Se você é empreendedor no varejo de moda e precisa alavancar sua loja, certamente já se fez a seguinte pergunta: “como vender mais?”. Esta é uma pergunta que já passou pela mente de todos os varejistas e lojistas.
Atualmente, entender a necessidade de qualquer mercado é se reinventar, já que precisamos de algo que pode ser a salvação para o período pós-pandemia.
O meio digital foi e continua sendo uma solução para o mercado, ou seja, as vendas em plataformas digitais cresceram muito nesse tempo, e algumas ferramentas vieram para te ajudar – como, por exemplo, o WhatsApp!
Continue acompanhando para conhecer 5 dicas sobre como o WhatsApp pode te ajudar a vender roupas, mesmo tendo uma loja física!
1. Passe a usar o WhatsApp Business
O WhatsApp Business entrou no mercado principalmente para atender varejistas e pequenas empresas.
A ferramenta conta com uma série de funções que facilitam o contato entre comércio e cliente final – tendo funções como: respostas instantâneas para o cliente, agilizar o processo de venda, pagamento pelo aplicativo e classificação do atendimento. Tudo isso ajuda na experiência do cliente ao comprar pelo WhatsApp Business.
Com o aplicativo de conversas mais amado do Brasil, é possível também desfrutar da função de criar etiquetas para organizar os clientes e conversas, abrir pedido novo, registrar pedidos que ainda não foram pagos e levantar pedidos que já foram concluídos.
Notavelmente, essa é uma ferramenta bem completa para organizar o fluxo de clientes.
Outro fator muito interessante é a possibilidade de automatizar respostas rápidas para as perguntas mais frequentes. Essa função é bem relevante para quem precisa ganhar tempo e não deixar de passar informações básicas para os clientes (como horário de funcionamento, métodos de pagamento e retirada ou entrega das peças de roupas adquiridas) .
Outra dica muito importante é definir uma mensagem automática logo que o cliente já envia uma mensagem. Você consegue criar uma mensagem para quando não estiver em horário comercial ou uma mensagem automática como um menu inicial.
2. Peça autorização dos clientes para utilização do Whatsapp para vendas
Ainda que muitos lojistas não se atentem a esse detalhe, é importante reforçar que existe um limite entre a divulgação da sua marca de roupas e a invasão de privacidade.
Quando o cliente não concorda em receber diversas mensagens ou se sente constrangido em ser questionado sobre informações mais pessoais, pode ser que tenha uma má impressão da sua loja, a qual passa a ter uma reputação muito ruim. Isso pode até gerar algum processo mais complicado do que um feedback negativo de consumidores.
Ao solicitar alguma informação pessoal para o seu cliente, explique para que essa informação será usada, e se o cliente está aberto a receber novidades ou informações promocionais.
O ideal é que em todo o contato feito com o cliente seja reforçado essa autorização de utilização de dados. Dessa forma, seu negócio estará respaldado com um registro escrito na ferramenta.
3. Categorize seus clientes que vão receber as mensagens
Uma das dicas mais importantes é entender e categorizar os clientes.
Ao segmentar os clientes por categorias, existe a possibilidade de ter maior índice de assertividade quando enviar os conteúdos, oferecer produtos com mais chances de venda, bem como criar campanhas de marketing voltadas para categoria.
Ao criar essas estratégias diferentes você tem mais chances de vender mais e já fica mais perto de conseguir fidelizar o cliente.
Para melhor compreensão, vamos supor que sua loja de roupas está voltada para um nicho de público adulto. Você pode iniciar a categorização desse grupo por idade, depois pelo segmento masculino ou feminino e por adultos que procuram por roupa social ou esportiva para finalizar.
Outro exemplo são em lojas de roupas infantis, que segmentam seus itens por tamanhos de cada idade, pelas estampas em cada faixa etária, entre outras definições que podem ser feitas para explorar tudo que pode te aproximar mais de uma venda.
4. Adote um cronograma de mensagens
Como em toda a rede social, crie um hábito de organizar as mensagens para os clientes.
Esse planejamento para o WhatsApp irá facilitar a interação com os clientes e criar uma constância para o conteúdo.
Criar esse cronograma de mensagens semanais irá ajudar a definir uma mensagem para cada segmentação, a não repetir a mesma mensagem para o cliente e não esquecer de enviar a mensagem.
Ou seja, esse cronograma de mensagens para o WhatsApp irá facilitar muito nessa interação com o cliente e irá manter todos os consumidores sempre por dentro de tudo, sendo informados sobre as novidades e possíveis promoções.
5. Dedique-se em trabalhar com conteúdo de qualidade
Um dos maiores erros de todos os usuários do WhatsApp é querer fazer uma venda a qualquer custo e em todo momento.
Se for pra gravar algo de todo esse conteúdo, fique com a seguinte ideia: use o aplicativo para ir mais além das vendas, mas utilize essa ferramenta para criar conteúdo e interagir com os clientes, criando um relacionamento.
Você pode começar dando dicas para os clientes sobre certo assunto (como sobre moda, lavagem para cada tecido de roupa, dicas de como organizar o guarda-roupa etc).
Outra maneira de utilizar esse recurso e ter engajamento é criando vídeos ou áudios para os clientes, selecionando informações úteis para o dia-a-dia ou qualquer conteúdo que você pense ser interessante para o seu nicho de mercado.
Independente de qual plano escolher para fazer a venda, sempre mantenha o foco de estar presente na vida do cliente. Por isso, sempre divulgue um conteúdo de qualidade, tenha um atendimento rápido e eficaz, além de oferecer os produtos com certa frequência.
Ah! E, para finalizar, compartilhe conosco o que você já faz na sua loja para vender roupas pelo WhatsApp.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.