Quais são os diferenciais competitivos mais importantes para lojas de roupa?

diferenciais competitivos em loja de roupas

De acordo com os dados apresentados pelo Ministério da Economia, o Brasil alcançou um número recorde de novas empresas abertas no ano passado, que encerrou com aproximadamente 20 milhões de negócios em atividade.

Tal número registrado já foi maior do que tinhamos em 2019. Esse crescimento exponencial mostrou uma facilidade para montar o próprio negócio, o que gerou muito entusiasmo nas pessoas que sonhavam em ter sua própria marca no mercado da moda – inclusive, é um segmento que vem aumentando consideravelmente.

Mas até abrir pode ser fácil. O maior desafio é seguir em frente e ter sucesso nas vendas de roupa sem cair em circunstâncias que te façam achar que essa área não dá dinheiro. 

Sabendo que o empreendedorismo está em alta e que o varejo de moda sempre está entre as categorias com mais procura, você precisa considerar o que já é indispensável para ter sucesso nesse ramo: se diferenciar.

Se você teve a grande ideia de lançar uma loja para investir em artigos de moda, certamente outras pessoas tiveram a mesma ideia. Além disso, este mercado não é novo e muito menos pobre. Sua loja já significa um aumento da concorrência de outros negócios que tem seu espaço no mercado.

Por esses e outros motivos, é fundamental desenvolver estratégias para criar diferenciais competitivos e ser capaz de conquistar novos clientes em todas as estações. 

Infelizmente, as lojas que não buscam agir com inteligência, acabam tendo sérios prejuízos e até fecham suas portas antes de 10 anos no mercado (às vezes não completam nem 5).

E foi pensando nisso que nós elaboramos algumas dicas que podem te inspirar a desenvolver estratégias e novas atitudes bem planejadas, as quais podem fazer com que sua marca tenha excelentes resultados e lucros esperados. 

Nunca se esqueça que a chave do seu sucesso não está só na boa administração. Ela também vai precisar de um diferencial.

Faça algo que nenhuma outra loja concorrente já tenha lançado no mercado e é isso que fará com que sua loja tenha um diferencial competitivo. 

Podemos dizer até que essa vai ser a base do negócio, de forma que sua marca não dependa de baixos preços, promoções ou lançamentos para vender bem.

Quer saber como identificar o diferencial competitivo que você pode investir para sua loja de roupas? Continue acompanhando nosso conteúdo!

Saiba o que de fato é um diferencial competitivo

O conceito de “diferencial competitivo” consiste em desenvolver o seu empreendimento apresentando pontos que façam da sua loja única no que faz. 

É claro que a base vai ser a mesma (que é vender roupas), mas o seu diferencial será o que vai fazer além disso – como buscar fornecedores de peças de alta qualidade, decoração, espaço físico com características diferentes do padrão, marketing bem desenvolvido etc.

Se você precisa de ajuda para saber qual é o diferencial da sua loja, responda as três seguintes perguntas:

  1. O que as pessoas do seu público alvo realmente procuram? 

Pense no que vai fazer com que a sua loja seja escolhida por eles ao invés da loja concorrente. Certamente essa escolha é baseada em algo que esse público deseja e procura. 

Vale lembrar que isso independente de ser referência ou da experiência de mercado com anos de atuação. Estamos falando sobre resolver problemas e literalmente oferecer ao cliente o que ele quer e precisa encontrar.

  1. Qual é a exclusividade oferecida em sua loja?

Procure disponibilizar produtos exclusivos e monte seu estoque com produtos únicos – o que implica em buscar algo diferente do que seus clientes podem achar em todo e qualquer lugar (principalmente próximo do seu ponto comercial).

Mantenha em vista os produtos que podem surpreender tanto os novos consumidores que acabam de conhecer sua loja, quanto os antigos que já mantêm um relacionamento com fidelidade. 

Essa estratégia é super importante para que os compradores tenham a sensação que são exclusivos, porque essa variável pode ser um diferencial forte e definitivo para sua loja de moda.

