Apesar de serem 3 conceitos muito relacionados, existe uma grande diferença entre receita, caixa e lucro!
Muitas vezes utilizados como sinônimos para uma mesma palavra, achar que receita, caixa e lucro tem o mesmo significado é um dos grandes erros que podem ser cometidos na administração financeira de um negócio.
Sua loja pode ter receita e lucro extremamente altos, mas falir por falta de caixa. Ou ainda ter uma receita enorme, um lucro baixo e dinheiro suficiente no caixa para se manter em operação.
Quer entender mais o que significa cada um dos termos e qual a diferença entre eles? Bom, então me acompanhe neste texto e garanto que não restará mais dúvidas ao final da leitura!
Receita
Antes de apresentar a definição de receita, é importante eu contextualizar você de que existe uma receita chamada de “receita bruta”, e outra chamada de “receita líquida”. Porém, quando a palavra “receita” é utilizada sem um complemento, em quase 100% dos casos está se referindo à receita bruta!
Ok, feita essa contextualização, o que é receita bruta?
Receitas são todos os recursos que entram na sua loja a partir da execução de sua atividade principal, seja ela comércio ou serviço
Achou confuso? Então olhe este exemplo e tudo vai ficar claro:
Exemplo: Imagine que você é uma revendedora de fogões, e no mês de janeiro você vendeu 4 fogões por 500 reais cada. Neste contexto, sua receita bruta será igual a 2000 reais (4 x 500)!
Agora imagino que tenha ficado mais claro o conceito de receita bruta. A partir disso, entender receita líquida passa a ser um pouco mais simples, porque de forma geral ela será simplesmente a receita bruta menos impostos, vendas canceladas e outros descontos!
Lucro
Assim como a receita, existem duas terminologias bastante comuns para lucro, que são: lucro bruto e lucro líquido. Neste contexto, quando a palavra “lucro” vem desacompanhada de um complemento, geralmente é o lucro líquido que está sendo referenciado!
De maneira simplificada, o lucro (lucro líquido) é calculado como:
Lucro Líquido = Receita líquida – Custos – Despesas
De forma geral, o lucro líquido é frequentemente utilizado para investir na expansão da loja, guardar para algum uso futuro, ou ainda para pagar os acionistas do seu negócio.
O lucro bruto, por sua vez, é calculado apenas subtraindo os custos da receita líquida, então apesar do seu cálculo ser mais simples, ele pode ser incompleto para o entendimento preciso da performance da sua loja, pois não insere as despesas na conta.
Algo importante de ter em mente é que como o lucro está diretamente relacionado à receita e aos gastos da sua loja, qualquer tipo de investimento externo não deverá estar presente para o seu cálculo!
Obs: caso queira entender melhor o que são custos e despesas, e as diferenças entre os dois, leia nosso texto sobre isso!
Caixa
Por fim, uma forma rápida de descrever caixa é como sendo o dinheiro que a sua loja tem disponível para uso hoje.
Talvez a pergunta que esteja na sua cabeça agora é: mas se lucro já é calculado como receita menos gastos, então qual a diferença entre lucro e caixa?
Para explicar essa diferença, vou retomar o exemplo da revendedora de fogões que usei no começo do texto.
Exemplo: digamos que dos 4 fogões que você vendeu no mês de janeiro por 500 reais cada, 2 foram à vista e os outros 2 foram parcelados em 2x sem juros. Além disso, o total gasto no mês com impostos, vendas canceladas, outros descontos, custos e despesas foi de 1500 reais. Nesse caso, apesar de o seu lucro no mês de janeiro ter sido de 500 reais (2000 – 1500), como metade do dinheiro da venda de 2 fogões (500 reais) só irá cair em fevereiro, o seu caixa gerado em janeiro será zero.
Ficou mais claro agora com esse exemplo?
Além disso, uma outra diferença entre caixa e lucro é que para a contabilização de caixa também entram investimentos externos. Dessa forma, é possível que a sua loja tenha lucro sem gerar caixa (como no exemplo acima) ou que tenha caixa sem gerar lucro (com investimentos externos, por exemplo).
Me conta, conseguiu entender tudo?
Nós da miggos temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.