Já ouviu falar em sistemas de ERP? Também conhecidos como sistemas de gestão integrada, esses softwares estão cada vez mais populares para empresas de diversos segmentos.
Inclusive, essa solução pode ser muito útil e extremamente eficiente na administração de uma loja de roupas (o que inclui negócios de qualquer porte).
Para entender como pode ajudar em sua loja de roupas, é preciso saber o que é ERP e quais são suas funcionalidades. Confira!
O que é ERP?
A sigla ERP significa “Enterprise Resource Planning”, o que quer dizer sistema de gestão integrada em português.
Basicamente, podemos dizer que ao utilizar um ERP você consegue integrar todos setores da sua loja – o que permite ter informações de fluxos de compras para estoque, armazenamento, vendas, precificação de suas peças e dados sobre estratégias de marketing. Dessa forma é possível avaliar se tudo está funcionando em harmonia.
A plataforma é capaz de criar processos automatizados com menor margem de erros em relação aos processos que exigem mão de obra. Além dessa vantagem, a solução também é valorizada por auxiliar na comunicação interna da loja.
Por último, mas não menos importante, outra qualidade de utilizar ERP é ter acesso a uma análise geral do comportamento da empresa, o que pode ser muito importante quando for necessário tomar algumas decisões.
Notavelmente esse tipo de sistema pode mudar significativamente o funcionamento da sua loja (e para melhor!).
O que costuma demandar muito tempo de sua equipe ou que acaba com a produtividade dos envolvidos de cada processo, pode ser muito mais simples e eficiente.
Ou seja, ao utilizar ERP em lojas de roupa você tem a oportunidade de ganhar tempo, economizar e melhorar os seus resultados. Pode ser o que falta para você sair da zona de conforto e dar o primeiro passo rumo a zona do crescimento.
Mas como escolher o sistema de ERP ideal para loja de roupas? Continue acompanhando para saber o que deve buscar em um ERP para aproveitá-lo ao máximo.
Características indispensáveis para o ERP ideal
O melhor sistema ERP será aquele que mais se adequar à rotina da loja, de modo que tenha menos impasses com clientes quando for vender e tenha os recursos certos para te ajudar em outras tarefas diárias – como controle de estoque.
Saiba quais são as características que o sistema escolhido deve ter:
- Usabilidade
A usabilidade, que também pode ser interpretada como interface amigável é indispensável para um bom sistema de ERP.
Se for um software muito difícil de usar ou que exija certo conhecimento de nicho para lidar com processos complicados, menos pessoas conseguirão aderir. Por esse motivo, se quiser realmente utilizar este recurso e disponibilizá-lo para toda sua equipe, pense em escolher algo intuitivo e atraente.
- Disponibilidade de suporte
Se somar treinamentos com interface amigável, já é provável que você não precise de suporte com frequência. No entanto, pode ser que em algum momento você tenha necessidade de alguma ajuda de especialistas.
Outra possibilidade é ter que lidar com problemas no funcionamento do sistema, erros ou não ter tanta facilidade em algum aspecto muito específico numa ocasião.
Por isso, quando for contratar um ERP é melhor limitar suas escolhas considerando empresas que tenham a estrutura adequada para prestar suporte. Isso significa que deve disponibilizar mais do que um canal de atendimento, horários de atendimento estendidos e até materiais explicativos para facilitar.
- Personalização ou customização
Nem todo sistema de ERP é permissivo para adaptação de processos. Isso quer dizer que alguns sistemas desenvolvidos para lojas de roupa são muito engessados e, por isso, não são adaptáveis para qualquer loja.
O problema disso é que ao invés de facilitarem sua rotina, esses softwares menos flexíveis geram mais problemas para gestão em geral e para a equipe.
Se tiver que arrumar alguma forma paralela para conciliar os melhores processos da sua gestão ao ERP, isso quer dizer que não é o programa ideal.
O que fazer, então, com essas informações? Busque um sistema que seja customizável/personalizável. Dessa forma, será muito mais fácil ter um sistema realmente útil e eficiente.
