3 dicas para identificar tendências e ter sucesso nas vendas

bons vendedores podem ter sucesso nas vendas

Acompanhar as tendências do mercado não é uma tarefa fácil, mas é extremamente necessária para ter a atenção de novos clientes e também para fidelizar os que já confiam nos serviços ou produtos oferecidos por sua empresa.

Estudar as propensões de consumo, inclusive, é uma excelente forma de estar à frente da concorrência e também é algo que ajuda na gestão de estoque – já que pode servir como direcionamento do que vai vender mais e do que vai acabar ficando parado.

Para facilitar sua vida, separamos três dicas indispensáveis que podem tornar essa ação mais te ajudar a identificá-las. Colocando em prática, com certeza você será mais assertivo e colherá resultados satisfatórios com sua receita.

O que são tendências de mercado?

Procurando pelo significado literal da palavra tendência encontramos a seguinte definição: “aquilo que leva alguém a seguir um determinado caminho ou a agir de certa forma; predisposição, propensão; disposição natural; inclinação.”.

Pensando nisso, entendemos que quando falamos de “tendência do mercado” nós discutimos sobre o que domina ou pode dominar diferentes segmentos, sendo conduzido pela preferência das pessoas que consomem.

Por exemplo, para o varejo de moda, acessórios e utensílios recentemente houve uma grande procura por produtos com formatos ou estampas de unicórnio. Por isso, entendemos que a tendência do mercado era essa temática – tanto para roupas infantis quanto para modelos de vestuários para adultos.

Quem acompanhou este momento e lançou produtos exclusivos ou inéditos teve uma grande vantagem. A consequência foi mais lucro e também alcançar mais pessoas.

Por que investir tempo em procurar pelas tendências do mercado? 

A importância da análise de mercado está diretamente relacionada com a questão de administração e resultados. Se você, empreendedor (a), busca estruturar seu negócio da maneira mais qualificada possível, não deve colocar tudo a perder por não fazer projeções futuras ou acompanhar as inovações propostas à medida que são aceitas por seu nicho.

Sendo assim, ao fazer planos de ação de marketing dos seus produtos quando identificar uma propensa preferência do consumidor futuramente, você já garante espaço no território mercadológico com mais facilidade e estabelece sua marca como referência. Acredite, o sucesso será consequência!

Agora que já ficou claro o que é tendência e qual sua importância, vamos às dicas!

1 – Faça pesquisas constantemente e colete dados

As apurações só são possíveis graças a um princípio básico: pesquisa! Não dá pra fugir desta etapa se você quiser ter sucesso – não só na questão profissional, mas também acadêmica e pessoal. 

Quanto mais conhecimento você adquire, mais base tem para fundamentar suas ações e planos. 

Por esse motivo, quando for estruturar lançamentos ou projetos, você precisa analisar a tendência de mercado com pesquisas sobre as preferências e comportamento de sua persona. 

Para conseguir ter acesso a esse tipo de informação, você pode usar ferramentas específicas para essa ação, que estão disponíveis em inúmeros sites e solicitando feedbacks. 

Com esses feedbacks você deve entender qual o problema do seu cliente, o que faz com que o mesmo enxergue valor nos serviços ou produtos recebidos porque promove diferença na vida dele (positivamente, é claro!). Nesse contexto, o seu papel é conduzi-lo, responder suas dúvidas e sanar seu problema de uma vez por todas com a novidade oferecida.

Vale lembrar que nenhuma informação é inútil. Se alguns dados coletados não forem interessantes no momento, armazene-os em sua base de pesquisa para que sejam aproveitados em outra ocasião.

E sobre a questão de dados, segue um conselho para guardar e levar para a vida: números não mentem. Os dados são exatos! Mais do que qualquer estratégia padrão, o que vai dizer se sua ação está dando certo ou não são os números. Use-os como seus aliados e tenha-os em vista sempre que quiser traçar novas metas.

2 – Analise os padrões de consumo e antecipe suas ações

Quando você precisa analisar tendências, é extremamente importante analisar se é uma novidade passageira no mercado ou se virá para ficar. Isso é possível perceber quando você analisa o padrão de compras do grupo de pessoas que te interessa.

Caso você opte pelo impulso e compre muitos produtos de uma tendência passageira, acaba tomando prejuízo. 

Mantenha o foco no que é importante para o seu negócio e evite transtornos planejando ações com antecedência!

3 – Ao invés de focar na venda, concentre esforços no seu atendimento!

Seja comprometido com seus clientes e quando for atendê-los, supere expectativas. E olha que isso nem é tão difícil nos dias de hoje!

Acredite, costumes bem simples podem conquistá-lo. Por isso, não elabore sua abordagem pensando somente em vender. Ainda que esta seja a finalidade, de nada vai adiantar utilizar todas as técnicas de persuasão se você não tiver estabelecendo uma conexão com quem é atendido.

É a chave do sucesso para que o seu consumidor não só compre ou feche serviços com você, mas confie no seu trabalho!

A experiência do seu cliente durante a jornada de compra vai agregar mais valor ao seus produtos e vai zerar o seu estoque. 

Mas não se esqueça, para não passar apuro em perder a venda, faça uma gestão de estoque otimizada. 😉