Quer explorar mais técnicas de persuasão na sua loja de roupas? A forma com que está exibindo os produtos nesse espaço tem muito peso na decisão de compra dos seus clientes. Ou seja, a forma que você apresenta as peças de roupa disponíveis pode ser fator decisivo para conseguir fazer mais vendas!
Outra questão muito importante para qualquer loja é a organização de estoques, que também pode ser otimizada quando seguem um padrão estipulado.
Por esses motivos, que tal usar a técnica de “dobradura de roupas” a seu favor? É algo fundamental para obter maior sucesso e praticidade no seu ponto de venda – já que inclui não só pensar no produto em si, mas no negócio como um todo.
Tal organização pode tornar o ambiente da loja mais agradável e organizado, o que definitivamente vai contribuir com mais vendas, lucratividade e fortalecimento da marca.
Quer saber mais sobre o assunto e entender como tudo isso é possível? Continue lendo nosso conteúdo de hoje! Está recheado de informações.
Por que dobrar roupas para expor em lojas é importante?
A dobra de roupas para exibi-las em uma loja devem ser feitas porque a maioria das informações processadas por nosso cérebro chegam por meio do sentido da visão. Isso indica que somos todos visionários (principalmente considerando que nós costumamos digerir melhor as informações recebidas por algo que vimos do que as que captamos usando outros sentidos).
Sabendo disso, fica óbvio que todo cuidado é pouco quando estamos lidando com a identidade visual de uma loja, e a exposição dos produtos faz parte dessa missão.
E aí entram as tentativas de melhorar o apelo estético com a técnica de dobra das roupas, que precisam ser dispostas para chamar atenção e convidar clientes que queiram tocá-las e desdobrá-las para satisfazer sua curiosidade.
Também tem outro ponto, como citamos no início do conteúdo. A gestão de estoque fica muito melhor quando as roupas são dobradas e organizadas!
Essa padronização pode melhorar o desempenho dos seus vendedores e facilitar a contabilização de quantos produtos ainda estão disponíveis ao longo do tempo.
Conheça os principais tipo de dobra das roupas
Se você acha que as roupas são dobradas em lojas de maneira instintiva como fazemos em casa, está muito enganado (a).
Seja para armazenar no estoque ou para expor na loja, existem diversas formas diferentes de dobrar peças de roupas. Como é de se imaginar, isso depende dos tipos de tecidos e modelos de cada uma delas.
Além disso, é importante lembrar que o valor do produto também influencia na hora de aplicar a técnica para exposição:
- Os produtos que são considerados mais básicos devem ser separados em grupos e dobrados de maneira que ocupe o menor espaço possível, mas que mesmo assim seja visível para os clientes;
- Os produtos de maior valor no mercado exigem um cuidado maior com relação a dobra. É preciso priorizar os detalhes que serão evidenciados e tais peças não podem de maneira alguma ficar empilhadas na loja.
De preferência, mantenha as dobras bem feitas até no estoque, porque dessa forma você não corre o risco de causar danos às peças armazenadas.
Como fazer dobras de roupa em lojas?
Como os lojistas acabam tendo que lidar com uma grande quantidade de peças de roupa, é honesto usar ferramentas que facilitam a dobradura e tornam esse trabalho mais produtivo e padronizado (fazendo com que as peças estejam no mesmo formato e tamanho).
Nós chamamos isso de gabarito, o qual pode ser confeccionado de acordo com o tamanho e a forma ideal tanto para a exposição em prateleiras, quanto levando em consideração a metragem do espaço disponível para o estoque.
Porém, esse tipo de recurso não serve para peças que não são feitas em malha, podendo ser usado somente em camisetas e outros tecidos mais maleáveis.
Como nem todo mundo tem acesso à gabaritos o tempo inteiro, segue um passo a passo para dobrar camisetas e outro para shorts ou calças. Podem ser muito úteis e eficientes para lojas de roupas.
Passo a passo para dobrar uma camiseta
- 1º passo: estique toda a camiseta evitando vincos;
- 2º passo: Forme um retângulo perfeito dobrando os lados das camisetas para dentro;
- 3º passo: dobre as mangas para dentro;
- 4º passo: dobre novamente a camiseta pelo meio, de forma que a gola fique virada para você;
- 5º passo: dobre mais uma vez no meio para fazer um retângulo menor (deixando a gola voltada para dentro).
Passo a passo para dobrar shorts e calças
- 1º passo: vire a calça ou o shorts para cima deixando as pernas esticadas;
- 2º passo: dobre uma das pernas sobre o outro lado, alisando a peça manualmente para deixar o tecido esticado;
- 3º passo: pegue a ponta da cintura e dobre-a para cima (de forma alinhada com as pernas);
- 4º passo: dobre as pernas em terços pegando primeiramente a barra e em seguida a cintura da peça (a qual deve ficar virada para cima).
Identifique o que fica melhor para sua loja e adeque ao seu planejamento
Hoje você aprendeu algumas maneiras de dobrar as roupas da sua loja, mas o ideal é continuar procurando por técnicas até identificar qual é mais eficiente para a sua realidade (considerando as prateleiras e o estoque).
Também é super importante lembrar que não vai adiantar saber como expor as peças se outras práticas de merchandising acabam sendo deixadas em segundo plano.
Nenhuma estratégia é eficiente sozinha. Portanto, vale conciliar as dobras de roupa com métodos de precificação, ponto de pega (disposição dos produtos na loja), limpeza do ambiente, entre outros fatores.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.