Toda gestão financeira depende de contas equilibradas e bons resultados nas vendas.
Mesmo que muitos acreditem que acredite que um empreendimento precise aumentar as suas vendas para conseguir ter mais lucro, podemos dizer que saber trabalhar com a redução de custos é ainda mais importante.
Hoje, neste conteúdo, vamos apresentar dicas sobre como reduzir custos fixos de uma loja de roupas com práticas simples, porém efetivas. Se você é varejista ou pretende começar a investir nesse segmento, não pode deixar de acompanhar essa leitura!
Quais são os custos fixos de lojas de roupas?
Todo empreendimento chega a ter dois tipos de custos, sendo esses os variáveis e os fixos.
Já exploramos esses temas com mais profundidade por aqui, mas vamos recapitular:
- Os custos variáveis estão relacionados à atividade comercial em si – como o próprio inventário e comissão de vendedores, por exemplo. Isso porque esses valores podem mudar de acordo com o aumento ou a diminuição das vendas;
- Os custos fixos não costumam variar muito, independente da quantidade de produtos vendidos ou ticket médio alcançado. Alguns exemplos desse tipo de custo são salários, divulgação, aluguel do espaço físico, contas mensais (água, energia, internet), seguros etc.
Reduzir esses valores fixos é algo extremamente importante para o crescimento de uma loja de roupas, afinal, ainda que uma marca faça muitas vendas, não será lucrativa caso os seus custos se igualem ao valor arrecadado.
Pensando sobre isso, separamos algumas dicas de práticas que vão ajudar varejistas de moda que precisam diminuir custos. Confira!
Saiba como reduzir custos fixos em sua loja de roupas!
Reduzir os custos variáveis pode até ser uma tática interessante e válida para o aumentar lucros no varejo de moda. É necessário, inclusive, negociar descontos com fornecedores de roupas ou serviços prestados para sua loja, por exemplo. Entretanto, as negociações podem ser temporárias ou signifiquem pouco quando forem comparadas aos outros custos do negócio.
Por outro lado, a redução de custos fixos é uma medida a longo prazo ou até permanente, que vai conseguir impactar positivamente todas as contas ao longo dos meses.
Agora que já sabe o que nos leva a recomendar a redução de custos fixos, precisa de algumas dicas para saber como fazer isso. Veja a seguir:
1. Conheça a sua loja e saiba tudo o que acontece em seu negócio
Para reduzir custos fixos da sua loja no varejo de moda é preciso, primeiramente, conhecê-la.
Faça tudo que for necessário para entender toda a estrutura do seu negócio, até conseguir ter uma análise financeira em detalhes!
Só dessa maneira dá para saber quais serão os custos que podem ou precisam ser reduzidos sem prejudicar a operação.
Assim você também evita tomar algumas decisões precipitadas ou fazer cortes desnecessários, que acabam sendo prejudiciais no futuro.
Isso quer dizer que as estratégias traçadas para essa demanda devem ter base em dados para que sejam mais assertivas.
2. Aproveite do poder da internet: marketplace e redes sociais
Tanto os marketplaces quanto as redes sociais são excelentes ferramentas e opções de venda sublime para quem tem uma loja de roupas e precisa vender mais.
Essas plataformas já prontas têm todos os recursos necessários para que as lojas possam vender e demandam mais tempo do que necessariamente custos.
Os marketplaces proporcionam vantagens como suporte, credibilidade, maior visibilidade e competitividade – características que são super importantes, principalmente para pequenos e médios lojistas.
Já as redes sociais são canais de consumo contínuo da maioria das pessoas. Por isso, também oferecem maior visibilidade e são ferramentas 100% gratuitas (a não ser que opte por trabalhar estratégias não orgânicas, como os anúncios).
3. Aposte na terceirização
Terceirizar alguns processos pode ser uma alternativa bastante eficaz de reduzir custos fixos de qualquer negócio, porque você não vai correr riscos de lidar com essa tarefa sem conhecimento ou experiência e não vai precisar manter um colaborador para cuidar dessa tarefa.
Ou seja, ainda que você tenha responsabilidades com essa atividade, portanto, o custo só vai existir quando for necessário solicitar o serviço.
4. Procure economizar nas suas contas mensais
Dependendo da estrutura da sua loja e dos hábitos de consumo da sua equipe, a conta de energia acaba sendo um custo considerável todo mês!
Pense o quanto você costuma gastar com ar-condicionado, computadores e lâmpadas funcionando todos os dias durante o funcionamento da loja.
É claro que grande parte dos recursos que dependem de energia são indispensáveis, porém, adotar alguns hábitos que ajudam a diminuir o valor gasto nessa conta muda muita coisa no balanço geral de finanças.
Quer alguns exemplos que podem funcionar para sua loja? Confira:
- Deixar a cortina aberta enquanto ainda é dia para aproveitar a luz do sol como iluminação natural;
- Trocar o ar-condicionado por ventiladores ou ventilação natural em ambientes menos quentes;
- Desligar os computadores quando não estiverem em uso;
- Manter as lâmpadas apagadas quando não for necessário ou instalar um sistema de sensores de presença;
- Usar lâmpadas que gastam menos energia (como as de LED).
5. Mantenha o controle de estoque em dia
As lojas que têm gastos permanentes com estoque e precisam de soluções para reduzir custos fixos devem fazer um balanço de peças com frequência para evitar prejuízos ou gastos desnecessários com novas peças.
Somente dessa maneira é possível descobrir o que está parado no estoque e o que precisa ser reposto. A gestão do estoque adequada pode ser o que falta para alcançar a redução de custos.
Você pode, inclusive, usar as peças que estão paradas para fazer promoções ou vendas casadas (o que vai aumentar seu ticket médio).
Além disso, se você usa um galpão ou um espaço para estoque e ele não está sendo usado por interno, é hora de repensá-lo. Nesse caso, usar um espaço menor é suficiente — e, se for possível, por que não armazenar peças de roupa em casa temporariamente?
Atenção: siga as dicas para reduzir custos sem interferir na qualidade de seus produtos
Cortar custos fixos é uma missão que exige muita análise e cuidado para não comprometer a qualidade dos produtos ou do nível de atendimento prestado, porque não é inteligente economizar com custos e perder seus clientes.
Além disso, também é preciso considerar que os clientes insatisfeitos tendem a prejudicar a imagem de uma marca perante o mercado!
No geral, comprometa-se em dar o seu melhor. Continue buscando oferecer peças de roupa de qualidade e proporcione a melhor experiência possível aos seus clientes.
Você pode contar com a Miggos para isso. Acesse nosso site para saber mais!
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.