  1. Seu diferencial é quantificável?

Quando você tem números, os consumidores acabam desenvolvendo mais confiança e interesse por sua loja. Por isso, na hora que precisar apresentar seus diferenciais, não se limite dizendo que a loja tem um bom atendimento. Mostre estatísticas precisas que quantifiquem seu diferencial.

Como funciona o processo de criação de um diferencial competitivo para loja de roupas?

Só de entender melhor o que você pode considerar como diferencial competitivo, deu para perceber que depende muito da sua loja, mas também é vital ter procura e feedback dos clientes. 

Quer conhecer algumas dicas que podem te ajudar a estabelecer um diferencial? Confira:

Use o conceito da cauda longa

Encontrar o diferencial da sua loja inclui acompanhar a transformação do mercado e as preferências do público consumidor. 

Por exemplo, a pandemia acelerou uma realidade de mercado para nichos (que seria a cauda). Sendo assim, no momento atual o ideal é oferecer produtos para grupos de consumidores menores e específicos – o que implica em direcionar seu investimento em publicidade e reposição de estoque especialmente para seu público alvo. 

Isso pode te ajudar não só a aumentar seus lucros, mas também diminuir custos e em seguida fazer reinvestimentos em mais estratégias que vão atrair exatamente quem vai consumir seus produtos. 

Nunca deixe de pesquisar a concorrência

Uma das formas de direcionar seu negócio para perceber quais são as necessidades que seus consumidores apresentam, estude sua concorrência avaliando todos os seus pontos positivos e negativos.

Inclusive trabalhe em sua loja os pontos que eles acabam deixando por desejar.

Lembre-se que você só vai ter grande parte dessas informações se procurar saber a  opinião das pessoas que pertencem ao grupo de potenciais clientes para sua loja.

Faça planejamentos estratégicos

Traçar um planejamento estratégico é uma das responsabilidades mais básicas e mais necessárias para qualquer empreendedor. 

Para fazer isso, você vai precisar reunir os dados internos da sua loja (reconhecendo quais são as suas forças e suas fraquezas) e visões externas (identificando suas oportunidades e possíveis ameaças). 

Inclusive, essas métricas formam um sistema conhecido como análise SWOT, que é super interessante e simples que pode ajudar a saber qual a posição da empresa no mercado, reforçar ainda mais os pontos fortes (diferenciais) e lapidar o que ainda é um ponto fraco na tentativa de trabalhar suas fraquezas para torná-las em questões superadas.

Invista muito na qualidade do pós-venda

O pós-venda é determinante para agregar ainda mais os diferenciais da sua loja.

Dizemos isso porque o pós-venda é um dos motivos principais que convencem clientes a não se limitarem em uma primeira e única compra.

Atenção: muitas pessoas pensam que o pós-venda é simplesmente resolver problemas de clientes que não tiveram uma boa experiência, quando na verdade o melhor momento para essa estratégia é logo depois da aquisição.

Por isso, pergunte quais são as opiniões de todos que adquirirem qualquer produto e busque maneiras de estreitar essa relação ao longo do tempo.

O intuito é fazer com que esse cliente se sinta tão abraçado ao ponto de tentar sempre negociar de novo com sua loja. 

Acredite! É mais lucrativo fidelizar clientes do que só manter o foco em conquistar novos.

Renove-se sempre

Se uma loja tem diferenciais que merecem a atenção do cliente, certamente poupará esforços com a divulgação – já que a propaganda boca a boca vai ferver.

Isso é algo positivo, mas também traz suas adversidades: a concorrência vai ficar sabendo sobre suas qualidades e naturalmente irá tentar igualar ou diminuir suas qualidades com outros diferenciais. 

Sendo assim, nós recomendamos que você busque maneiras de se renovar constantemente e investir em suas próprias características para oferecer outros diferenciais – à medida que mesmo se algum concorrente tentar copiar, você conseguirá estar um passo à frente.

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.