Se formos analisar o mercado de forma geral colhendo referências históricas, principalmente no varejo de moda, não iremos encontrar números tão surpreendentes e favoráveis ao empreendedorismo quanto os que podem te convencer a apostar no próprio negócio em 2022.
Considerando os últimos acontecimentos e as transformações que são consequências da pandemia sentidas ao longo de 2020 e 2021, podemos perceber que alguns segmentos tiveram certo destaque mesmo em meio à uma grande crise econômica.
Isso aconteceu e sempre irá acontecer porque o ser humano precisa buscar maneiras de se reinventar para superar seus problemas, tendo o que precisam e o que desejam para ter uma boa vida.
O que surpreende é que, no caso da pandemia, as medidas preventivas nos obrigaram a viver sem praticar ações que fazem parte do nosso comportamento como sociedade, e foi justamente no pior contexto possível que o empreendedorismo passou de segunda para primeira opção de carreira.
Em razão disso, criar seu próprio negócio é uma das tendências já recomendadas para quem quer ganhar dinheiro em 2022.
De acordo com um levantamento bem recente do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), um aumento recorde de abertura de micro e pequenas empresas aconteceu no Brasil, isso só no primeiro semestre de 2021.
A grande questão é que esse aumento é o maior desde o ano de 2015, já logo nos seis primeiros meses deste ano, aproximadamente 2,1 milhões de novos negócios foram abertos – o que representa um número 35% superior quando comparamos ao mesmo dado obtido neste período de 2020.
Continue conferindo nosso conteúdo para se convencer de que empreender no varejo de moda será a melhor ideia da sua vida!
Por que escolher o varejo de moda?
O mercado da moda nunca deixou de estar entre os mais evidentes e, obviamente, sempre foi promissor.
Pense bem, em que momento a demanda de roupas pode ser anulada ou diminuída consideravelmente? Não existe nenhuma possibilidade do mundo inteiro simplesmente parar de comprar roupas, até porque as pessoas vivem em constante mudança ao longo da vida, e sempre vão precisar de novas roupas para acompanhar tal processo de evolução (nem que seja para presentear alguém).
No entanto, para que seu investimento em peças de roupa traga o retorno esperado, você precisará necessariamente acompanhar as projeções e as principais tendências do mercado para dar os primeiros passos.
Como se preparar para os próximos meses do novo ano?
Nossas recomendações para começar a planejar suas compras para estoque são: atente-se às principais tendências que se mantiveram em alta nos últimos dois anos e pesquise sobre tendências inovadoras que podem te proporcionar grandes oportunidades (mesmo começando em uma loja menor).
Além disso, não podemos deixar de recomendar que você esteja preparado e suficientemente maduro para empreender.
Só dê sequência nessa realização quando tiver estudado o mercado a fundo e tiver feito um bom planejamento para ter o sucesso esperado com seu negócio o mais rápido possível.
Se conseguir reconhecer quais são as principais áreas que se mantém em alta, e pegar gosto por aplicar todo o conceito de empreender, certamente já terá tudo que precisa para alcançar uma visão mais coerente de como e onde investir seus recursos, como também identificar as estratégias necessárias para implementar as estratégias que vão te fazer prosperar.
Agora que você já sabe por onde começar, confira alguns fatores que podem te ajudar a não cometer erros ao investir em uma loja de roupas!
Principais cuidados para ter sua própria loja de roupas
Empreender no varejo de moda já foi considerada uma ótima alternativa para quem queria fazer uma renda extra, mas agora essa opção pode ser uma solução para quem busca uma renda principal para ter independência financeira ou até sustentar a família.
Mesmo que o cenário seja favorável, isso não quer dizer que essa é uma tarefa simples.
Você vai precisar se planejar para ter retorno com lucro e margem de investimento enquanto ainda estiver em fase de solidificação no mercado.
Ou seja, assim como todos os outros nichos, o varejo de moda tem seus pontos negativos também, e uma gestão ruim pode colocar tudo a perder.
Considerando que todo investimento apresenta riscos, é importante estar preparado (a) para evitar prejuízos ou até mesmo uma falência logo nos primeiros meses de mercado.
Sendo assim nossas orientações para quem quer empreender em 2022 são:
- Analise seu produto e pesquise se realmente existe público para o que você quer vender, além de estudar se há oportunidades de crescimento;
- Crie perspectivas para ampliações a médio e longo prazo;
- Não invista pensando em lucrar ou recuperar tudo que já investiu a curto prazo;
- Pesquise sobre possíveis concorrentes para medir se o produto oferecido não está sendo vendido em qualquer esquina;
- Faça pesquisas para identificar quais são os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes e da sua marca para não deixar a desejar;
- Tenha um orçamento inicial para investimento e não utilize toda a sua renda para isso;
- Faça uma reserva de emergência.
Depois de dar sequência nessas ações, você vai ter o plano inicial para poder providenciar toda documentação legal da sua loja e assim seguir com os próximos passos – que inclui escolher o lugar ideal, providenciar os produtos, planejar a gestão de estoque, contratar funcionários, decorar a loja, criar planos de vendas e muitos outros detalhes.
Se quiser ter mais informações sobre as próximas etapas, não deixe de navegar pelo nosso blog!
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.