- Suporte para vendas
Vender é o objetivo de qualquer loja de roupas, correto? Então, o ideal é ter um ERP apropriado para alcançar as metas estabelecidas, prestando um suporte robusto para ter sucesso nas vendas. Isso significa que precisam ter:
- Ferramentas para gestão de captação e fidelização dos clientes (desde que o foco seja aprimorar o relacionamento);
- Homologação para atender aos requisitos da legislação;
- Múltiplas alternativas para o pagamento no ponto físico de venda;
- Armazenamento de notas fiscais (de preferência em nuvem);
- Ferramentas úteis para facilitar a gestão de marketing.
Certamente isso vai ajudar a manter o crescimento das vendas na loja de maneira mais orgânica.
- Soluções de gestão financeira
A gestão financeira é primordial para tudo que envolve uma loja de roupas. Aliás, podemos dizer que não há melhor forma de estabelecer metas mais inteligentes sem isso.
É por esse motivo que o sistema de ERP ideal precisa necessariamente ter um módulo financeiro mais completo possível, proporcionando análise de receitas, custos e despesas.
Existem ferramentas complementares que podem deixar a experiência com ERP ainda melhor. Alguns exemplos delas são conciliação bancária, opções de renegociação, agenda financeira (para manter todas as contas em dia) e registro automático de pagamentos/recebimentos (controle de fluxo de caixa).
Ter todas essas “equipagens” é o suficiente para um panorama mais completo da situação financeira da sua loja de roupas e a partir disso você passa a traçar planos para gerar resultados de forma mais simples.
- Gestão de estoque
É claro que a gestão financeira é extremamente importante, mas a gestão de estoque faz TODA diferença em uma loja de roupas.
Se quiser determinar o sucesso de uma campanha e para finalmente ter lucros com seu negócio, tenha um ERP com um bom módulo de gestão de estoque.
Caso não saiba para o que serve essa solução, esse tipo de controle garante que você sempre identifique o que, quando e quanto comprar.
Em outras palavras, o gerenciamento e controle de estoques com um ERP vai evitar desperdícios e garante que sua loja conquiste clientes conciliando as peças do estoque com as que buscam.
A função de gestão de estoque deve disponibilizar gerenciamento de categorias das mercadorias oferecidas, análise de informações para tomar decisões mais seguras (como quais produtos têm maior ou menor procura, por exemplo), análise do estoque em tempo real e integração dos dados de vendas.
Se quiser catalogar e acompanhar o que está disponível sem seu estoque de modo integrado com as compras e vendas da loja, precisa de um ERP com tal funcionalidade.
Essa é a melhor forma de evitar compras desnecessárias e furos no estoque.
- Gestão de logística
Quem deseja ampliar as chances de ter maior alcance com a loja de roupas, o melhor é investir tanto no meio digital quanto no ponto comercial físico.
Dessa forma, será preciso começar a expandir suas responsabilidades e considerar trabalhar com entregas (o que também vai implicar em evolução das métricas de gestão de estoque).
As entregas devem demandar uma gestão logística para garantir que os produtos adquiridos remotamente cheguem em ótimo estado até os clientes virtuais.
Essa nova atividade vai exigir um ERP que proporcione cálculo automático de vendas (considerando quantidades mínimas e máximas de cada produto), expedição com leitura realizada pelo código de barras, controle de qualidade dos produtos que estão no estoque e contabilização ágil para separação e distribuição dos produtos vendidos.
- Produção de relatórios
Existe alguma forma melhor de mensurar resultados se não com relatórios? Esse documento pode mudar os rumos da loja e por isso é indispensável.
Quando falamos em relatórios queremos dizer os financeiros, de compras, de vendas e até das ações de marketing para que possa entender o que já foi aperfeiçoado e o que ainda precisa melhorar.
Isso mostra que os relatórios do ERP são indicadores do futuro da sua loja, e só você pode conduzir o rumo tomado de acordo com as decisões tomadas a partir da análise dos dados informados pela plataforma.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós da Miggos temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.