendê-los com a melhor solução.

Os clientes vão comprar suas roupas se identificarem que serão como soluções aos seus eventos sociais ou atividades da rotina. Sendo assim, apresente suas peças com explicações e mostre os produtos que mais se encaixam em suas necessidades de compra.

Ou seja, saiba o que perguntar para saber o que trouxe o cliente até você. Interprete quais são os reais problemas que eles têm enfrentado e façam perguntas que te ajudem a entender como seus produtos podem ser úteis.

Lembre-se de recomendar apenas os produtos que são compatíveis com a necessidade do cliente e não apenas os que te interessam (seja para aumentar o ticket médio da loja ou liberar espaço no estoque).

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.