Saiba quais são as diferenças entre e-commerce na prática x venda “tradicional”

venda tradicional

Já ouviu falar que se a sua empresa não está na internet, não existe? Esse conceito pode parecer radical demais, porém, não está errado! 

Antes da pandemia já era possível perceber uma tendência do mercado em procurar soluções virtuais, mas as vantagens do e-commerce continuam contribuindo com um aumento considerável das vendas online.

Graças às suas principais características, a loja virtual permite a captação de mais clientes. Por isso, também acaba tendo maior alcance e têm mais chances de manter um bom relacionamento com os consumidores. Afinal, se os produtos forem de qualidade e der tudo certo com a entrega, a marca já tem altas chances de satisfazer o cliente.

Para você entender melhor quais são as características que mais diferenciam a venda tradicional do e-commerce, continue acompanhando.

Certamente essas informações podem te ajudar a identificar a melhor solução para seu empreendimento. 

Como funciona o comércio tradicional?

O que chamamos de comércio ou venda tradicional se refere às transações comerciais físicas. Ou seja, estamos falando sobre compra e venda de produtos, prestação de serviços pessoalmente (sem o uso da Internet) ou até mesmo a troca de informações (como quando alguém vai até uma loja física perguntar algo).

Nesse caso, os empreendedores que escolhem trabalhar com esse tipo de venda precisam manter um estabelecimento físico com a estrutura adequada para receber clientes e funcionários.   

Principais características da venda tradicional

Além dos sistemas internos, podemos considerar que as lojas físicas não dependem 100% da internet para seguir com compra ou venda de produtos.

Como não é possível prever exatamente o que vai acontecer em cada venda, também é difícil estabelecer processos e limitar-se a manter práticas especificamente padronizadas.

Geralmente, o resultado final depende da interação direta entre vendedor e comprador envolvidos na compra. 

É claro que nem todo processamento de transações são manuais. Com o avanço da tecnologia, os métodos de pagamentos e sistemas de controle dos comércios acabam tendo processos virtuais também (até para facilitar a vida do consumidor). 

Mesmo assim, é possível vender sem depender da internet ou computadores na maioria dos casos.

Como o cliente já consegue olhar fisicamente o produto que deseja, no varejo tradicional a entrega de mercadorias é imediata. Logo após a conclusão da compra, o consumidor sai da loja com o que foi buscar.

Isso quer dizer que os clientes podem analisar bem os produtos fisicamente antes da compra e mencionar caso tenham algum defeito ou avaria.

A grande questão é que para conseguir realizar a compra, o cliente vai ter que ir até a loja enquanto a mesma estiver em horário de funcionamento. Esse acesso é por tempo limitado ao horário comercial.

Sendo assim, lugares em que a rede digital não é acessível, só conseguem fazer compras a partir das 9 horas e até no máximo até as 22 horas. O ideal é consultar os horários das lojas em geral para saber qual é o melhor período para deixar sua loja aberta.

Por fim, mas não menos importante, na venda tradicional o suporte ao cliente acontece tête-à-tête (mesmo quando existem canais disponíveis para troca de informações – como telefones, troca de mensagens ou até mesmo redes sociais).

E como funciona o e-commerce? 

Se você costuma acompanhar nossos conteúdos por aqui, já deve ter algumas informações sobre o que é e-commerce. Mas como esse tipo de venda funciona?

E-commerce, em base, funciona por meio de vendas online. Ou seja, seu funcionamento depende de transações comerciais que acontecem por intermédio da internet.

Este conceito de negócio está crescendo cada vez mais e, hoje em dia, é comum que os consumidores tenham preferência por compras online. 

Com uma loja e-commerce, tudo costuma ser feito com um notebook ou smartphone que tenha acesso a internet. 

Principais características do e-commerce

Como depende de programas que seguem processos específicos, o e-commerce estabelece e mantém práticas padrão. O consumidor apenas segue o caminho já definido na plataforma durante sua navegação.

Entendemos, então, que sua interação com os clientes será indireta, pois depende totalmente de um instrumento eletrônico e de internet.

Apesar de parecer algo limitado, o e-commerce tem uma série de vantagens que ganham o coração dos clientes. Por exemplo, o processamento das transações são automáticos (e até instantâneos, se não for o caso de pagamento por boleto).

Ainda que o pagamento seja rápido, a entrega das mercadorias leva tempo. 

O prazo de entrega vai depender também da sua estrutura logística. Se você tiver entregadores da sua loja, seus clientes terão entregas mais rápidas. Porém, se o seu negócio precisar postar os produtos no correio, os clientes vão esperar mais tempo.

Por consequência, o cliente também leva mais tempo para saber se o produto enviado pela loja está correto ou não, além de inspecioná-los antes do uso.

Veja outras vantagens que diferenciam o e-commerce de lojas tradicionais:

  • Há maior acessibilidade, afinal, as lojas online ficam disponíveis 24 horas por dia nos 7 dias da semana;
  • Manter um comércio eletrônico é mais econômico e mais rápido (o que faz render tempo e dinheiro de quem está começando a empreender);
  • Seus recursos se concentram no lado da demanda;
  • Como não depende de um estabelecimento físico alojado em um local específico, é possível vender para pessoas de qualquer lugar do mundo. O que vai limitar essa característica é a região de entrega delimitada por você e sua equipe;
  • Todo suporte ao cliente e troca de informações acontece de forma 100% remota/digital. 

Conclusão

Agora que você já sabe mais sobre as diferenças entre e-commerces e vendas tradicionais, basta refletir sobre o que seria melhor para o seu negócio.

Podemos te ajudar com mais dicas! Continue acompanhando os conteúdos do blog. 

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.