5 dicas básicas para redes sociais de lojas de roupa

redes sociais para loja de roupas

O marketing é fundamental para trabalhar o fortalecimento de marcas e suas estratégias continuam sendo indispensáveis para lojas de roupas. Dizemos isso porque trabalhar com moda vai muito além de estimular a vaidade das pessoas, o que faz ser necessário desenvolver aspectos paralelos para atrair cada vez mais clientes e incentivar as vendas.

É possível que peças estejam paradas em estoques enquanto existem diversos consumidores com muito interesse em comprá-las. Essas partes só não estão se encontrando. 

Para solucionar esse tipo de problema, você pode contar com as redes sociais, já que este recurso tem sido um dos melhores canais para trabalhar estratégias de marketing de qualquer loja de roupas

Acompanhe nossas dicas que são extremamente importantes para usar as redes sociais e ter sucesso no varejo de moda!

1. Comece segmentando seu público de maneira adequada para gastar menos

Para garantir que seu plano de ações para redes sociais sejam realmente efetivas, você deve chegar ao ponto de fechar os olhos e imaginar a persona que representa o seu público de tanta proximidade que existe na relação entre vocês.

Mas só saber quem faz parte do seu público não basta. Será necessário saber exatamente como segmentá-lo – o que deve ser feito com ações direcionadas para ter mais possibilidades de otimizar seus resultados e gastar menos.

Em campanhas de Facebook Ads, por exemplo, você deve segmentar público definindo as seguintes características:

  • Classe social ou renda;
  • Faixa etária / idade;
  • Gênero;
  • Idioma;
  • Interesses*;
  • Localização (especificando país, estado, município, cidade, distrito e até código postal);

*No caso, como estamos falando de perfis focados em moda, vale a pena pensar em outros interesses que fazem parte da rotina desse público e selecionar as palavras-chave desses assuntos, além de páginas relacionadas – como, por exemplo: maquiagem, beleza, desfiles, acessórios etc.

Ainda é possível usar opções personalizadas para conseguir fazer um direcionamento detalhado e incluir ou excluir pessoas baseando-se em dados demográficos, interesses e  comportamentos.

2. Busque se comunicar de forma mais assertiva

Quanto mais conhecer seu público e fizer parte do mesmo universo, mais facilidade você e sua equipe terão na hora de criar planejamentos para publicações para as redes sociais da sua marca. Isso realmente conta muito no processo de criação e faz parte das estratégias de sucesso.

Pessoas que interagem com as páginas e com os conteúdos que se identificam, não costumam ser atraídas por frases de efeito e publicidade genérica. Na verdade, isso pode causar o efeito contrário.

As redes sociais de sua loja devem ser vistas como canais de relacionamento com seus clientes já fidelizados e possíveis novos consumidores. É preciso saber sobre o que seus seguidores desejam consumir para adaptar o tom usado nas postagens e criar uma estratégia de comunicação mais assertiva.

3. Para facilitar mais o marketing de lojas de roupas, promova ações com descontos 

Quem pensa que os posts que apresentam informações sobre descontos só atingem uma mínima parcela do público, está muito enganado (a). Essa estratégia entrega muitos resultados, trazendo visualizações de usuários mais humildes e também dos compradores que têm maior poder aquisitivo. Afinal, quem não gosta de saber que fez um bom negócio?

Além disso, trabalhar com cupons de desconto pode te ajudar a estimular a fidelização de clientes, uma vez que essa estratégia faz com que você consiga aumentar o reconhecimento da sua marca nas redes sociais e, por consequência, ter melhor resultado em vendas.

Uma forma de fazer isso é por meio de marketing de influência, promovendo campanhas com influenciadores digitais. Nesse caso, será preciso negociar com os influenciadores antes das publicações, definindo qual será a abordagem mais adequada para falar com o seu público.

IMPORTANTE: Antes de planejar qualquer ação e colocar cada passo em prática, atente-se em analisar todas as regras da Caixa Econômica Federal sobre sorteios e distribuição de prêmios.

4. Lembre-se que os conteúdos para redes sociais devem ser estratégicos

Quando fizer marketing nas redes sociais, certamente você vai precisar de planejamento estratégico. Isso não é sobre criar posts e agendar publicações de qualquer jeito, sem ter nenhum objetivo definido. 

Você deve criar estratégias que, de fato, funcionem em todos os canais escolhidos. Considere cada plataforma como um meio de contato com o seu consumidor.

Pensando nisso, cada perfil nas redes sociais, o blog, um site e-commerce e os e-mails são ferramentas distintas que precisam ter planos de ação separados. Essa é a única maneira de conseguir engajamento, visibilidade e mais tráfego para a marca por meio dos posts.

5. Faça o possível para usar os recursos shopping das redes sociais

Por fim, mas não menos importante, considere utilizar a maior parte dos recursos disponibilizados pelas plataformas de redes sociais. Essas ferramentas aumentam as chances de ajudar a aumentar as vendas online ou atrair mais pessoas para sua loja física.

Algumas mídias disponibilizam o recurso de compras com diferentes funcionalidades que melhoram a experiência do consumidor. 

Quando criar o perfil da sua loja nas redes sociais, você deve pensar mais do que só em publicações apresentando suas peças de roupa. É claro que vai ter espaço e mais facilidade para compartilhar os produtos, mas pense em entregar um material criativo, que falem por si só. 

Para simplificar a comunicação e evitar confusão de interpretação com textos, use etiquetas de preços e faça descrições mais detalhadas (concedendo até informações técnicas, se for necessário).

Tal medida também tende a aproximar os clientes do departamento de atendimento da sua loja, além de evitar várias mensagens repetidas para responder via Direct do Instagram ou Messenger do Facebook.

Para concluir, devemos reforçar que conhecer as pessoas que compram seus produtos é algo básico e primordial para entender não só o que postar, mas também o que entregar com seus produtos. 

Essas pessoas que te seguem confiam em sua loja para ajudá-las em relação à expressão de identidade por meio das roupas.

No entanto, isso só deve acontecer se você começar a investir em marketing para loja de roupas da maneira correta. 

Se precisar de mais ajuda com a gestão de sua loja, continue acompanhando nossos conteúdos e saiba onde ou como investir suas fichas!

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.